Águas com sabores podem ser um veneno para os dentes

Com ou sem gás e com ou sem cor, as águas com sabor são uma escolha recorrente entre as pessoas que não apreciam a água no seu estado mais natural, mas acarretam sérios riscos para a saúde dos dentes.

Embora estas versões de água com sabores até possam conter alguns nutrientes adicionais, a verdade é que grande parte das que são comercializadas em grandes superfícies é feita com citrinos ou outras frutas ácidas, o que, apesar de dar um gosto agradável, causa uma erosão significativa dos dentes, uma vez que promove a dissolução gradual do esmalte.

O consumo regular destas bebidas, a longo prazo, “pode afectar a integridade estrutural dos dentes, tornando-os hipersensíveis à temperatura“, explica o médico Edmond R. Hewlett, membro da Associação Dentária Americana e professor da Escola Dentária da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em declarações ao The Washington Post.

Além disso, o consumo destas águas também aumenta o risco de cáries, de acordo com Hewlett.

Para que este tipo de bebida não seja um verdadeiro ‘veneno’ para os dentes, há que ter especial atenção ao seu pH, sendo que tudo o que for abaixo de quatro é de evitar. Isto explica-se porque quanto menor for o pH da bebida, maior é o risco que comporta para os dentes. O ideal é que a água esteja entre os 6 e os 8 de pH, destaca a publicação.

Hewlett explica no mesmo jornal que o consumo esporádico destas águas com sabor não é problemático. “É o consumo regular e frequente que pode ser perigoso para os seus dentes”, alerta o médico.

“O problema é quando as pessoas bebem estas águas ao invés de água simples como a sua principal hidratação. A melhor bebida que se pode beber é água fluoretada simples“, recomenda o médico.

Outra recomendação de Hewlett é que, sempre que se opte por bebidas com sabor, se procure minimizar ao mínimo possível o contacto com os dentes.

“Muitas pessoas têm o hábito de segurar ou bochechar a água carbonatada na boca. Isto pode exacerbar o problema”, sustenta, realçando que o melhor é beber a água de uma vez.

E evite lavar os dentes logo de seguida, uma vez que este procedimento “pode acelerar a perda do esmalte”, conclui o médico.

Fonte: ZAP