

MBA em Criatividade e Design Estratégico
Objetivos do curso
GERAL:
Formar profissionais especializados em Criatividade e Design Estratégico, com conhecimento específico para atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as especificidades do contexto da Criatividade e do Design Estratégico;
- Formar profissionais para enfrentar os desafios inerentes à Gestão focado em Criatividade e Design Estratégico;
- Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva;
- Oferecer conhecimento verticalizados sobre os temas inerentes aos desafios contemporâneos da Criatividade e do Design Estratégico, de modo que os profissionais possam responder às demandas inerentes a própria sociedade;
- Pensar a Criatividade e Design Estratégico, como ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de gestão.
INVESTIMENTO


-
Carga horária
O curso tem carga
horária de 420h. -
Certificação
Ao final do curso você receberá seu certificado. -
Acessibilidade
Assista as aulas de qualquer dispositivo. -
Disponibilidade
Tempo de acesso é deImediato ao realizar a inscrição.
Capítulo 1: Recursos
1.1 Recursos Materiais
1.2 Recursos Humanos
1.3 Recursos Tecnológicos
1.4 Recursos Financeiros
Capítulo 2: A Gestão dos Recursos nas Organizações
2.1 Funções Organizacionais
2.2 Níveis Organizacionais
Capítulo 3: Planejamento
3.1 Objetivo
3.2 Plano
3.3 Organização
Capítulo 4: Direção
4.1 Liderar
4.2 Coordenar
Capítulo 5: Controle
5.1 Parâmetros de Desempenho
5.2 Medidas Corretivas
Unidade 1 – Mindset
1.1 – O que não é criatividade
1.2 – O que é criatividade
1.3 – Mitos da criatividade.
1.4 – Cobertor com mangas!
Unidade 2 – A Gestão do Pensamento
2.1 – A relação homem, trabalho e criatividade
2.2 – Transformando pensamentos abstratos em ideias práticas
2.2 – Pensamento difuso
2.3 – Pensamento Objetivo
2.4 – Coma tudo e receba uma geladeira!
Unidade 3 – Os Bloqueios Criativos
3.1 – Tipos de bloqueios criativos
3.2 – Junte duas coisas e as transforme em uma!
Unidade 4 – Fases do Processo Criativo
4.1 – O Explorador
4.2 – O Artista
4.3 – O Juiz
4.4 – O guerreiro
Unidade 5 – Cultura Criativa
5.1 – Criatividade nas organizações
5.2 – O perfil de uma organização Criativa
5.3 – Estabelecendo cultura Criativa na organização
5.4 – Atitudes criativas para uma cultura saldável
5.5 – Resolução Criativa de Problemas
5.6 – A Qualidade das Perguntas que fazemos
5.7 – O Brainstorm
5.8 – Estímulos para uma rotina criativa.
Capítulo 01: Fundamentos e definições de Marketing.
1.1 Definição de marketing.
1.2 Origem do marketing.
1.3 Composto de marketing.
1.4 Plano de marketing.
Capítulo 02: Comportamento do consumidor.
2.1 Marketing e consumo.
2.2 Ambiente de marketing.
2.3 Quem é o consumidor.
2.4 Vender ou atender.
Capítulo 03: Inovação em Marketing.
3.1 Marketing digital.
3.2 Marketing 4.0.
3.3 Tendências em Marketing.
3.4 Profissional do Futuro.
Capítulo 04: Marketing e serviços.
4.1 Branding.
4.2 Ciclo de vida dos produtos.
4.3 Marketing Esportivo.
4.4 Experiência de consumo
Capítulo 05: Inteligência de mercado.
