4 ensinamentos de Florence Nigthingale para o enfermeiro moderno

Figura marcante e essencial na enfermagem moderna, Florence Nightingale acreditava ter um chamado de Deus para exercer a enfermagem e decidiu se aventurar, mesmo não sendo uma profissão digna na época.

 

Sua decisão e perseverança abriu portas para atuar em vários hospitais e fazer a diferença na vida de soldados que voltava feridos e doentes das guerras. Foi a responsável por criar a primeira Escola de Enfermagem de Londres, além de ter escrito dois livros: “Administração Hospitalar do Exército” e “Comentários sobre Questões Relativas à Saúde”.

 

 

Recebeu várias premiações e é um exemplo para enfermeiros do mundo todo. O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado na data do seu aniversário, 12 de maio. A história completa e detalhada de Florence Nightingale pode ser conferida em livros e sites com riqueza de detalhes.

 

De sua história, é possível tirar lições importantes para incentivar enfermeiros a fazerem a diferença em sua profissão:

 

Criava condições de bem-estar aos feridos e doentes

 

Florence incentivava e exigia infraestrutura humanitária e social para seus pacientes. Como a situação era de guerra, ela entendia a importância de buscar formas de bem-estar, não apenas no âmbito da saúde, mas em aspectos sociais.

 

Se preocupava com os enfermos em estado terminal

 

O seu envolvimento em questões administrativas era grande quando tratava de pacientes em estado terminal. Mesmo sabendo da realidade da morte para essas pessoas, procurava dar conforto e resolver outras questões.

 

 

 

 

 

Lutava por maior participação da mulher na política social e governamental

 

A mulher já era subjugada por natureza na época e sua condição como enfermeira despertava ainda mais rejeição. Porém, se mantinha firme e enfrentava todas as dificuldades e preconceitos impostos conquistando o reconhecimento dos seus superiores.

 

Se preocupava com o ambiente em que estavam os pacientes

 

Escreveu orientações de cuidados com foco na ventilação, iluminação e higiene dos quartos dos pacientes como forma de acelerar a sua melhora e impedir infecções. Também recomendava cuidados ambientais e higienização dos próprios enfermeiros. Florence Nightingale foi uma mulher à frente do seu tempo e preparou o terreno para que hoje o trabalho do enfermeiro fosse feito com maior estrutura. Porém, ainda há muitas melhorias a serem feitas e uma dica é se inspirar na paixão que Florence tinha e lutar por mais conquistas.

 

 

FONTE: https://enfermagemdeconteudo.com.br/ensinamentos-de-florence-nigthingale/