Pós-Graduação em Docência em Saúde

Objetivos do curso

Objetivos do Curso

 

GERAL: Formar profissionais especializados na atuação docente em cursos da área da saúde.

 

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades da educação e seus preceitos, história, legislação e metodologias.
  • Formar profissionais para atuar como docentes em cursos da área da saúde.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva, aliando os conhecimentos na área da saúde com a atuação docente.
  • Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas pedagógicos e educacionais.

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CURSO DESENVOLVIDO E DISPONIBILIZADO PELA:

  • Carga horária

    Carga horária

    O curso tem carga
    horária de 360.
  • Certificação

    Certificação

    Ao final do curso você receberá seu certificado.
  • Acessibilidade

    Acessibilidade

    Assista as aulas de qualquer dispositivo.
  • Disponibilidade

    Disponibilidade

    Tempo de acesso é deimediato ao realizar a inscrição.

Unidade 1 – Concepções de Educação e Cultura

1.1 A cultura como uma teia de significados

1.2 A educação como algo subjacente à cultura

1.3 O lugar da cultura nas políticas educacionais

Unidade 2 – A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social

2.1 A evolução dos direitos dos/as cidadãos/ãs

2.2 A educação como um direito social

2.3 A função social da educação na contemporaneidade

Unidade 3 – Tendências Teóricas na Educação

3.1 Das teorias tradicionais às teorias críticas

3.2 As teorias pós-críticas

3.3 Rompendo com as fronteiras culturais na educação

Unidade 4 – Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar

4.1 Superando a ideia de um único saber

4.2 A complexidade e riqueza cultural da sociedade brasileira

4.3 Implicações das diversidades culturais nos espaços escolares e não escolares

Unidade 5 – Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas

5.1 As culturas negadas e silenciadas na sala de aula

5.2 A escola pode ser um espaço de resistência

5.3 A diversidade como um potente conteúdo curricular

Profa. Dra. Ana Luisa Alves Cordeiro – http://lattes.cnpq.br/7982716310560380

 

Unidade 1 Abordagem Tradicional

1.1 A Pedagogia Tradicional

1.2 Implicações da abordagem tradicional na prática docente

Unidade 2 Abordagem Comportamentalistas

2.1 O Behaviorismo

2.2 A Gestalt

2.3 Implicações do comportamentalismo na prática docente

Unidade 3 Abordagem Humanista

3.1 Carl Rogers

3.2 Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora

3.3 Implicações da abordagem humanista na prática docente

Unidade 4 Abordagem Cognitivista

4.1 Henri Wallon e a afetividade

4.2 Jean Piaget

4.3 Implicações da abordagem cognitivista na prática docente

Unidade 5 Abordagem  Sociocultural

5.1 Vygotsky

5.2 Emília Ferreiro

5.3 Implicações da abordagem sociocultural na prática docente

Profa. Esp. Janaina Soares Cecilio dos Santos – http://lattes.cnpq.br/9316708900117019

Unidade 1 – Programa Saúde na Escola

1.1 Relação Pais e Educadores na Prevenção da Saúde

1.2 Primeiro Ponto da Saúde: A Sexualidade

1.3 Segundo Ponto da Saúde: A Responsabilização do Jovem e da Escola

1.4 Terceiro Ponto da Saúde: Saúde Bucal

1.5 O Adolescente, As Drogas e A Escola

1.6 Como a Escola e os Educadores Devem Lidar

Unidade 2 – Sexualidade do adolescente e a escola

2.1 Contracepção:

2.2 A Sexualidade do Adolescente

2.3 Modificações no Sistema Corpóreo

2.4 Gravidez na adolescência

2.5 Desenvolvimento Corpóreo do Menino

2.6 Desenvolvimento Corpóreo da Menina

Unidade 3 – Saúde Mental do Adolescente

3.1 Sinais de Alerta

3.2 Como a escola não deve agir (de acordo com a FIOCRUZ):

3.3 Fatores Psicológicos da Adolescência

3.4 Automutilação na Adolescência

Unidade 4 – Bullying e Violência na Escola

4.1 Sinais de que o aluno sofre bullying

4.2 Sinais de que o aluno pratica Bullying

4.3 Ciberbullying

4.4 O Que Não Caracteriza Bullying

4.5 Consequências do Bullying

4.6 Como a Escola Deve Agir

4.7 Relação Professor/Aluno e a Violência

4.8 Empatia no Processo de Ensino-Aprendizagem

4.9 Tendência Humanista

Unidade 5 – Princípios do Profissional da Educação

5.1 Saúde Vocal

5.2 Prevenção

5.3 Diabetes Mellitus

5.4 Alimentação

5.5 Hipertensão Arterial Sistêmica

5.6 Síndrome de Burnout

5.7 Assédio Moral

5.7.1 Como Denunciar o Assédio Moral

5.8 Humanização Escolar

5.9 O Educador Humanizado

5.10 A Escola Humanizada – Inclusão de Alunos Especiais

5.11 O Que A Escola Não Pode Fazer

5.12 Humanização escolar: autismo

5.13 Como os pais notam o autismo

5.14 Diferença entre Asperger X Autismo:

5.15 Humanização escolar: TDAH

5.16 Humanização Escolar: Síndrome de Down

Profa. Esp. Maiara Ricalde Machado Avanci – http://lattes.cnpq.br/8403889527229519

