MBA em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição

Objetivos do curso

GERAL: Formar profissionais especializados em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, com conhecimento multidisciplinar para atuar nas diversas demandas na área.

 

ESPECÍFICOS

  • Conhecer as especificidades da Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.
  • Formar profissionais para enfrentar os desafios inerente à Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição no cenário brasileiro.
  • Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva.
  • Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade do setor, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
  • Desenvolver o foco de atuação do profissional de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

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Princípios de Liderança e Gestão de Equipes

Unidade 1 – Liderança. 1.1 Conceito de liderança. 1.2 Teorias da Liderança. 1.3 Liderança: Características e Habilidades. 1.4 Liderança e poder. 1.5 Liderança Transacional x Transformacional.

Unidade 2 – Administração e Liderança. 2.1 Relação entre Administração e Lideranças.

Unidade 3 – Conflitos. 3.1 Liderança e conflitos. 3.2 Liderança e Negociação. 3.3 Mediação e liderança. 3.4 Conflitos na Coordenação.

Unidade 4 – Grupos e Equipes. 4.1 Liderança X Grupos e Equipes. 4.2 Habilidades para o trabalho em equipe. 4.3 Liderança: Equipe de Alta Performance. 4.4 Liderança: Indicadores de desempenho.

Unidade 5 – Mentoring. 5.1 Liderança e Mentoring. 5.2 Liderança e Coaching. 5.3 Relações entre Empowerment e Liderança.

Cultura e Clima organizacional

Unidade 1 – Cultura e Organização. 1.1 Conceito de cultura. 1.2 Cultura organizacional. 1.3 Função da cultura organizacional. 1.4 Caso prático: Como a lego se reergueu restaurando a mentalidade do seu fundador.

Unidade 2 – Culturas Organizacionais. 2.1 Como se formam as culturas organizacionais. 2.2 Elementos da cultura organizacional. 2.3 Como transformar uma cultura organizacional. 2.4 Cultura x clima organizacional. 2.5 Texto complementar: dicas para fortalecer a sua cultura organizacional.

Unidade 3 – Clima Organizacional. 3.1 Conceito de clima organizacional. 3.2 Tipos de clima. 3.3 Fatores de desenvolvimento do clima organizacional. 3.4 Diagnóstico de clima organizacional. 3.5 Texto complementar: Clima organizacional – O poder do ambiente sobre a produtividade.

Unidade 4 – Pesquisa de Clima e Satisfação no Trabalho. 4.1 Pesquisa de clima organizacional. 4.2 O que pesquisar. 4.3. Etapas da pesquisa de clima organizacional. 4.4. Resultados da pesquisa de clima organizacional. 4.5 Modelo de identificação de fatores/critérios a serem considerados para elaboração do questionário de pesquisa de clima organizacional. 4.6 Modelo de identificação de fatores/critérios a serem considerados para elaboração do questionário de pesquisa de clima organizacional. 4.7 Modelo de questionário para pesquisa de clima organizacional.

Unidade 5 – Gestão Estratégica de Pessoas. 5.1. Pesquisa de clima e gestão estratégica de pessoas. 5.2 Gestão do clima organizacional. 5.3 Desafios da mudança organizacional. 5.4 Texto complementar: Mudança organizacional: 8 passos para uma gestão de sucesso.

Comportamento Profissional dentro das Organizações

Unidade 1 – Conceito de comportamento organizacional. 1.1 Fundamentos históricos da relação do homem com o trabalho.

Unidade 2 – O indivíduo na organização. 2.1 O ser humano. 2.2 O homem e o trabalho. 2.3 Atitude / Valores.

Unidade 3 – Motivação. 3.1 Conceitos básicos de motivação. 3.2 Motivação intrínseca x motivação extrínseca. 3.3 Principais teorias motivacionais.

Unidade 4 – Comunicação. 4.1 O processo de comunicação. 4.2 Comunicação e tecnologia da informação. 4.3 Canais organizacionais de comunicação.

Unidade 5 – O conflito nas organizações. 5.1 Estresse no trabalho. 5.2 O bem-estar nas organizações. 5.3 Resistência à mudança.

Profa. Ma. Mônica Ferreira Satolani Borges – http://lattes.cnpq.br/8236894206650249

Profa. Esp. Luciana Espindola Rezende – http://lattes.cnpq.br/9863720786394998

Profa. Ma. Mônica Ferreira Satolani Borges – http://lattes.cnpq.br/8236894206650249

Fundamentos do Planejamento Estratégico

Unidade 1 – Fundamentos e Conceitos do Planejamento Estratégico. 1.1 Planejamento Estratégico: Conceitos. 1.2 Processos e Fundamentos do Planejamento Estratégico. 1.3 Metodologias estruturantes do Planejamento Estratégico.

