INTERAÇÃO DE ALIMENTOS E SEU ASPECTO NUTRICIONAL DIANTE DO CONSUMO E PREPARO

POR: Erika Christina Carvalho dos Santos  – Nutricionista e aluna do curso de Pós-graduação em Fitoterapia da EADPLUS.

INTERAÇÃO DE ALIMENTOS E SEU ASPECTO NUTRICIONAL DIANTE DO CONSUMO E PREPARO.

A alimentação possui grande importância sobre a nossa saúde. Os alimentos e sua forma de preparo possuem combinações que podem interferir em sua biodisponibilidade. Ao realizarmos uma refeição, passamos a ingerir diversos nutrientes os quais são utilizados pelo nosso organismo e o aspecto nutricional diante do preparo é fator primordial para que muitas das substâncias presentes nos alimentos sejam absorvidas e utilizadas de forma eficiente.

“Como podemos aumentar a absorção de nutrientes no organismo?”

Diante de uma refeição variada, os nutrientes interagem entre si fazendo com que as vitaminas, minerais e fibras, por exemplo, sejam melhor absorvidos. Entender como os alimentos interagem bem como os fatores dietéticos diante do preparo e consumo, favorecem sua melhor utilização pelo organismo. Têm-se como exemplo, as vitaminas que são absorvidas quando da assimilação das substâncias lipossolúveis, tais como, vitaminas A, D, E e K dentro dessa classificação são melhores absorvidas junto a alimentos fontes de gorduras saudáveis.

          A princípio, quando os alimentos foram descobertos pelo homem, movido por meio da necessidade do extinto humano, pouco se conhecia sobre o valor do alimento e consequentemente os aspectos que contemplavam suas características. Cada alimento possui características próprias e elementos capazes de atuar positivamente ou negativamente aos estímulos. Dessa forma é importante conhecer o que passamos a consumir diariamente e a forma como preparamos este alimento para o consumo.

Hoffmann (2001) descreve que os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos (como por exemplo, o pH e a atividade de água – Aa) e aqueles inerentes ao ambiente, de parâmetros extrínsecos (como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases). Tais fatores podem ser ótimos ou limitantes, interferindo sobremaneira na característica dos alimentos.

Segundo Vellozo e Fisberg (2010), em um de seus trabalhos, afirma que a biodisponibilidade do ferro presente na refeição depende dos fatores intrínsecos e extrínsecos. Para Lopez, et.al (1998), a biodisponibilidade dos minerais pode sofrer influências negativas (pela presença de fitatos, polifenóis, oxalatos, taninos e flavonóides), ou positivas (pela presença de ácido ascórbico – vitamina C).

Como exemplo cita-se o consumo de fontes vegetais de ferro, como feijões ou folhas verdes escuras juntos com alimentos fontes de vitamina C (laranja, acerola, limão, pimentões, etc). Neste contexto, as combinações alimentares ocorrem com eficiência potencializando a absorção. Diante do preparo destes alimentos, cita-se o cuidado para não se levar à alta temperatura a vitamina C (acido ascórbico) para que a biodisponibilidade aconteça.

Muitas são as combinações que aumentam a biodisponibilidade, tal como o consumo de gorduras monoinsaturadas e licopeno, temos assim respectivamente, o abacate e o tomate. As gorduras monoinsaturadas do abacate transportam com eficiência o licopeno até o intestino facilitando a biodisponibilidade deste nutriente.

Em contrapartida existem as interações que diminuem a biodisponibilidade dos nutrientes. Como exemplo, o cálcio e ferro em uma mesma preparação são capazes de motivar o aspecto negativo diante da absorção destes nutrientes. O consumo de refeições que contenham vegetais verdes escuros e carnes vermelhas acompanhadas de leite e seus derivados, resultará na diminuição da utilização do ferro no organismo. Preparações a base de leite dentro de refeições que contenham estes alimentos são exemplos comuns de erros alimentares e interações negativas onde um nutriente é capaz de “inativar” a absorção do outro.

À vista de diversas pesquisas científicas permeadas por fatores que envolvem os diferentes alimentos, torna-se fato que os alimentos possuem características próprias e podem atuar no organismo de modo diferenciado e muitas vezes destrutivo. Muitas são as interações positivas e negativas presentes em diversas combinações alimentares e conhecer um pouco sobre os alimentos de forma geral facilitará o melhor aproveitamento nutricional.

 

Referências

Hoffmann, L.F. Fatores limitantes à proliferação de microorganismos em alimentos. Revista Brasil alimentos, SP. Fascículo n° 9, p.23 – Julho/Agosto de 2001.

Lopez, H.W., et. al, Intestinal fermentation lessens the inhibitory effects of phytic acid on mineral utilization in rats. J Nutr.;128(7): 1192-8. 1998.

EP Vellozo, M Fisberg  O impacto da fortificação de alimentos na prevenção da deficiência de ferro.  Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Vol.32, 2010.