Consenso latino-americano de nutrição estabelece melhores práticas no manejo de pacientes de cirurgia bariátrica

Após dois anos de elaboração documento final reúne diversos temas como as fases e as características do tratamento nutricional pré e pós-cirúrgico, suplementação nutricional, maneiras de preparo dos pratos típicos de cada região, entre outros

Mais de 40 nutricionistas de 12 países latino-americanos produziram o Consenso Latinoamericano de Nutrição Bariátrica (CLANUB). O documento reúne e estabelece as melhores práticas no manejo nutricional pré e pós-operatório em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica/metabólica, além de oferecer guias e ferramentas para que nutricionistas selecionem os melhores alimentos para cada fase do tratamento de acordo com os costumes e a disponibilidade em cada região da América Latina.

O CLANUB foi apresentado durante o 21º Congresso Mundial da International Federation for the Study of Obesity and Metabolic Disorders, que acontece no Rio de Janeiro até 1º de outubro.

“A avaliação, a preparação e o seguimento nutricional do paciente são decisivos para o êxito das cirurgias. Por isso, especialistas em nutrição das principais equipes de cirurgia bariátrica e metabólica da América Latina se reuniram para definir quais deveriam ser as melhores práticas no manejo nutricional dos pacientes submetidos a estes procedimentos”, explica Natália Pampillon, nutricionista argentina e uma das coordenadoras do CLANUB.

A elaboração do Consenso começou em 2014 a partir de uma pesquisa feita com 28 profissionais de nove países. Nos anos seguintes foram realizados encontros em congressos internacionais em que foram discutidos diversos temas como as fases e as características do tratamento nutricional pré e pós-cirúrgico, suplementação nutricional e pratos típicos de cada região, com diferentes formas de preparo.

“O consenso é um guia para que todas as equipes bariátricas da América Latina realizem as práticas recomendadas, adaptando-as as suas realidades, de acordo com a disponibilidade de alimentos e suplementos nutricionais”, comenta Alessandra Coelho, nutricionista brasileira que participou da elaboração do CLANUB e presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS-SBCBM).

 

Abordagem multidisciplinar

A obesidade e as doenças metabólicas são causadas por uma associação de diversos fatores, entre eles os hábitos de vida, as características genéticas e o comportamento das pessoas. Por isso, qualquer tratamento para estas condições crônicas exige abordagem multidisciplinar. No caso da cirurgia bariátrica/metabólica, isto se torna ainda mais importante, pois os procedimentos promovem alterações no funcionamento do organismo e exigem que o paciente se adeque a uma nova realidade e estilo de vida.

“Os pacientes necessitam de acompanhamento e aconselhamento para conseguirem se adequar a uma rotina completamente diferente, com alimentação saudável, prática regular de exercícios e também uma nova realidade psicossocial. Por isso a atuação de especialistas associados, como nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, endocrinologistas, nutrólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros, é fundamental”, afirma Andrea Levy, psicóloga e vice-presidente da COESAS-SBCBM.

 

Sobre a SBCBM

A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

Possui atualmente mais de 1,7 mil sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes no país por meio de capítulos e delegacia.