Unidade 2 – Valores, Missão e Visão. 2.1 contextualizando e construindo VALORES. 2.2 Diagnosticando e construindo a MISSÃO. 2.3 Formulação e operacionalização da VISÃO.

Unidade 3 – Análises Estratégicas. 3.1 Análise e formulação de estratégias. 3.2 Análise de oportunidades e pontos fortes. 3.3 Análise de ameaças e fraquezas.

Unidade 4 – Ações Estratégicas. 4.1. Mapeando estratégias. 4.2 Plano Estratégico. 4.3. Administrando o Planejamento Estratégico.

Unidade 5 – Planejamento estratégico. 5.1 Transversalidade do Planejamento Estratégico. 5.2 Metas: Idealizando ações estratégicas. 5.3. Planejar para o sucesso depende de você.

Fundamentos do Plano de Negócios

Unidade 1 – Empreendedorismo. 1.1 Comportamento Empreendedor. 1.2 Capacidade Colaborativa e orientação para resultados. 1.3 Economia de Mercado e Empreendedorismo.

Unidade 2 – Intraempreendedorismo. 2.1 Diagnóstico e classificação jurídica dos tipos de empresas e negócios. 2.2 Formas de parcerias empresariais: franschising, terceirização, cooperativas, associações.

Unidade 3 – Negócios. 3.1 Etapas e mapeamento de um negócio. 3.2 Análise e definição de um negócio. 3.3 Monitoramento e Avaliação de um negócio.

Unidade 4 – Marketing para Negócios. 4.1 Plano Estratégico. 4.2. Administração e liderança.

Unidade 5 – Plano de Negócios. 5.1 Elaborando um Plano de Negócio. 5.2 Metas: Idealizando ações do negócio. 5.2. Identificando oportunidades de negócios

Planejamento e Análise de Mercado

UNIDADE 1: 1.1 Conceitos e contextualização de planejamento. 1.2 Análise de cenários. 1.3 Conhecendo o mercado.

UNIDADE 2: 2.1 Conhecendo e analisando stakeholders. 2.2 Diagnóstico e análise do ambiente. 2.3 Fundamentos e análises estratégicas.

UNIDADE 3: 3.1 Contextualizando cenários do mercado. 3.2 Aproveitando oportunidades e pontos fortes. 3.3 Desafiando ameaças e pontos fracos.

UNIDADE 4: 4.1 Implementação de sistemas de informação estratégica. 4.2 Plano Estratégico. 4.3 Compreendendo estratégias para crises.

UNIDADE 5: 5.1 Concebendo alianças mercadológicas. 5.2 Formulando agendas transversais sob a ótica da estratégia. 5.3 Inovando com o mercado.

Profa. Esp. Fernanda da Silva Bentasol – http://lattes.cnpq.br/5397379805855534

Produção de Conteúdo em Marketing

Capítulo 1. Marketing de conteúdo. 1.1 Introdução ao marketing de conteúdo. 1.2 Elaboração de um plano de marketing.

Capítulo 2. Linha editorial e calendário de conteúdo. 2.1 Criação de uma linha editorial. 2.2 Criação de um calendário editorial.

Capítulo 3. Produção de conteúdo em imagem e texto para redes sociais. 3.1 Blog. 3.2 Facebook. 3.3 Instagram.

Capítulo 4. Produção de conteúdo em vídeo para redes sociais. 4.1 YouTube. 4.2 Instagram. 4.3 Facebook. 4.4 Twitter. 4.5 LinkedIn. 4.6 TikTok.

Capítulo 5. Aumentando o alcance orgânico nas redes sociais. 5.1 Facebook. 5.2 Instagram. 5.3 Conteúdos virais.

Gestão de Redes Sociais

Capítulo 1: Conceituando Gestão de Redes Sociais. 1.1 O que é gestão? 1.2 Marketing Digital: saiba o que é. 1.3 Rede Social X Mídia Social.

Capítulo 2: O Planejamento de Redes Sociais. 2.1 Planejamento: conceitos gerais. 2.2 O uso do planejamento para uma rede social. 2.3 Tipos de redes sociais.

Capítulo 3: Análise de oportunidades das Redes Sociais. 3.1 As principais redes sociais da atualidade. 3.2 Estratégias de crescimento para as redes sociais. 3.3 Ações de marketing para as redes sociais.

Capítulo 4: Definição e escolha da Rede Social. 4.1 Qual é o objetivo da sua rede social? 4.2 Promoção de vendas nas redes sociais. 4.3 Consumismo e privacidade nas redes sociais.

