Como a radiologia digital pode melhorar o atendimento ao paciente?

Como a radiologia digital pode melhorar o atendimento ao paciente?

 

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia tem melhorado a vida das pessoas e o quanto ela impacta no atendimento médico? As inovações ajudam a medicina atual com exames que há pouco tempo não eram possíveis.

Além disso, hoje em dia podemos contar com o desenvolvimento de novas medicações e também com a radiologia digital, que consegue entregar resultados de forma mais rápida e com imagens de mais qualidade.

O papel do diagnóstico por imagem é fundamental na medicina. Por meio dele é possível realizar avaliações com maior precisão e iniciar o tratamento adequado mais rapidamente além de monitorar as doenças já existentes.

Por conta de tamanha importância, a área radiológica vem crescendo, e hoje podemos contar com um serviço digitalizado. Você sabe o que é a radiologia digital? Conhece as vantagens desse método? Então, acompanhe o post que falaremos sobre tudo isso a seguir!

 

 

O que é a radiologia digital?

A tendência de toda tecnologia é se modernizar com o passar do tempo. Nossas televisões, por exemplo, passaram a transmitir em imagem HD e as câmeras dos celulares têm cada vez mais pixels. Na área da radiologia não é diferente. As máquinas disponibilizam uma imagem digital com qualidade muito superior à convencional.

Durante o processo de formação da imagem digital, são utilizados sensores de raio-x digitais no lugar dos sensores tradicionais dos filmes radiográficos ou de chassis eletrônicos. Ocorre uma captura da imagem no formato digital por parte do dispositivo.

Com isso, a radiologia digital proporciona um exame mais detalhado, com nuances mais distintas, o que facilita a interpretação dos achados clínicos com mais rapidez e produtividade para os especialistas e gestores.

 

 

 

Como foi a evolução desse sistema?

Quem pensa que essa tecnologia acabou de surgir, está enganado. A radiologia digital já existe há cerca de 20 anos e chegou ao nosso país no ano de 1990. Porém, a execução desse tipo de diagnóstico por imagem, de fato, só teve início no ano 2000.

Desde então, trata-se de uma tecnologia que não para de crescer e se modernizar. A tendência é o aprimoramento das imagens, fazendo com que elas apresentem a maior qualidade possível.

Além disso, diante da maior disseminação dessa ferramenta inovadora, atualmente é mais fácil de implantar devido ao maior interesse e mais opções de empresas que fornecem esse equipamento.

 

 

Qual é a diferença no método radiológico?

Na radiologia convencional, todo o processo é realizado analogicamente. Os raios-X ultrapassam o corpo do paciente e, devido às diferenças de absorção de radiação de cada região do corpo, mais feixes chegam até a chapa. Lá, as partículas de raio-X se encontram com o filme e provocam uma reação química. Então, o filme ainda tem de ser revelado em uma câmara escura em produtos químicos. Isso deixa o processo um pouco mais demorado — o que pode retardar o diagnóstico por alguns minutos, um tempo que pode ser crucial em casos mais urgentes.

Além disso, a nitidez da imagem fica dependente da qualidade dos filmes e dos produtos químicos utilizados. Como ela depende de um bom armazenamento e bons fornecedores, há momentos em que a qualidade pode deixar a desejar. Ademais, pela própria natureza do processo, as famosas “chapas” apresentam naturalmente uma nitidez menor do que as digitais. Isso diminui a sensibilidade e a especificidade do exame, permitindo que o paciente tenha mais chances de receber uma imagem confiável que realmente leve a um diagnóstico correto.

Como já mencionamos, a radiologia digital depende de sensores muito sensíveis, que conseguem captar as imagens com muitos detalhes, por meio dos chamados pixels. É como se fosse uma câmera digital tradicional, mas em vez de capturar a luz, ela captura raios-X. Outra grande vantagem é que é possível aplicar métodos computadorizados para a melhoria da imagem, pois há vários programas que atuam como uma espécie de “photoshop” para melhorar a qualidade das radiografias.

 

 

Qual a diferença entre radiografia computadorizada e a digital?

Apesar de ambas utilizarem técnicas virtuais para obter imagens, há diferenças muito importantes entre elas?

