A Organização Mundial da Saúde (OMS) abre inscrições para curso gratuito sobre comunicação de risco de radiação para melhorar o diálogo risco-benefício em imagens pediátricas

 

Com duração total de 36 horas, as inscrições para aulas online se encerram neste domingo (28/02).

  • O curso é direcionado principalmente a profissionais de saúde que encaminham pacientes pediátricos para imagens radiológicas ou que realizam imagens radiológicas em pacientes pediátricos.
  • Também podem se inscrever alunos de escolas de medicina e odontologia , bem como de outras instituições acadêmicas e de pesquisa.

 

Este curso tem como objetivo apoiar os profissionais de saúde:

  • para melhorar suas capacidades de comunicar os riscos de radiação conhecidos ou potenciais associados a procedimentos de imagem pediátrica e
  • para apoiar o diálogo risco-benefício durante o processo de prestação de cuidados de saúde pediátrica.

 

 

Contexto do curso

  • O uso de radiação em imagens pediátricas salva vidas – o valor clínico da imagem envolvendo o uso de radiação para o diagnóstico de doenças e lesões pediátricas é inquestionável.Embora as aplicações diárias de raios-X para imagens médicas ajudem milhões de pacientes em todo o mundo, o uso inadequado pode resultar em riscos de radiação desnecessários e evitáveis, especialmente em crianças.

    É necessária uma abordagem equilibrada que reconheça os múltiplos benefícios à saúde, ao mesmo tempo em que aborda e minimiza os riscos à saúde.

    Pacientes e familiares devem ter acesso a discussões de risco-benefício sobre imagens pediátricas quando, onde e da maneira que precisam entender melhor as informações e ser capazes de usá-las para fazer escolhas informadas.

    A comunicação precisa e eficaz do risco de radiação também é necessária entre os profissionais de saúde que solicitam ou realizam procedimentos médicos radiológicos em crianças.

    Ao permitir uma tomada de decisão informada, a comunicação eficaz do risco de radiação contribui para garantir o maior benefício possível da imagem pediátrica, com o menor risco possível.

 

 

Link para inscrição: https://www.learning.foundation/who-pediatric-radiation-communication

(importante ter algum domínio da língua inglesa).