Unidade 1 – Educação e profissão

1.1 A educação e as mudanças profissionais

1.2 O professor no contexto de um futuro cada vez mais próximo

1.3 Preparação dos professores para o uso dos recursos tecnológicos

Unidade 2 – Mídias Integradas

2.1. Como utilizar as mídias de forma integrada

2.2. Crescimento do uso de recursos abertos na educação

2.3. Tecnologias e comunicação virtual, uma evolução no ensino

Unidade 3 – Mídias e Aprendizagem

3.1. Redes de aprendizagem

3.2. Uso da Tecnologia para apoio à pesquisa

3.3. Uso de blogs na escola

Unidade 4 – Tecnologias e Educação

4.1. Tecnologia para comunicação e publicação

4.2. Desenvolvimento de projetos

4.3. Produção compartilhada

Unidade 5 – Tecnologia e conexão

5.1. A escola em conexão com o mundo

5.2. Ambientes presenciais conectados

5.3. Ambientes virtuais de aprendizagem

Prof. Esp. Silvana Aparecida Ataide do Nascimento – http://lattes.cnpq.br/4048558603779062

Capítulo 1

O que é Ead?

A história da Ead.

1.3 Marco histórico da legislação pós LDB/96

CAPÍTULO 2

2.1 Estrutura e funcionamento da Ead

2.2 Os sujeitos na modalidade

2.3 Teoria e prática da Ead

2.4 Comparações sobre as definições da educação à distância

CAPÍTULO 3

3.1 Aplicações sobre os diferentes ambientes de aprendizagem

3.2 O uso das tecnologias na Ead – conceitos e fundamentos

3.3 Avaliações de aprendizagem

CAPÍTULO 4

4.1 Níveis de Educação a Distância

4.2 Programas e cursos aplicáveis a Ead

4.3 Mídias e materiais didáticos na Ead

CAPÍTULO 5

5.1 As tecnologias da informação e da comunicação aplicadas a Ead

5.2. Diferentes modos de ver a tecnologia

5.3 Educação em rede

Profa. Msc. Christiane Sarate Siqueira – http://lattes.cnpq.br/8129824334815723

Capítulo I: PSF:Conceituando a Estratégia.  1.1. Composição de Equipe e Atribuições.  1.2. Objetivos do Programa Saúde da Família.  1.3. PSF: Modelo Assistencial e Benefícios para o Sistema Único e Sociedade.

Capítulo II: A prevenção da gravidez e ISTS na Estratégia da Saúde da Família.    2.1. Oferta de Métodos Contraceptivos Pelo SUS.  2.3. Saúde do Homem.  2.4. Planejamento Familiar, Pré-Natal, Testes Rápidos e Rede Cegonha.

Capítulo III: PSF: Saúde Mental e Psiquiatria.  3.1. Principais Doenças de Ordem Mental e Psiquiátrica.  3.2. Setembro Amarelo: Prevenção do Suicídio.  3.3. CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Capítulo IV: Imunização e Epidemiologia.  4.1. Imunização no SUS.  4.2. Conservação de Vacinas e Aplicação Para Acamados, Detentos e Controle de Epidemias. 4.3. Controle de Zoonoses: CCZ.

Capítulo V: Saúde da Mulher, Criança e Idoso. 5.1. Obstetrícia e Ginecologia. 5.2. Saúde da Criança: Atendimento na Primeira Infância. 5.3. Prevenção e Promoção da Saúde Integral do Idoso.

Profa. Esp. Maiara Ricalde Machado Avanci – http://lattes.cnpq.br/8403889527229519

Capítulo 1: Avaliação Educativa: 1.1 Concepção de Avaliação. 1.2 A importância de Avaliar. 1.3 Objetivos. 1.4 As funções da Avaliação.

Capítulo 2: A Avaliação mediada pelas Tecnologias: 1.1 Agentes da Avaliação. 1.2 Procedimentos Avaliativos. 1.3 Instrumentos . 1.4 Autoavaliação x Avaliação.

Capítulo 3: Tecnologias Educacionais em Avaliação Educacional: 1.1 Novas Tecnologias. 1.2 Trabalho Docente. 1.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 1.4 Casos de Sucesso.

