Prevenção de acidentes na medicina nuclear: 4 atitudes que você deve ter

 

Na medicina nuclear, é comum que determinadas quantidades de radiação sejam utilizadas para fazer exames de imagem e alguns tipos de tratamento nos pacientes, como o de combate ao câncer. Por isso, é uma boa prática ter políticas de prevenção de acidentes.

Um acidente com elementos da medicina nuclear pode causar contaminação das salas, sendo que, em casos mais graves, pode levar a contaminação de pacientes e trabalhadores. Por isso, se prevenir é tão importante.

Para que você saiba como tomar os devidos cuidados e fazer a prevenção de acidentes ao trabalhar com medicina nuclear, desenvolvemos este artigo. A seguir, apresentaremos algumas atitudes que precisam ser tidas nas clínicas, hospitais e laboratórios. Acompanhe!

 

 

Como fazer a prevenção de acidentes na medicina nuclear

 

A prevenção de acidentes deve ser feita tanto com os pacientes quanto com os colaboradores da clínica, como médicos, enfermeiros e técnicos em radiologia. Os protocolos devem ser seguidos por todos, evitando assim que doenças ou outros problemas de saúde graves sejam disseminados, por conta de erros de manipulação com contaminação desnecessária por elementos radiológicos.

 

1. Evite a exposição contínua na sala de exames

 

Quando uma clínica tem mais de um médico nuclear ou técnicos que desenvolvem os exames com radiação, uma alternativa interessante é fazer uma escala de atividades, para que a mesma pessoa não fique por muito tempo exposta na sala de exames.

 

Isso se justifica porque pequenas doses de fármacos radiológicos ou exposição frequente devem ser minimizados, reduzindo o risco a saúde. Existe uma limitação de doses individuais aplicada às pessoas que são ocupacionalmente expostas.

 

Essa limitação é calculada de forma anual, variando de acordo com doses efetivas. Existe uma tabela de limites de doses anuais que deve ser seguida. Assim, se evita que os colaboradores tenham problemas de saúde por conta da exposição à radiação.

 

2. Garanta a permanência somente de pessoas necessárias na sala

 

Ao fazer exames de medicina nuclear, um dos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes é a garantia da permanência de apenas pessoas necessárias na sala. Como se trata de uma atividade que envolve riscos, não há porquê expor pessoas sem necessidade.

 

É o caso, por exemplo, dos acompanhantes dos pacientes. Eles não podem entrar nas salas em que são realizados os exames radiológicos. O ideal é que os pacientes entrem sozinhos no local e que as pessoas que os acompanham esperem do lado de fora, até que o exame ou procedimento seja concluído.

 

3. Tenha uma sala de exames com a estrutura física adequada

 

A sala em que os exames radiológicos são realizados também precisa ter uma estrutura física adequada. De acordo com o texto da Norma Regulamentadora 22, que fala sobre segurança e saúde no trabalho em serviço de saúde, os locais em que os exames são feitos devem ter, pelo menos, 25 metros quadrados de extensão.

 

Além disso, todas as paredes precisam ser revestidas com chumbo, tendo em vista que esse elemento evita contaminações. Por isso, é importante que essas regras sejam todas seguidas.

 

A NR 32 também orienta que as salas de exames devem conter apenas um equipamento de raio-X, bem como que as portas devem ficar sempre fechadas no momento em que estão sendo realizados os procedimentos.

 

Por falar em portas, elas devem ter o desenho do símbolo internacional de radiação ionizante. Isso é importante para que desavisados não entrem na sala e acabem se contaminando.

 

Todas essas medidas, previstas na norma CNEN-NN-3.05, são muito importantes para a prevenção de acidentes na medicina nuclear.

 

 

 

 

 

 

 

4. Proporcione treinamentos aos colaboradores

 

Também é de fundamental importância que os funcionários recebam um treinamento adequado para desenvolver as atividades com radiologia. A norma CNEN-NN-3.05 orienta que todos os empregados de um setor de medicina nuclear sejam treinados sobre como usar os EPIs e as principais medidas de proteção que devem ser seguidas no dia a dia.

 

Os treinamentos podem ser feitos assim que o colaborador ingressa no trabalho e eventuais atualizações podem ser realizadas de tempos em tempos, para garantir que todos estão cientes sobre a necessidade de cumprir os protocolos. Afinal, a saúde ocupacional dos trabalhadores também é uma responsabilidade dos gestores dos estabelecimentos que trabalham com radiologia.

 

Além dos treinamentos, também podem ser desenvolvidos materiais educacionais, como livretos, folders, cartazes, entre outros. A ideia é fazer com que todos recebam uma educação continuada e evitem a exposição desnecessária, que pode causar problemas de saúde.

 

Essas são algumas das principais medidas que devem ser tomadas para a prevenção de acidentes na medicina nuclear. Coloque tudo em prática no seu estabelecimento para evitar ter maiores problemas em relação a isso.

 

 

FONTE: https://blog.radcare.com.br/prevencao-de-acidentes/