Dos 1.000 pacientes, cerca de 740 casos foram tratados com tecnologias IMRT ou VMAT, em diferentes tipos de tumores, como próstata, mama, colo de útero, pulmão, etc. Os outros 260 pacientes foram tratados com Radiocirurgia ou Radioterapia Estereotáxica Fracionada, exclusivamente em tumores de Sistema Nervoso Central, ou seja, tumores cerebrais.
A alta tecnologia em radioterapia consiste em tratamentos capazes de concentrar e até aumentar as doses de radiação nos tumores e reduzir drasticamente as doses em regiões sadias próximas. Portanto, o equipamento moderno utilizado na Uopeccan consegue aumentar o controle local da doença ao mesmo tempo em que reduz as chances de efeitos colaterais.
Segundo a médica radioterapeuta Vanessa Ishisato Mercante, as tecnologias oferecidas na Uopeccan ainda são muito escassas no Brasil. “Ainda são poucos os serviços que dispõe dessas tecnologias para oferecer à população. O que oferecemos aqui está bem equiparado com os principais centros de radioterapia do Brasil e do mundo. Nossos pacientes podem receber o melhor tratamento aqui em Cascavel. Isso é um privilégio”.
A equipe multidisciplinar envolve profissionais diversos, entre eles, médicos radioterapeutas, físicos médicos, dosimetrista, equipe de enfermagem e técnicos de radioterapia, além de contar com a equipe de nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia
“Uma grande equipe, especializada para oferecer o melhor para cada paciente. Atingimos este número importante, mas a alta qualidade do tratamento realizado é o que mais importa. Isso nos coloca entre os grandes serviços de radioterapia do Brasil”, afirma o físico médico Gustavo Simonetti.
O serviço divulgou ainda outro número importante. O total de pacientes tratados considerando também a tecnologia Conformacional em 3 Dimensões, já são 4.500 casos nos últimos 10 anos, sendo 3.000 apenas após o início da operação do novo equipamento em 2014, reflexo do aumento da capacidade instalada.
VEJA TAMBÉM
Ler Tudo
Medicina nuclear: utilização e diferenças com a radiologia

Como a inovação no diagnóstico pode transformar o acesso aos cuidados de saúde

Como a IA pode aprimorar diagnósticos por imagem

PL 2012 nº 3661: Presidente Sinclair e os Avanços e Limitações na Regulamentação das Profissõ...

Dieta e câncer de próstata: o poder transformador da nutrição

Governo do Estado lança mutirão de mamografias no mês da Mulher

Entidades pedem ampliação da mamografia de rastreio

SUS abre mais de 600 vagas para profissionais de saúde que desejam atuar com a população indígen...

Médica baiana assina dois trabalhos científicos no Congresso Anual da Sociedade de Radiologia que...

Novas diretrizes redefinem o papel da tomografia e ressonância magnética na cardiologia

Publicação destaca avanços no diagnóstico de câncer retal com ressonância magnética