5.1 Análise de mercado.
5.2 Marketing e oportunidades.
5.3 Estratégias comerciais.
5.4 Gestão de negócios
1 Conceitos Essenciais
1.1 Felicidade
1.2 Felicidade e realização, uma construção consciente
2 A felicidade e suas intersecções com o trabalho
3 Possibilidades de ser feliz nas organizações
3.1 As relações entre o fazer e a felicidade
4 Felicidade: autorealização e motivação no trabalho
5 Automotivação: a consciência de si mesmo em ação
Capítulo 1: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: CONCEITOS E TEORIAS
1.1 Definições do comportamento do consumidor
1.2 A importância do estudo do comportamento do consumidor
1.3 A Evolução da abordagem do Comportamento do Consumidor
1.4 O estudo do consumidor e a estratégia de negócios
Capítulo 2: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR
2.1 Estágios do processo de Decisão de compra
2.1.1 PRÉ-COMPRA: Reconhecimento da Necessidade; Busca de Informações; Avaliação das Alternativas
2.1.2 COMPRA: Decisão de Compra
2.1.3 PÓS-COMPRA: Consumo e avaliação
Capítulo 3: FATORES INDIVIDUAIS DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
3.1 Fatores demográficos
3.2 Fatores psicográficos
3.3 Fatores de personalidade
3.4 Fatores motivacionais do consumidor
3.5 Conhecimento do consumidor
3.6 Crenças e sentimentos do consumidor
Capítulo 4: FATORES SOCIOCULTURAIS INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
4.1 Fatores culturais, Fatores étnicos e Classe social
4.2 Relações familiares
4.3 Grupos de referência
Capítulo 5: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL
5.1 O consumidor organizacional
5.2 Processo de decisão de compra organizacional
5.3 Fatores que influenciam os compradores organizacionais
Capítulo 1: Linguagem
1.1 Matrizes da linguagem e evolução dos gêneros discursivos
1.2 Noções gerais sobre gênero discursivo midiático
Capítulo 2: Mídias Digitais
2.1 Mídias digitais e as fronteiras instáveis entre gêneros midiáticos
2.2 Análise de gêneros discursivos híbridos
Capítulo 3: Convergência Midiática
3.1 Convergȇncia midiȧtica e as suas implicações no ȃmbito de gȇneros discursivos hídridos
3.2 Novas experiȇncias de gȇneros em ambiente digital
Capítulo 4: Semiótica
4.1 Noções introdutórias à Semiótica
4.2 Caracterização e invariȃncias genéricas sob a luz da Semiótica
Capítulo 5: Letramento Digital
5.1 Letramento digital e os desafios do ensino de gêneros discursivos midiáticos
5.2 Letramento digital na escola: um estudo de caso
Capítulo 1: Conceitos de Comunicação;
1.1 Comunicação Empresarial;
1.2 Processo de comunicação;
1.3 Modelos de comunicação: AIDA;
1.4 Ferramentas de Comunicação
Capítulo 2: Estratégias em Comunicação;
2.1 Conceito de estratégia;
2.2 Visão estratégica;
2.3 A comunicação com olhar estratégico
Capítulo 3: Storytelling:
3.1 Conceito storytelling;
3.2 Arquétipos e significados no storytelling
Capítulo 4: Aplicações do Storytelling;
4.1 Storytelling na Educação;
4.2 Storytelling nos ambientes corporativos;
4.3 Storytelling na carreira profissional
Capítulo 5: Transmedia Storytelling;
5.1 Narrativa transmídia;
5.2 Comunicação ubíqua e cultura da participação;
5.3 Transmídia e suas aplicações: Redes sociais, fanfiction, cinema, cultura digital, games, quadrinos e séries televisivas
Capítulo 1. Gestão da mudança: uma visão geral
1.1 Conceitos, Reflexões e Perspectivas;
1.2 Aspectos de cultura organizacional como facilitadores na mudança: um estudo multicaso;
1.3 Motivações para a mudança
Capítulo 2. Planejamento da Mudança
2.1 Preparação e Gerenciamento da Mudança no Plano Empresarial;
2.2 Realizando um Plano de Mudança;
2.3 Reforçando a mudança: O que mudar, por que mudar e como mudar?
Capítulo 3. Gestão de Riscos na Mudança
3.1 Assunção de Riscos;
3.2 Líderes e Facilitadores da Mudança;
3.3 O efeito geracional e suas relações na contemporaneidade
Capítulo 4. Resistência á mudança: Orientação para Resultados ou Desenvolvimento da equipe?
4.1 Análise SWOT no campo pessoal e profissional;
4.2 Variáveis de mudança e sua relação com o clima organizacional;
4.3 Competências e suas caraterísticas
Capítulo 5. Mudança e Inovação: um caminho sem volta
5.1 Mecanismos de Vigilância;
5.2 A Era da re(aprendizagem);
5.3 Desafios Presentes
Capítulo 1. Teoria e Prática do Design
1.1 Pra que serve o Design
1.2 História do Design
1.3 Design como ferramenta de Inovação
Capítulo 2. Consumo e Análise de Tendências
2.1 Antropologia do Consumo
2.2 Consumo de Experiência vs. Experiência de Consumo
2.3 Ferramentas investigação do comportamento
Capítulo 3. Design Thinking
3.1 Fundamentos da ferramenta
3.2 Métodos e processos de criação
3.3 Ideação e Prototipagem de ideias
Capítulo 4. Metodologia de Pesquisa em Design
4.1 Ferramentas de Pesquisa em Design
4.2 Metodologia Científica da ferramenta Design como gerador de soluções inovadoras
4.3 Geração de Alternativas
Capítulo 5. Processos de Criação em Design
5.1 Conceito de Criatividade
5.2 Análise e desenvolvimento do partido adotado
5.3 Detalhamento do projeto
5.3 Prototipagem e validação
Capítulo 1: Tipografia
1.1 Contextualização
1.2 Anatomia dos tipos
1.3 Classificação
1.4 Ajustes tipográficos
Capítulo 2: Imagens
1.1 Tipos de imagens
1.2 Manipulando imagens
Capítulo 3: Cor
1.1 Introdução a cor
1.2 Harmonia de cores
1.3 Cores na impressão
1.4 Controlando as cores
Capítulo 4: Layout
1.1 Layout
1.2 Grids
Capítulo 5: Métodos de impressão
1.1 Formatos gráficos
1.2 Tipos de acabamentos
1.3 Fechando o arquivo para impressão
Profissionais graduados nas áreas de administração e afins (Administradores, Contadores, Tecnólogos em Logística), Comunicação Social, Design Industrial, Arquitetura, Design de Interiores e demais interessados em
Criatividade e Design Estratégico.