Pós-graduação em Auditoria e Acreditação em Saúde







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Matrícula: R$ 180,00

O pagamento da matrícula poderá ser feito através de cartão de crédito ou boleto bancário.

Para fazer a matricula, envie um e-mail para posgraduacao@eadplus.com.br, informando a opção de pagamento e os dados listados abaixo:

  • Nome do curso
  • Nome completo
  • CPF
  • Endereço completo com CEP.

Data de Início da próxima turma: 27 de novembro de 2018

  • Carga horária
    Carga horária:
    O curso tem carga horária de 370h.
  • Certificação
    Certificação:
    Ao final do curso você receberá seu certificado.
  • Acessibilidade
    Acessibilidade:
    Assista as aulas de qualquer dispositivo móvel.

Sobre o Portal EaDPlus

Objetivos do curso

O curso de Pós-graduação em Auditoria e Acreditação em Saúde foi formatado para ser um curso de excelência profissional dando ao egresso, uma formação integral para atuar na área.

Trata-se de um  curso que segue as determinações do MEC, o que significa que a certificação é conferida por meio do título de Especialista em Auditoria e Acreditação em Saúde.

Isto é possível, pois a EADPLUS é a maior instituição de ensino para profissionais de saúde da América Latina, com alunos em todos os estados brasileiros, além de outros países, como: Espanha, Portugal, Chile e México.

Assim, a EADPLUS totaliza mais de 9.000 alunos certificados e com  96% de aprovação.

A estrutura curricular do curso objetiva proporcionar aos pós-graduandos, uma sólida formação baseada no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que visam oportunizar competências profissionais comprometidas com a sustentabilidade econômico-financeira dos sistemas e serviços de saúde, bem como para a qualidade do cuidado ao paciente.

Para tanto, este curso dispõe de um corpo docente altamente qualificado, formado – principalmente – por mestres e doutores, os quais possuem sólida formação acadêmica e ampla atuação profissional no setor de saúde.

Desta forma, o curso de pós-graduação em Auditoria e Acreditação em Saúde inova ao propor a qualificação de profissionais atuantes ou que desejam atuar na área – pública ou privada – de auditoria de serviços de saúde, em duas perspectivas: a análise alocativa e de regulação do uso de recursos em saúde, e a compreensão dos sistemas de gestão da qualidade e segurança do paciente, que se utilizam das metodologias de certificação e acreditação de serviços de saúde.

 

Carga-horária: 24 horas

Programa:

  • Sistema de Saúde e Percurso Histórico;
  • Organização do Sistema de Saúde e Legislação;
  • Financiamento do Sistema de Saúde.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conceituar sistema de saúde.
  • Discutir os diferentes tipos de sistemas de saúde.
  • Apresentar a evolução histórica dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo.
  • Apresentar a organização do sistema de saúde brasileiro.
  • Discorrer acerca dos setores de saúde público, complementar e suplementar.
  • Reconhecer o marco legal do sistema de saúde brasileiro.
  • Problematizar as formas de financiamento do sistema de saúde brasileiro, bem como as suas barreiras e desafios.

Carga-horária: 40 horas

Programa:

  • Percurso histórico e legislação
  • Operadoras de Planos de Saúde
  • Administradoras de Benefícios e Corretoras
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
  • Regulação do Setor

Objetivos de Aprendizagem:

  • Discorrer sobre o percurso histórico da saúde suplementar no Brasil e no mundo.
  • Conceituar e classificar as operadoras de planos de saúde.
  • Apresentar a lei dos planos de saúde (Lei nº 9656/98).
  • Discutir sobre as administradores de benefícios e as corretoras de planos de saúde.
  • Problematizar a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Lei nº 9961/00.
  • Elencar as principais Resoluções Normativas da ANS que dialogam com as práticas de auditoria em saúde.