Capítulo 5: Avaliação de Rede Social. 5.1 Alguns critérios de avaliação de rede social. 5.2 Formas de monitoramento de rede social. 5.3 Big Data como estratégia de redes sociais.

Comunicação Empresarial, Cerimonial e Eventos

Unidade 1 – Panoramas da comunicação corporativa: desafios e oportunidades. 1.1 O fator reputação. 1.2 Um pouco de história. 1.3 Mercado de trabalho e possibilidades de atuação. 1.4 Perfil profissional, habilidades e competências para se destacar nesse setor.

Unidade 2 – Planejamento Estratégico. 2.1 Planejamento estratégico em comunicação empresarial. 2.2 Áreas, equipes e fluxo de comunicação em uma empresa. 2.3 Localização da comunicação na empresa. 2.4 Métrica e mensuração de resultados em comunicação corporativa.

Unidade 3 – Cerimonial e Protocolo. 3.1 Noções básicas de cerimonial e protocolo corporativo. 3.2 Cerimonial público e relações institucionais.

Unidade 4 – Planejamento de Evento. 4.1 Conceitos básicos de organização e planejamento de evento corporativo. 4.2 Tipos de eventos.

Unidade 5 – Prática Profissional. 5.1 Atividade prática em comunicação empresarial. 5.2 Atividade prática em cerimonial. 5.3 Atividade prática em eventos.

Profa. Ma. Ara de Andrade Martins – http://lattes.cnpq.br/8621097662264577

Prof. Ma. Ivanir Casagranda – http://lattes.cnpq.br/7820000637478550

Prof. Renato Martins de Lima – http://lattes.cnpq.br/9908872360427881

Planejamento de Investimentos

Unidade 1 – Planejamento de Investimento Pessoal: plano de vida e carreira. 1.1. PEP – Planejamento Estratégico Pessoal. 1.2. Trabalho, educação e formação profissional. 1.3. Finanças pessoais.

Unidade 2 – Planejamento de Investimento Empresarial: nível estratégico. 2.1. Análise e Simulação de Cenários econômico-financeiros para investimentos. 2.2. Ferramentas de análise. 2.3. Entendendo o mercado financeiro.

Unidade 3 – Planejamento de Investimento Empresarial: nível tático e operacional. 3.1. Orçamento empresarial. 3.2. Orçamento operacional. 3.3. Orçamento financeiro.

Unidade 4 – Planejamento de Investimento de Capital. 4.1.Tipos de investimento de capital. 4.2.Tipos de projetos de investimento de capital. 4.3.Técnicas de análise de investimento de capital.

Unidade 5 – Planejamento de Investimento Estatal. 5.1. O processo orçamentário das empresas estatais. 5.2. O Orçamento de investimentos das empresas estatais federais. 5.3. O Programa de Dispêndios Globais.

Análise de Cenários Financeiros

Unidade 1 – DEFINIÇÃO DE CENÁRIOS. 1.1 Introdução. 1.2 O que define um cenário. 1.3 Maneiras de identificar um cenário.

Unidade 2 – CENÁRIOS E O AMBIENTE EXTERNO. 2.1 Introdução. 2.2 Elementos do ambiente externo. 2.3 Posicionamento da organização no mercado.

Unidade 3 – TIPOS DE CENÁRIOS. 3.1 Introdução. 3.2 Identificação dos cenários e suas características. 3.3 Relação entre os tipos de cenários. 3.4 Variáveis que influenciam nos cenários.

Unidade 4 – CENÁRIOS FINANCEIROS E SUAS IMPLICAÇÕES. 4.1 Introdução. 4.2 Funções financeiras. 4.3 Mercado financeiro no Brasil.

Unidade 5 – UTILIZAÇÃO DO CENÁRIO FINANCEIRO COMO VANTAGEM COMPETITIVA. 5.1 Introdução. 5.2 Decisões sobre os resultados. 5.3 Administração financeira com ética.

Matemática Financeira

Unidade 1 – A relação existente entre dinheiro e tempo. 1.1 Valor temporal. 1.2 Os equalizadores da relação dinheiro x tempo. 1.3 Terminologia da matemática financeira.

Unidade 2 – Aplicação prática dos juros. 2.1 Juros simples. 2.2 Juros Compostos. 2.3 Taxa de juros – Equalizando a relação dinheiro x tempo.

Unidade 3 – Calculando o valor do dinheiro no tempo. 3.1 Valor presente. 3.2 Valor futuro. 3.3 Vantagens e desvantagens no cálculo do fluxo de caixa. 3.4 Processo decisório em finanças.