 

 

Captura de Imagens

A radiografia computadorizada apresenta o processo convencional (analógico), com revelação de filmes por meio de produtos químicos. No entanto, no final do processo, a imagem é digitalizada em uma espécie de escâner e, assim, ela pode ser convertida para o formato digital e, então, melhorada com programas e enviada eletronicamente.

No entanto, ela não conta com os sensores potentes da radiologia digital e, por isso, perde em qualidade. Fazendo uma analogia com o cotidiano, a qualidade de uma foto escaneada não é a mesma de uma tirada por uma câmera digital. Ou seja, na hora que você avaliar a radiografia de um paciente, não haverá uma riqueza de detalhes que contribui para o diagnóstico.

Esse processo no campo da saúde pode ser determinante para diferenciar um diagnóstico ou propor medidas emergenciais diante dos achados digitais, situações mais complexas na radiologia tradicional.

 

 

Tempo Para o Resultado

Da mesma forma, outra grande diferença é o tempo para que a imagem fique pronta. Como a digitalizada precisa dos processos tradicionais de revelação, ela demora mais para ficar pronta, além de gastar mais alguns minutos para ser escaneada.

Assim, pode demorar alguns bons minutos. Já na digital, tudo fica pronto em apenas alguns segundos. Assim, eles podem ser rapidamente laudados ou avaliados pelo clínico. Esse tempo pode ser rico em algumas doenças cujo diagnóstico precisa ser extremamente rápido, como o tromboembolismo pulmonar.

Além disso, na radiologia digital é possível enviar os laudos para os aplicativos de mensagens e e-mails com mais nitidez se comparada a versão digitalizada que dependerá da eficiência do aparelho de scanner.

 

 

Diferentes Equipamentos

Com o equipamento digital, você pode reduzir o espaço usado para equipamentos e transformar em uma área para melhor recepção do paciente.

Nesse sentido, a radiologia digital proporciona indiretamente redução de custos, utilizando da área física para outras finalidades clínicas que resultam em aumento da produtividade e melhoria da percepção do usuário.

 

 

Quais são as vantagens da radiologia digital?

As vantagens que esse processo de formação de imagem pode oferecer são inúmeras. Entre elas podemos citar:

  • maior praticidade durante a rotina dos exames de imagem;
  • aumento da produtividade, gerando uma economia considerável de tempo;
  • agilidade no atendimento ao paciente, deixando-o mais satisfeito e aumentando a sua fidelidade;
  • diagnóstico mais preciso;
  • maior rapidez na intervenção e solução do problema.

 

Menor exposição à radiação

Outra vantagem muito importante é o fato de a radiologia digital expor o paciente à radiação por um tempo consideravelmente menor se comparada ao exame tradicional. Para obter uma imagem digital, os níveis de radiação são cerca de 90% menores do que aquele que o paciente é exposto no método analógico.

Além disso, no processo convencional, em muitos casos, o paciente precisa repetir as imagens mais de uma vez até que se obtenha uma boa visualização — o que no método digital não acontece — já que a imagem pode ser melhorada na tela do computador.

 

 

Mais qualidade e segurança

O processo de radiologia digital garante ao paciente maior segurança de um diagnóstico correto, principalmente por se tratar de um método que utiliza tecnologia moderna com equipamentos de última geração.

A radiologia digital oferece exames cada vez menos invasivos para os pacientes e ainda fornece imagens com maior nitidez, ajudando os médicos radiologistas na hora de realizar os diagnósticos.

 

 

Mais facilidade com os laudos

Outro benefício importante é a facilidade do acesso ao laudo, que se tornou mais rápido e cômodo. As imagens são armazenadas no sistema para que o profissional de saúde consiga acessá-la a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por meio da radiologia digital é possível utilizar o compartilhamento de imagens, o que permite a discussão de casos clínicos com os mais diversos especialistas, garantindo um melhor diagnóstico por meio do sistema PACS (Picture archiving and communication system).

O PACS reúne os softwares com o maior desempenho em tecnologia para gestão de imagens, aumentando a produtividade dos centros de diagnóstico e permitindo o compartilhamento de laudos a distância.

O envio dos laudos de exames é essencial para melhorar os diagnósticos e aumentar a eficiência das consultas de retorno. A agilidade nesse processo é fundamental para a satisfação do paciente. Com os laudos a distância, você não depende da entrega dos exames físicos.

 

 

Redução de custos

Quer mais um benefício? Você eliminará todos os custos com filmes e com o processo químico que é realizado durante o procedimento tradicional.