Carga-horária: 40 horas

Programa:

  • Percurso Histórico e Definição
  • Necessidades em Saúde: transição demográfica, epidemiológica e nutricional
  • Cenários e Atuação profissional em Auditoria
  • Tomada de decisão informada por evidências e incorporação tecnológica
  • Rol de Procedimentos e Eventos da Saúde Suplementar

 

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conceituar auditoria e apresentar a sua origem, bem como a sua evolução na área da saúde.
  • Diferenciar necessidades em saúde e demandas em saúde.
  • Discorrer acerca da transição demográfica – evidenciada pela longevidade e envelhecimento populacional.
  • Discutir sobre os desdobramentos da transição epidemiológica e nutricional, configurada pela ocorrência de doenças crônico degenerativas.
  • Apresentar os cenários de atuação da auditoria, compostos pelas áreas de pré e pós-análise, e de auditoria concorrente.
  • Demonstrar a aplicação do Rol de Procedimentos e Eventos da Saúde Suplementar.

Carga-horária: 32 horas

Programa:

  • Composição de Contas de Serviço de Saúde
  • Tabelas AMB, CBHPM e CBHPO
  • Tabelas Brasíndice e Simpro
  • Tabela SUS, Tabela Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (TUNEP) e Ressarcimento ao SUS

Objetivos de Aprendizagem:

  • Discutir a composição das contas de serviços de saúde, configurada pelos itens de diária, taxas, honorários médicos, materiais e medicamentos, gases medicinais, OPME e SADT.
  • Demonstrar a aplicação das tabelas AMB, CBHPM e CBHPO para a remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas.
  • Demonstrar a utilização da tabela Brasíndice para pagamento de medicamentos, e da tabela Simpro para pagamento de materiais médico-hospitalares.
  • Apresentar a Tabela SUS por meio do Sistema de Gerenciamento de Medicamentos e OPM do SUS.
  • Discutir a TUNEP e o Índice de Ressarcimento do SUS pelas operadoras de planos de saúde.

Carga-horária: 16 horas

Programa:

  • Troca de Informações da Saúde Suplementar (TISS)
  • Tabela Unificada da Saúde Suplementar (TUSS)
  • Autorização de Internação Hospitalar (AIH)
  • Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade (APAC)

Objetivos de Aprendizagem:

  • Problematizar a origem da TISS e a sua importância para a geração de informação de qualidade em saúde.
  • Apresentar a finalidade da TUSS, demonstrando os avanços que ela possibilitou para o setor de saúde suplementar.
  • Discutir sobre a AIH e a APAC como instrumentos de faturamento de contas no setor público de saúde.

Carga-horária: 48 horas

Programa:

  • Sistema Tradicional de Compra e Venda ou Fee for Service
  • Sistema Retrospectivo por Procedimento ou Diária Global
  • Diagnosis Related Group (DRG)
  • Sistema Retrospectivo por Diagnóstico ou Procedimento Gerenciado
  • Sistema por Capitação
  • Sistema por Incentivo à Resultado ou por Performance

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conceituar sistemas de pagamento.
  • Apresentar os diferentes tipos de sistemas de pagamento de serviços de saúde.
  • Discutir as tendências de implantação dos sistemas de pagamento por performance e por procedimento gerenciado.

Carga-horária: 16 horas

Programa:

  • Prontuário do Paciente
  • Faturamento, Glosas e Recurso de Glosas

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conceituar prontuário do paciente e apresentar a sua origem.
  • Discutir os diferentes tipos de formatos de prontuário do paciente.
  • Demonstrar a importância do prontuário do paciente para a qualidade do cuidado e para o processo de faturamento.
  • Apresentar o processo de faturamento como estratégico para a organização de saúde.
  • Conceituar glosa e descrever os seus tipos.
  • Discorrer acerca do processo de recurso de glosa.
  • Problematizar o impacto das glosas para as organizações de saúde.

Carga-Horária: 32 horas

Programa:

  • Percurso Histórico
  • Concepções da Qualidade em Saúde e da Segurança do Paciente
  • Programa Nacional de Segurança do Paciente
  • Processo de certificação e acreditação

Objetivos de Aprendizagem:

  • Conceituar qualidade em saúde e apresentar o seu percurso de construção histórica.
  • Discutir as concepções de qualidade em saúde e da cultura da qualidade.
  • Apresentar a Teoria da Avaliação da Qualidade em Saúde, de Avedis Donabedian.
  • Discorrer sobre a origem da concepção da Segurança do Paciente.
  • Apresentar o Programa Nacional de Segurança do Paciente, bem como os seus protocolos assistenciais.
  • Diferenciar o processo de certificação do processo de acreditação.