Unidade 4 – Sistemas de amortização. 4.1 Coeficiente de financiamento. 4.2 Amortização pelo sistema Price. 4.3 Amortização pelo sistema SAC. 4.4 Comparação entre Price e SAC. 4.5 Casos especiais de amortização.

Unidade 5 – Operações financeiras de mercado. 5.1 Indicadores financeiros. 5.2 Descontos.

Prof. Esp. Josie Lima Peres – http://lattes.cnpq.br/4218251446665895

Profa. Dra. Yasmin Gomes Casagranda – http://lattes.cnpq.br/4888412515903604

Prof. Esp. Paulo Planez Diniz – http://lattes.cnpq.br/7402288511168331

Capítulo 1. Restauração. 1.1 Conceito e origem da restauração. 1.2 Tipos de restaurantes. 1.3 Tipos de cozinha. 1.4 Tipos de serviço.

Capítulo 2. Planejamento. 2.1 Planejamento nos serviços de alimentação. 2.2 Gerenciamento de custos. 2.3 Tipos e classificação de custos. 2.4 Centro de custos e margem de contribuição

Capítulo 3. Formação de preços nos serviços de alimentação. 3.1 Métodos empíricos ou informais. 3.2 Métodos científicos ou formais. 3.3 Formação do Mark-up. 3.4 Demonstração do Resultado.

Capítulo 4. Planejamento de cardápios. 4.1 Objetivos e fatores no planejamento de cardápios. 4.2 Composição e termos técnicos. 4.3 Ficha técnica de produção. 4.4 Indicadores de produção. 4.5 Desenvolvimento de cardápios.

Capítulo 5. Engenharia de cardápios. 5.1 Conceitos e história. 5.2 Modelos e métodos. 5.3 Método Smith-Kasavanas – (menu-engineering). 5.4 Aplicação do método nos serviços de alimentação.

Profa. Esp. Rosa Maria Landim Gomes Justi – http://lattes.cnpq.br/4872594066211120

Técnicas de Vendas

Capítulo 1: Técnicas de Negociação e Vendas – Conceitos Introdutórios. 1.1 O Profissional de Vendas. 1.2 O Comércio e o Profissional da Área de Vendas. 1.3 Identificando o Cliente.

Capítulo 2: Você Conhece o Seu Produto? 2.1 Conceito de Produto e Serviço. 2.2 Características do Produto, Benefícios e Diferencial Competitivo no Mercado. 2.3 Benefícios oferecidos ao Cliente. 2.4 Ficha de análise de um produto.

Capítulo 3: Ferramentas do Profissional de Vendas. 3.1 Elaboração de Perguntas. 3.2 Pergunta Abertas e Pergunta Fechadas. 3.3 Pergunta Reflexiva, Pergunta Benefício, Pergunta Teste. 3.4 Evitando as Generalizações.

Capítulo 4: Fases de Vendas. 4.1 Prospecção de Clientes. 4.2 Abordagem ao Cliente e Identificação das Suas Necessidades. 4.3 Encantando o Cliente e Concretização da Venda. 4.4 Pós-Venda e Manutenção de Clientes.

Capítulo 5: Liderança de Equipes de Venda. 5.1 Conceito de Líder. 5.2 Definindo Objetivos e Metas. 5.3 Motivação de Equipes. 5.4 Habilidades para liderar uma Equipe de Vendas

Atendimento ao Público

  1. Contextualização: 1.1 O papel do profissional de atendimento; 1.2 Tipos de Atendimento – Presencial e/ou on-line; 1.3 Quem é meu cliente?
  2. Gestão da Qualidade: 2.1 Tratar bem ou atender bem?; 2.2 Os erros mais comuns no atendimento; 2.3 Satisfação do cliente: Uma vantagem competitiva
  3. Marketing de Relacionamento: 3.1 Agregando valor ao negócio: melhorando a comunicação com o cliente; 3.2 O impacto das redes sociais e da tecnologia no atendimento; 3.3 Gerenciando o Relacionamento com o Cliente; 3.4 Estratégias de Fidelização
  4. Excelência no Atendimento e Satisfação do cliente: 4.1 Pesquisa de Satisfação: Conhecendo o meu atendimento; 4.2 Como lidar e tratar as reclamações?; 4.3 Satisfação do cliente – Como medir?; 4.4 Além da Expectativa: excelência no atendimento
  5. Competências para atendimento ao público: 5.1 Apresentação Pessoal e Postura no Atendimento; 5.2 Motivação para Servir; 5.3 Competências Interpessoais; 5.4 Ambientes colaborativos para o atendimento ao público

 

Videoaulas de Técnicas de Vendas.

