Biomédicos podem prescrever produtos à base de cannabis

Resolução públicada dia 23 de junho autoriza biomédicos a prescreverem canabidiol, entenda.

Canabidiol pode ajudar a tratar burnout em profissionais de saúde, sugere estudo – Jornal da USP

 

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) autorizou que profissionais da área possam prescrever, sem orientação ou prescrição médica, produtos fitoterápicos à base de canabidiol, também conhecido como CBD. A substância é encontrada, em sua maioria, na planta cannabis sativa, nome científico da maconha.

 

Segundo o órgão, “essa medida representa um avanço significativo no campo da saúde, abrindo novas possibilidades terapêuticas para pacientes que buscam alternativas naturais para o tratamento de diversas condições de saúde”.

 

Entretanto, o conselho afirma que não são todos os biomédicos que estão autorizados a disponibilizar prescrição, mas sim aqueles especializados e habilitados em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura.

 

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23 de junho, e assinada pelo presidente do CFBM, Silvio José Cecchi. A resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

“É importante ressaltar que o uso do canabidiol como fitoterápico deve seguir critérios para dosagens, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente. Além disso, é fundamental que os Biomédicos tenham formação e conhecimento aprofundado sobre o uso seguro e eficaz dessa substância”, diz a nota do CFBM.

 

Antes, médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas já poderiam prescrever produtos à base de canabidiol. Profissionais da área garantem que a decisão permitirá novas oportunidades e expandir os horizontes da profissão.

 

Quer saber mais sobre como a cannabis vai mudar a medicina como conhecemos? Matricule-se na pós-graduação em cannabis medicinal da EADPLUS e aprofunde seus conhecimentos sobre essa importante ferramenta terapêutica. Acesse o site clicando aqui e seja bem-vindo a saúde do futuro!