Carga-horária: 32 horas

Programa:

  • International Organization for Standardization (ISO)
  • Organização Nacional de Acreditação (ONA)
  • Joint Commission International (JCI)
  • Outras instituições
  • Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde

Objetivos de Aprendizagem:

  • Discorrer sobre a metodologia preconizada pela ISO aplicada ao setor saúde.
  • Discutir sobre a origem da ONA, bem como sobre a sua metodologia, considerando os seus manuais e instituições credenciadas.
  • Apresentar a gênesis da JCI, bem como a sua metodologia.
  • Discorrer sobre as metodologias de acreditação canadenses.
  • Discutir sobre a atuação do Consórcio Brasileiro de Acreditação e do Instituto Qualisa de Gestão em Saúde no contexto do processo de acreditação.
  • Apresentar a Resolução Normativa nº 277/2011 que dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Carga-horária: 48 horas

Programa:

  • Percurso Histórico
  • Construção de Indicadores
  • Ciclo PDCA, 5W2H
  • Brainstorm, Diagrama de Ishikawa
  • Construção de Protocolos e Diretrizes Clínicas
  • Clínica Gerenciada

Objetivos de Aprendizagem:

  • Discutir a importância do uso de ferramentas de gestão para sistematizar as práticas de gestão da qualidade e da segurança do paciente.
  • Discorrer sobre a metodologia de construção de matriz de indicadores, metas e apresentação de resultados.
  • Aplicar algumas ferramentas de gestão da qualidade, como: ciclo PDCA, 5W2H, Brainstorm e Diagrama de Ishikawa.
  • Construir protocolos e diretrizes clínicas por meio de práticas baseadas em evidências.
  • Conceituar clínica gerenciada e apresentar a sua importância para a gestão da qualidade e segurança do paciente.

Carga-horária: 32 horas

Programa:

  • Importância do método científico;
  • Construção do conhecimento científico
  • Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses
  • Métodos científicos
  • Projeto de intervenção

Objetivos de Aprendizagem:

  • Diferenciar os tipos de conhecimentos.
  • Discorrer sobre a importância do conhecimento científico para as práticas de auditoria.
  • Apresentar o método científico.
  • Manejar as bases de dados científicas.
  • Reconhecer a importância da redação acadêmica e gerencial.
  • Discutir acerca da implementação de evidências científicas.
  • Apresentar a estrutura de um projeto de intervenção.

Carga-horária: 10 horas

Programa:

  • Estrutura de um projeto de intervenção.
  • Captação da realidade.
  • Redação argumentativa.
  • Método científico.
  • Ações de intervenção.
  • Monitoramento das ações.
  • Resultados esperados.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Apresentar a estrutura de um projeto de intervenção.
  • Elaborar um projeto de intervenção alinhado à realidade.

Pós-graduação em Auditoria e Acreditação em Saúde EADPLUS – Certificado:

Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu do EADPLUS atendem as determinações do MEC, ou seja, seguem as orientações do Ministério da Educação.

A formação e titulação acadêmica dos professores é composta de vasta experiência prática relacionados aos conteúdos que ministram, exigência do EADPLUS para que os seus egressos sejam de fato capacitados para atuação qualificada no mercado de trabalho.

Publico alvo

Publico alvo

O público-alvo é formado por profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área da auditoria de serviços de saúde, seja na perspectiva da alocação dos recursos de saúde, ou da gestão da qualidade que envolve os processos de acreditação e certificação.

Administração e Negócios

Dúvidas frequentes

Programa disponível apenas para os alunos devidamente inscritos na Pós-graduação em Auditoria e Acreditação em Saúde.

Os programas educacionais da EADPLUS são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno.