Profa. Dra. Laura Aparecida dos Santos Gomes – http://lattes.cnpq.br/3241927311779882

Profa. Esp. Layla Sá Rocha – http://lattes.cnpq.br/8748346187544241

Prof. Esp. Josué Rodrigues dos Anjos Júnior – http://lattes.cnpq.br/4152688786633560

Profa. Esp. Rosa Maria Landim Gomes Justi – http://lattes.cnpq.br/4872594066211120

Capítulo 1- Aplicações de Consultoria e Assessoria. 1.1 Conceito de Consultoria e o trabalho do profissional. 1.2 Conceito de Assessoria e o trabalho do profissional. 1.3 Aspectos Legais da Consultoria e a Lei de Prestação de Serviços.

Capítulo 2- Diagnóstico. 2.1 Histórico e fatos que influenciam resultados. 2.2 Situação atual e necessidades. 2.3 Análise da situação (Matrizes).

Capítulo 3- Plano de Ação. 3.1 O que é o plano de ação e suas aplicações e finalidades. 3.2 Construindo o plano de ação. 3.3 Aplicando e controlando o plano de ação.

Capítulo 4- Métricas e Indicadores. 4.1 Como definir métricas e indicadores. 4.2 Como controlar as métricas. 4.3 Como analisar os indicadores.

Capítulo 5- A venda da consultoria e assessoria. 5.1 Definindo mercado de atuação. 5.2 Captando lead e prospectando clientes. 5.3 Contrato de prestação de serviço.

Prof. Esp. Josué Rodrigues dos Anjos Júnior – http://lattes.cnpq.br/4152688786633560

Capítulo 1. Gastronomia. 1.1 Gastronomia no Brasil e no mundo. 1.2 Profissionalização da gastronomia. 1.3 Principais áreas de atuação na gastronomia. 1.4 Tipos de restaurante x tipos de cozinha.

Capítulo 2. Nutrição Básica na gastronomia. 2.1 Boas práticas de manipulação. 2.2 Classificação dos alimentos: carnes, legumes, açúcares e farinhas. 2.3 Alterações físicos/químicas nos processos de cozinha. 2.4 Matéria-prima x fornecedores.

Capítulo 3. Planejamento de cardápios. 3.1 Ficha técnica de produção. 3.2 Desenvolvimento de cardápios cíclicos. 3.3 Gestão de cardápios. 3.4 Gestão de matéria prima e estoque.

Capítulo 4. Práticas gastronômicas 1. 4.1 Equipamentos e utensílios. 4.2 Cortes de carnes. 4.3 Cortes de legumes e verduras. 4.4 Métodos de cocção. 4.5 Molhos e fundos.

Capítulo 5. Práticas gastronômicas 2. 5.1 Processos de produção. 5.2 Decoração de pratos. 5.3 Gastronomia regional. 5.4 Gastronomia mineira. 5.5 Gastronomia européia em nossas raízes.

Profa. Esp. Rosa Maria Landim Gomes Justi – http://lattes.cnpq.br/4872594066211120

CAPÍTULO 1 – ADMINISTRAÇÃO DE UAN E SEUS FUNDAMENTOS. 1.1 – Introdução à administração de UAN. 1.2 – O Processo administrativo. 1.3 – Mercado de Alimentação Coletiva. 1.4 – Planejamento de cardápio.

CAPÍTULO 2- PLANEJAMENTO FÍSICO- FUNCIONAL DE UAN. 2.1- Operação da unidade de alimentação e nutrição. 2.2- Setores de operação. 2.3 – Aspectos físicos. 2.4 – Dimensionamento das áreas e setores.

CAPÍTULO 3 – ORGANIZAÇÃO DE PESSOAL NA UAN. 3.1 – Contratação e treinamento. 3.2 – Métodos para cálculo de pessoal. 3.3 – Saúde e Segurança no trabalho. 3.4 – Legislação Trabalhista.

CAPÍTULO 4 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO. 4.1 – Planejamento e controle de Produção. 4.2 – Programação e controle. 4.3 – Princípios operativos da produção.

CAPÍTULO 5 – SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. 5.1 – Acidente de Trabalho e Normas. 5.2 – Legislação trabalhista.

Profa. Ma. Fiorela Faria Milanesi Jorge Warde – http://lattes.cnpq.br/4817430152877722

Disciplina abordará sobre o planejamento de áreas dentro da UAN para mitigar e evitar situações de risco e de emergências. Também trará a legislação pertinente a gestão de riscos e emergências em UAN.

Profissionais graduados em nutrição e áreas afins, com foco na atuação de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

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