Importância dos Minerais e Vitaminas Para Saúde Preventiva

POR: Erika Christina Carvalho dos Santos  – Nutricionista e aluna do curso de Pós-graduação em Fitoterapia da EADPLUS

Importância dos Minerais e Vitaminas Para Saúde Preventiva

Partindo-se do conceito de que o verdadeiro estado de saúde depende de um equilíbrio entre os diversos nutrientes presentes em uma dieta e estilo de vida saudável, pode-se supor a existência de diversos aspectos que se combinem para influenciar o bem estar individual em todas as áreas físicas, mental e social.

Dentre esses fatores consideram-se relevantes os aspectos da boa nutrição, incluídos pelo controle de peso, exercícios regulares, assim como a privação do consumo de substâncias nocivas ao organismo. Todos esses aspectos são de suma importância para a boa manutenção do cérebro e de todo o funcionamento humano a fim de garantir a ausência de diversas doenças.

Os nutrientes constituem a fonte alimentar supridora do organismo e possuem funções de natureza diversa. Segundo Escudero (1938), nutriente é toda substância que introduzida no nosso organismo, exerce uma função de nutrição construtora, reguladora ou energética. Dentre os nutrientes contidos nas substâncias alimentares estão presentes os minerais e vitaminas.

Portanto, quando falamos em Vitaminas e Minerais logo podemos pensar:       “Estes nutrientes fazem parte do nosso corpo ou temos que adquiri-los? De que forma poderemos obter estes nutrientes?”

A alimentação ou suplementação é a forma mais viável para o suprimento dos nutrientes.  Uma refeição variada composta por diversos grupos de alimentos é capaz de fornecer um equilíbrio no consumo de substâncias que serão utilizadas pelo nosso organismo de forma eficiente.

A atenção no consumo de grãos e cereais, gorduras saudáveis, vegetais de folhas verdes escuras, raízes e tubérculos, legumes, proteínas de origem animal (como pescados, aves, carnes vermelhas), leite e derivados e frutas são capazes de beneficiar nossa saúde.

Os minerais e vitaminas, em doses pequenas e corretas, desencadeiam reações químicas vitais. Cada vitamina e mineral permitem uma reação especifica na regulação e funcionamento do nosso corpo.

As vitaminas são representadas por duas categorias (hidrossolúveis e lipossolúveis) e possuem ação diferenciada. Enquanto as vitaminas lipossolúveis são dissolvidas e armazenadas nos tecidos gordurosos, as vitaminas hidrossolúveis são utilizadas pelo corpo, não armazenadas e seu excesso é eliminado principalmente pelos rins.

O cálcio e a vitamina D, por exemplo, são nutrientes essenciais para a saúde óssea, e o adequado fornecimento destes  implica na melhor formação do esqueleto e, consequentemente, em adequado crescimento infantil e prevenção da ocorrência de osteoporose na vida adulta. Há, porém, evidências de elevada prevalência de inadequação de ingestão destes nutrientes entre a população de crianças e adolescente brasileiros, o que reflete mudanças comportamentais e de hábitos dietéticos e tem como consequência principal, os possíveis impactos sobre a saúde óssea ao decorrer da vida (França, et  al., 2014).

Diante de uma simples abordagem e sabendo-se da importância do consumo de uma alimentação variada, é possível compreendermos que cada vitamina ou mineral são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Estas substâncias são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo corpo, dada assim a importância de adquiri-los por meio da dieta e complementação quando necessário.

 

 

Referências

 

ESCUDEIRO, Pedro,  Alimentación, Buenos Aires, Flores & Maño, 1934

FRANÇA, N.A; Peters; B.S; Martini, L.A. Carência de cálcio e vitamina D em crianças e adolescentes: uma realidade nacional, in. Anais do 2º. Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas. 2014.