Nossa plataforma de ensino a distância é moderna e intuitiva. O método EADPLUS desenvolve nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos financeiros com economia em transporte, alimentação, hospedagem e de tempo em prol da melhoria contínua de sua produtividade e de seus resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos.

O curso é desenvolvido 100% online e disponível para qualquer local do mundo. Você pode assistir as aulas quantas vezes quiser durante o curso de Pós-graduação, o que permite melhor retenção do conhecimento e aproveitamento do curso.

O curso é composto de vídeo aulas e textos para leitura, alguns obrigatórios e outros complementares que são liberados quinzenalmente, além de exercícios avaliativos.

Estas aulas podem ser assistidas na hora que for mais conveniente para ao participante e o curso poderá ser realizado tanto por computador como em dispositivos móveis.

A plataforma utilizada é muito intuitiva e de fácil acesso, facilitando a participação nas atividades propostas.

Caso necessite, poderá contar com o suporte técnico e também enviar suas dúvidas para os professores e coordenadores do curso.

Avaliação por módulo com nota mínima igual ou superior a 7,0.

Trabalho individual com foco em artigo para publicação, com nota mínima igual ou superior a 7,0.

O EADPLUS é uma instituição de ensino voltada ao desenvolvimento e a realização de programas educacionais para profissionais, empresas e instituições e já qualificou mais de 8500 alunos e tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais em todos os estados Brasileiros.

O EADPLUS está entre as maiores instituições de ensino da América Latina especializado para profissionais de saúde.

O Mercado avança e você precisa estar atualizado. Os cursos a distância têm crescido exponencialmente no mundo todo e nas principais instituições de ensino, ganhando destaque na área da educação online no Brasil.

O EADPLUS é referência no ensino para profissionais de saúde e possui um corpo docente multidisciplinar com médicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, psicólogos e demais profissionais de saúde. Isto nos permite entregar conteúdos multidisciplinares.

Melhor aprendizado: diferente e mais avançado que o ensino presencial, o formato EAD mantém todas as aulas e conteúdos disponíveis em tempo integral, permite a revisão de aulas quantas vezes você precisar aumentando a retenção do conhecimento. O seu estudo se torna personalizado pois cada indivíduo aprende em uma velocidade diferente.

Maior flexibilidade dos horários: como superar a falta de tempo para dar conta de tudo em um mundo moderno repleto de atribuições? Com o ensino online, tornou-se possível conciliar trabalho, estudos e vida pessoal para estudar e de onde preferir.

Mais economia: o ensino online reduz drasticamente os seus gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação. Além de evitar perda de tempo com engarrafamentos e grandes deslocamentos geográficos.

Maior concentração: você tem a possibilidade de estudar de casa ou em outro ambiente tranquilo, que permite maior concentração e, consequentemente, melhor qualidade do ensino e do aprendizado.

Cópia do Diploma frente e verso
Cópia de Comprovante de residência
Cópia do CPF
Cópia da Carteira de Identidade frente e verso
Cópia da Certidão de nascimento ou casamento
1 foto 3x4 colorida
Após entrega dos documentos, será providenciado o Contrato do aluno assinado com a instituição de ensino

1 - O aluno se responsabiliza pela veracidade das informações no processo de matrícula. Caso as informações passadas não sejam verdadeiras, o aluno tem conhecimento da consequente anulação da matrícula.

2 - Ao EADPLUS reserva-se o direito de não realizar o curso ou prorrogar o período de matrícula e início das aulas, caso o número mínimo de vagas para fechamento da turma não seja preenchido.

3 - A matrícula só será efetivada após a assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, do envio da documentação obrigatória e da confirmação do recebimento da taxa de matrícula pelo EADPLUS.

4 - Em caso de desistência por parte do aluno o valor da matrícula não será reembolsada.

5 - Em caso de cancelamento da Pós-graduação por parte do EADPLUS por qualquer motivo o valor da matrícula será restituído integralmente.

Envie o seu telefone por e-mail ou whatsapp que ligaremos para você.

