Ultrassom com alta resolução vira esperança para pacientes com procedimentos estéticos

Ultrassom com alta resolução vira esperança para pacientes com procedimentos estéticos insatisfatórios e tumores de pele

Tecnologia de uso amplo oferece imagens mais nítidas do que aparelho tradicional, auxiliando especialistas na escolha pelo melhor tratamento

O aparelho de ultrassom é um dos mais utilizados na busca por diagnósticos. Recentemente, o Hospital Sírio-Libanês passou oferecer em sua unidade de São Paulo um equipamento que proporciona diagnósticos mais precisos com imagens nítidas e detalhadas. Isso é possível pois o aparelho conta com transdutores lineares de alta resolução, o que o permite atingir frequências altíssimas de 24MHz e até 33MHz com melhor detalhamento de estruturas superficiais e pequenas. Seu uso vem sendo amplamente estudado, mas até o momento, o equipamento já oferece benefícios inéditos na avaliação e definição de tratamentos clínicos a estéticos, contribuindo também para casos de procedimentos cujos resultados são insatisfatórios.

“Por meio desse aparelho é possível observar a pele, suas camadas e lesões com uma acurácia inédita entre os demais ultrassons. Mais do que ver essas estruturas, no caso de tumores benignos e malignos, e de lesões de pele congênitas, vasculares, inflamatórias ou infecciosas, conseguimos fazer diagnósticos precisos, compreender suas características, limites e profundidade”, conta a radiologista especialista em músculo esquelético e responsável pela ultrassonografia cutânea e de partes moles do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Luciana Zattar.

 

 

Tais benefícios amplificam as possibilidades de uso do aparelho, auxiliando na avaliação e definição da melhor abordagem e tratamento. “É um benefício enorme para o desfecho clínico de pacientes com tumores de pele até para avaliação e melhores resultados de procedimentos estéticos, já que as informações provenientes do uso do equipamento associada a expertise do profissional contribuem para a definição de condutas e protocolos mais sofisticados e individuais para a necessidade de cada paciente”, completa.

Outro benefício dessa tecnologia é a possibilidade de visualizar nervos periféricos. Segundo a especialista, esse ultrassom superou a entrega da ressonância magnética, o exame padrão utilizado para esse fim. E alcançou níveis microestruturais nunca vistos, permitindo o diagnóstico e acompanhamento de alguns tipos de neuropatias periféricas.

Ultrassom traz mais segurança para procedimentos estéticos

O Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas1, englobando procedimentos estéticos, como a aplicação de preenchimento. A procura de jovens por esse tipo de serviço cresceu mais de 140% nos últimos 10 anos2, com ela aumenta também o número de procedimentos que não atenderam às expectativas ou que foram realizados de forma inadequada. Complicações provenientes da injeção de ácido hialurônico estão entre as queixas mais frequentes. A especialista conta que as complicações da aplicação de polimetilmetacrilato (PMMA) em quantidades e localidades inadequadas também é citada pelas pacientes, que colhem hoje o resultado de uma aplicação feita nos últimos 5 a 10 anos.

“Por causa do nível de detalhamento que as imagens desse ultrassom oferecem, é possível identificar o material injetado e determinar sua localização exata na pele e na face, por exemplo, e em casos de complicação é possível ainda avaliar o tipo de acometimento e na região lesionada. Essas informações permitem traçar uma estratégia de tratamento mais segura e eficaz, objetivo principal dos pacientes que passaram pelo trauma de um procedimento estético malsucedido ou lidam com outras condições”, conta a Dra. Luciana.

 

 

 

 

Análises rápidas e seguras

A segurança característica dessa modalidade se mantém. Não expõe o paciente à radiação ou à necessidade do uso de contraste com potencial de alergias e danos a órgãos para avaliação da vascularização, protocolo requerido pelos demais exames de imagem. O ultrassom também oferece maior facilidade no escaneamento de grandes extensões do corpo, o que contribuiu para torná-lo um dos métodos para diagnóstico, avaliação e acompanhamento de condições mais indicado pelos especialistas.

Referência

1.       O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Acesso em 22 de junho de 2021. Disponível em: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/blog/2020/02/13/lider-mundial/

2.       Cresce em mais de 140% o número de procedimentos estéticos em jovens. Jornal da USP. Acesso em 22 junho de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/cresceu-mais-de-140-o-numero-de-procedimentos-esteticos-em-jovens-nos-ultimos-dez-anos/#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20l%C3%ADder%20mundial,at%C3%A9%2018%20anos%20de%20idade.