Os aparelhos digitais podem ser diretos ou indiretos. Nos equipamentos digitais indiretos são utilizados chassis que recebem uma placa digital sensível à radiação, na qual as imagens são digitalizadas.

Após a emissão dos raios-X, a placa forma a imagem do paciente, quando, então, é colocada em um leitor que transfere a imagem para o computador.

Os aparelhos digitais diretos funcionam de modo semelhante aos equipamentos indiretos. A diferença é que não é necessário usar a placa digital nem o leitor dessa placa. Seja na radiologia digital direta ou indireta, os custos são bastante reduzidos quando comparados com a radiologia convencional.

 

 

Menor impacto no meio ambiente

Por não utilizar certas substâncias, o método da radiologia digital reduz consideravelmente o impacto no meio ambiente. Em comparação com o método tradicional, o seu processo de revelação não utiliza filmes feitos com produtos químicos — muitas vezes tóxicos. Dessa maneira, segue-se um caminho mais ecológico que não acarreta tantos prejuízos para o meio ambiente.

 

 

Quais são as vantagens para o atendimento ao paciente?

A radiologia digital proporciona vantagens significativas nesse contexto. Acompanhe conosco:

Resultados mais precisos

Como já foi explicado, a radiologia digital proporciona resultados mais precisos. Considerando essa situação na perspectiva do cliente, muitos pontos positivos são gerados como o diagnóstico mais certo de uma doença.

Isso significa redução da ansiedade diante da ineficiência dos outros métodos diagnósticos, trazendo mais confiabilidade para o paciente, principalmente em situações infrequentes como essa.

Portanto, a radiologia digital pode ser uma alternativa para diagnósticos mais complexos e também para situações cotidianas, trazendo mais vantagem para sua implantação em todos os contextos.

 

 

Agilidade no laudo

Esse ponto também já foi explorado anteriormente, mas na perspectiva do paciente é possível traçar uma melhor avaliação do atendimento e da qualidade do produto fornecido uma vez que não é preciso um longo tempo de espera para obtê-lo.

Além disso, a possibilidade de enviar os resultados por meios virtuais evitando o deslocamento até a clínica radiológica, certamente será um dos elogios mais frequentes em relação à mudança para a radiologia digital.

 

 

Segurança no processo

A radiologia digital trabalha com a rastreabilidade como ponto principal, ou seja, desde o momento do exame até a finalização do laudo, o processo é constantemente verificado se condiz com a solicitação enviada.

Isso significa que qualquer inconformidade pode ser detectada além de prevenir questões relacionadas a troca de exames, principalmente de pacientes com nomes semelhantes que receberam laudo no mesmo período.

 

 

Fidelização do paciente

O processo de fidelização perpassa pelo bom atendimento e por ferramentas tecnológicas eficientes e adequadas ao contexto clínico. Sendo assim, além da presteza e resolutividade nas ações, a incorporação da radiologia digital é um grande diferencial.

Conforme a eficiência das ações adotadas para melhoria do atendimento, sabe-se que os pacientes além de fazerem elogios ao novo processo também recomendarão a empresa para seus amigos e familiares.

 

 

Qual é a tendência atual em radiologia digital?

O que se espera para os dias de hoje, é uma imagem com cada vez mais qualidade e rapidez na hora de realizar o exame. Gradativamente, mais centros médicos utilizarão o sistema PACS, o que viabiliza maior comunicação entre os profissionais para a discussão de casos clínicos.

A redução no uso de radiação também é uma tendência, com exames que expõem o paciente a menos raios-X e em um menor tempo de obtenção de imagens, oferecendo maior segurança em todas as etapas.

A partir das informações deste artigo, ficou bem mais claro as diversas vantagens da radiologia digital e a maneira como ela pode auxiliar no atendimento aos pacientes, não é verdade? Não perca mais tempo e utilize esse método como seu aliado de agora em diante.

A radiologia digital é um método efetivo, seguro e com custo benefício favorável para os paciente e gestores. As vantagens clínicas e econômicas são notórias e, por isso, cabe aos interessados buscar informações mais detalhadas sobre a técnica e implantá-las adequadamente para observar as melhorias em curto, médio e longo prazo.

 

FONTE:https://medilab.net.br/2020/09/22/como-a-radiologia-digital-pode-melhorar-o-atendimento-ao-paciente/