Telefone: 011 2306-2203
Telefone e WhatsApp: 011 99141-9092, 94455-0919 e 011 99799-0919
e-mail: posgraduacao@eadplus.com.br

Para falar com os coordenadores do curso e com a nossa equipe de vendas: envie um e-mail para posgraduacao@eadplus.com.br mencionando qual o nome do coordenador que deseja falar e a Pós-graduação respectiva

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Os cursos de Pós-graduação são cursos destinados aos concluintes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e cursos de tecnologia). Se dividem em cursos lato sensu e stricto sensu.
Os cursos de pós-graduação lato sensu (a maioria chamados de especialização) tem a finalidade de complementar, ampliar e desenvolver competências e habilidades obtidas na graduação em uma área especifica do conhecimento. Tem a duração mínima de 360 horas e são regulamentados pela Resolução CNE/CES Nº1, DE 8/6/2007. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de conclusão.
Os cursos de MBA (Master Business Administration) também são cursos de Pós-graduação Lato Sensu. O MBA tem um foco maior na prática, principalmente na área administrativa e de negócios.
Os cursos de Pós-graduação Stricto sensu são também chamados de Mestrado (duração de 2 anos) e Doutorado (duração de 3 anos). São regulamentados pela Resolução CNE/CES Nº1, de 2001, alterada pela Resolução CNE/CES Nº24 de 2002. Estes cursos visam formar o profissional para o ensino e pesquisa, além de desenvolver conhecimentos habilidades para o exercício da atuação profissional. Ao final do curso, o aluno receberá um diploma.

O MEC, através de órgãos específicos, reconhece curso a curso, os cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu.
Para os cursos de Pós-graduação Lato sensu, não há autorização, reconhecimento e renovação por curso. O MEC credencia a Faculdade, Centro Universitário ou Universidade a oferecer os cursos de pós-graduação.
No caso da EADPLUS, atuamos junto à FACOP, que é credenciada através da Portaria nº887, de 25/07/2017.

Sim, o candidato deverá ter terminado o curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia) e estar com o Diploma ou a Declaração de Colação de grau ou ainda, a Declaração de conclusão do curso com a data de Colação de grau.

Não há diferenciação entre as diversas modalidades de ensino. O valor está no título do curso.

A cópia dos documentos solicitados poderão ser enviados escaneados por e-mail porém, o Contrato e a Ficha de cadastro, além de enviar escaneado, também deverão ser enviados pelo correio.

Sim, desde que se esteja com a Declaração de Colação de grau ou com a Declaração de conclusão do curso com a data de Colação de grau e posteriormente, deverá enviar o diploma.

Sim, porém, posteriormente, deverá ser enviado o RG. Somente ele é válido para emissão do Certificado. (LEI Nº 7.088, DE 23 DE MARÇO DE 1983)

Sempre que necessário e ao final de cada módulo, será feita uma avaliação que se deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (nota sete)

Não existe um horário pré-determinado para estudar, cada aluno determina o melhor horário em função das suas atividades diárias.

Cada aluno tem o seu ritmo de estudos e ele vai determinar quantas horas por semana deverá dedicar ao curso.

O curso é composto de vídeo-aulas e para cada uma delas, é disponibilizado um material em PDF que pode ser baixado e impresso.
Além disso, são disponibilizados em PDF, materiais de leitura obrigatória e materiais complementares, como artigos acadêmicos, textos diversos, reportagens, etc., além de exercícios e atividades avaliativas. No final do curso, o aluno contará com orientação para a entrega do TCC.

Sim o curso pode ser acessado pelo celular, pelo tablet ou pelo computador.

Sim, a solicitação deverá ser feita através de e-mail enviado para posgradacao@eadplus.com.br, indicando o motivo e o período de trancamento.
Será necessário aguardar o e-mail de confirmação do trancamento para garantir que o pedido tenha sido aceito.
Porém, frisamos que o trancamento poderá ser mantido por um período máximo de 6 meses e que, durante este período não se rompe o vínculo com a Instituição.
Após este período, caso não haja manifestação explícita do aluno, sua matrícula será considerada cancelada e sujeita às multas rescisórias conforme o Contrato de Matricula.

Sim, há necessidade de um número mínimo de matriculados.

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