Dobras cutâneas: importância na avaliação nutricional

Em geral a gordura corporal representa mais da metade da composição corporal do ser humano. As dobras cutâneas são medidas utilizadas para avaliar esse nível de gordura no corpo, seus resultados são aplicados em várias fórmulas e protocolos como forma de quantificar esse percentual.

 

A forma mais utilizada para o cálculo da composição corporal do indivíduo ainda é a aferição das pregas cutâneas com o adipômetro, ou método indireto. As dobras cutâneas nos dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros das pregas, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas ou plicômetro.

 

O método para obtenção dos valores é fácil, no entanto exige conhecimento e habilidade por parte do avaliador, sendo assim, recomenda-se que o procedimento seja realizado por um profissional habilitado, como um nutricionista ou até mesmo educador físico, para garantir a autenticidade dos resultados.

 

Os principais tipos de dobras cutâneas utilizadas, são:

Dobra Cutânea Tricipital

É medida na face posterior do braço, no chamado tríceps.

Dobra Cutânea Subescapular

A medida é executada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

Dobra Cutânea Bicipital

É medida no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.

Dobra Cutânea Axilar Média

É localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifoide do esterno.

Dobra Cutânea Supra ilíaca

É obtida na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial.

Dobra Cutânea Torácica

É uma medida oblíqua em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo, para homens, e a um terço da linha axilar anterior, para mulheres.

Dobra Cutânea Abdominal

É medida aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical.

 

 

 

 

Dobra Cutânea da Coxa

É medida sobre o músculo reto femoral a um terço da distância do ligamento inguinal e a borda superior da patela.

Dobra Cutânea Abdominal

É medida aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal.

Dobra Cutânea Panturrilha Medial

Para a execução desta medida, o avaliado deve estar sentado, com a articulação do joelho em flexão de 90 graus, o tornozelo em posição anatômica e o pé sem apoio.

As medidas devem ser feitas sob a pele seca e sem apresentar retenção de liquido, o que interfere na exatidão das medidas. Além disso, é necessário utilizar o adipômetros validados cientificamente e não medir as dobras imediatamente após o exercício.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Pollock e seus colaboradores definiram um protocolo de cálculo de percentual de gordura de homens (em 1978) e mulheres (1980) utilizando sete dessas nove medidas (excluíram as pregas do bíceps e da panturrilha), e esse é um dos protocolos mais utilizado hoje.

Quando medidas de dobras cutâneas são incluídas em modelos de regressão, providenciam informações que explicam variações em indicadores de risco de doenças, incluindo concentrações plasmáticas de lipídeos, pressão arterial, glicemia, resistência à insulina e inflamação. Quando categorias de dobras cutâneas baseadas em pontos de corte de classificações em percentis são usadas para identificar os indivíduos com maior quantidade de gordura corporal ou aqueles com síndrome metabólica, o desempenho das dobras cutâneas mostra-se tão bom quanto o do IMC ou da circunferência da cintura.

Diante disso, conhecer a composição corporal do seu paciente/cliente, é tão importante quanto saber o peso que consta na balança.

 

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/dobras-cutaneas-importancia-na-avaliacao-nutricional/