A IMPORTÂNCIA DAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS PRESENTES NOS ALIMENTOS

POR: Erika Christina Carvalho dos Santos  – Nutricionista e aluna do curso de Pós-graduação em Fitoterapia da EADPLUS

Diversos alimentos têm sido amplamente estudados devido ao seu conteúdo de compostos funcionais. Estes alimentos apresentam a capacidade de melhorar a qualidade de vida de modo que possa auxiliar na prevenção de doenças e na manutenção da saúde.

Muitos destes alimentos já possuem comprovação e são reconhecidos como alimentos funcionais. As substâncias com princípios benéficos à saúde estão definitivamente sendo estudadas a fim de que estas possam se tornar cada vez mais conclusivas nas relações entre a nutrição, o alimento e a saúde.

Por meio dos estudos analisados pôde-se perceber que diversos alimentos já possuem fortes indícios ou comprovações da presença e ação de substâncias benéficas para a prevenção e/ou controle de doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, assim como muitas outras doenças e suas complicações.

Segundo Garcia (2004), intencionava-se adicionar na dieta alimentar, ingredientes naturais que deveriam apresentar funções específicas no organismo, como a melhoria dos mecanismos de defesa biológica, a prevenção ou terapia de alguma enfermidade ou disfunção, melhoria das condições físicas e mentais e do estado geral de saúde e retardo no processo de envelhecimento orgânico.

Os alimentos tem sido alvo de pesquisas devido à presença de compostos funcionais. Os ácidos graxos ômega-3 são um excelente exemplo relacionados aos benefícios nutricionais e medicinais atuantes em alimentos como peixes (atum, salmão, arenque, sardinha e bacalhau) e sementes.

Algumas sementes integrais são hoje também consideradas um alimento funcional. Segundo Lee et al., 1991: “Os benefícios da linhaça, por exemplo, são atribuídos ao seu óleo rico em ácido alfa linolênico, ao alto teor de ligninas e às fibras alimentares”.

Muitos dos grãos integrais, como a linhaça, a chia entre outras sementes apresentam vitaminas de grande importância em termos de benefícios para a saúde. Estas sementes apresentam, por exemplo, em sua composição, vitamina E, importante antioxidante cuja característica é de atuar contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

Em outro estudo realizado por Gomes (2002), constatou-se que os benefícios fornecidos pelos alimentos funcionais garantem a manutenção da saúde, modulando a fisiologia do organismo promovendo efeito hipocolesterolemiante, hipotensivo, redutor dos riscos de aterosclerose, anticancerígenos, estimulante do sistema imune, hipoglicêmico, entre outros.

As bases científicas as quais comprovam a eficácia das propriedades funcionais presentes em diversos alimentos vêm sendo abordadas e estudadas com referência à utilização de uma alimentação saudável. A incorporação dos alimentos com propriedades funcionais deve fazer parte de uma dieta equilibrada e hábitos de vida que beneficie a saúde e bem estar do indivíduo.

 

Referências

 

Garcia, APM. Alimentos funcionais: contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo: Ponto Crítico, n. 19, jun./set. 2004.

Lee, H.P.; Gourley, L.; Duffy, S.W.; Estéve, J.; Lee, J.; Day, N.E. Dietary effects on breast cancer risk in Singapore. The Lancet. v.337, p.1197-1200, 1991.

Gomes, G. B. Alimentos funcionais e doença aterosclerótica. Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo: Ponto Crítico, n. 13, p. 16-17, ago. ISSN: 1519771-9; 2002.