Capítulo 4: Processo Avaliativo: 1.1 Critérios Avaliativos. 1.2 Tipo e Procedimentos na Avaliação. 1.3 Instrumentos de Avaliação. 1.4 Autoavaliação.

Capítulo 5: Processo Avaliativo mediado pelas Tecnologias: 1.1 Indicadores no processo avaliativo. 1.2 Vantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual. 1.3 Desvantagens dos Instrumentos Avaliativos no Ambiente Virtual. 1.4 Como criar um processo avaliativo em um Ambiente Virtual.

Prof. Esp. Adalberto Sousa Nunes – http://lattes.cnpq.br/9010821488898923

Capítulo 1: Prática Educativa na IES

1.1 Docência e aula

1.2 A aula: possibilidades de inovação

1.3 Desafios atuais na aula na educação superior

Capítulo 2: A prática educacional e a gestão da sala de aula

2.1 A prática educacional e o currículo

2.2 Vínculo entre ensino, pesquisa e extensão

Capítulo 3: Inclusão e diversidade no Ensino Superior

3.1 Diversidade Étnico-racial e Acessibilidade no Ensino Superior

3.2 Professor reflexivo ou/pesquisador

Capítulo 4: Processo metodológico no Ensino Superior

4.1 Didática e Metodologia no Ensino Superior

4.2 Planejamento no Ensino Superior

Capítulo 5: Novas Tecnologias no Ensino Superior

5.1 Inclusão e inovação pedagógica

5.2 Metodologias ativas no Ensino Superior

Profa. Msc. Katiucia Oliskovicz – http://lattes.cnpq.br/3776906074963739

Profa. Msc. Ana Paula Stockler Bojikian Hernandez da Rosa – http://lattes.cnpq.br/0821440867451853

Capítulo 1 – A política educacional Brasileira no nível da legislação.

1.1 Uma visão histórica da educação brasileira na Constituição Federal.

1.2 A nova LDB Nº 9394/96 e suas atualizações.

1.3 ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.

1.4 As reformas educacionais e os planos de educação (PNE/PEE e PME).

1.5 Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 1.6 O novo FUNDEB.

Capítulo 2 – Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.

2.1 Princípios da Filosofia da Educação.

2.2 Constituição dos Sistemas de ensino: níveis Administrativos e Competências.

2.3 Gestão Democrática e Autonomia da Escola Básica Pública.

2.4 Os Conselhos de educação: fundamentos e funções.

Capítulo 3 – Organização Didática da Educação no Brasil.

3.1 Educação Básica.

3.2 Educação Profissional técnica de nível médio.

3.3 Educação Superior Presencial e EaD.

3.4 Educação Superior Tecnológica.

Capítulo 4 – Profissionais da Educação Brasileira.

4.1 Lei 9.394/96 – Dos Profissionais da Educação.

4.2 A valorização dos profissionais da educação nas Conferências Nacionais de Educação.

4.3 A valorização dos profissionais da educação no Plano Nacional de Educação.

4.4 A formação de professores para a Educação Básica.

Capítulo 5 – Direito Educacional e o Direito à Educação.

5.1 Direito Educacional: legislação e princípios educacionais.

5.2 Direito a Educação e a Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro.

5.3 Políticas Públicas Educacionais.

5.4 Direito a cotas no Sistema de Ensino Brasileiro.

 

Profa. Msc. Rose Cristiani Franco Seco Liston – http://lattes.cnpq.br/6787261000733594

Profa. Esp. Raimunda Farias da Ponte Neta de Lima –  http://lattes.cnpq.br/4082384918402692

Capítulo 1: Contextualização teórica da aprendizagem

1.1 – As teorias da aprendizagem

1.2 – As inteligências múltiplas de Gardner

1.3 – Taxonomia de Bloom

Capítulo 2: Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas

1.1 – O professor e o plano de aula inovador

1.2 – Instrumentos de avaliação

1.3 – Metodologias ativas e suas características

Capítulo 3: Estratégias iniciais de metodologias ativas

1.1 – Seminários

1.2 – Mapas conceituais

1.3 – Estudos de casos

1.4 – Simulações

Capítulo 4: Estratégias intermediárias de metodologias ativas

1.1 – Aprendizagem entre pares (Peer Instruction)

1.2 – Aprendizagem baseada em problemas

1.3 – Aprendizagem baseada em projetos

1.4 – Desing Thinking

Capítulo 5: Estratégias avanças de metodologias ativas

1.1 – Jogos pedagógicos

1.2 – Sala de aula invertida (Flipped classroom)

1.3 – Sistemas adaptativos

Profa. Msc. Katiucia Oliskovicz – http://lattes.cnpq.br/3776906074963739

Profa. Dra. Daiani Damm Tonetto Riedner – http://lattes.cnpq.br/1670431428473099

Profissionais graduados nas áreas de saúde em suas diversas atuações.

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