04 Dicas de como melhorar o atendimento ao paciente

04 Dicas de como melhorar o atendimento ao paciente.

É importante estar sempre atento ao modo como o atendimento ao paciente na sua clínica é feito. Afinal, você está lidando com a saúde e com a vida das pessoas. De fato, então, essa medida deve ser uma das grandes prioridades em qualquer estabelecimento médico.

Esse é o grande ponto-chave para que você consiga aumentar a reputação do seu negócio e melhorar os resultados, além de ser um cuidado que contribui para entregar uma boa experiência ao cliente, pois influencia diretamente o processo de conquista e a fidelização.

Quer saber como colocar isso em prática? Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode melhorar o atendimento aos seus pacientes. Boa leitura!

1. Providencie o treinamento e o alinhamento da equipe

A equipe deve passar por um procedimento de treinamento e de capacitação para que seja capaz de prestar um atendimento de qualidade para os pacientes, além de ter uma postura adequada e ética. Nesse sentido, é essencial criar uma política de atendimento que esteja alinhada com os objetivos e com a missão da clínica.

Desse modo, fica mais fácil fazer o alinhamento dos colaboradores com os propósitos do negócio. Esse treinamento deve abranger todos os funcionários, desde a secretária, que atua na sala da recepção, passando pelo pessoal da limpeza, até chegar aos enfermeiros e aos demais profissionais da saúde.

 

 

2. Incentive os retornos e feedbacks

Ouvir o paciente e saber o que ele achou do serviço prestado é uma ótima estratégia para saber o que o agradou, bem como para tomar conhecimento daquilo que deixou a desejar e que deve ser melhorado. Nesse sentido, a pesquisa de opinião pode dar bastante certo.

Trata-se de uma forma de obter feedbacks certeiros e que correspondem à realidade da sua clínica. Ninguém melhor do que os próprios pacientes para o apontamento dos pontos positivos e negativos do atendimento.

É importante trazer elementos de avaliação realmente relevantes, como o desempenho técnico dos profissionais, a forma de recepção, o tempo de espera, a facilidade de acesso, a qualidade dos equipamentos, o atendimento humanizado etc.

3. Pesquise sobre os seus pacientes

Você precisa conhecer quem é o seu público. Somente assim, terá condições efetivas de aprimorar a qualidade do atendimento de modo a proporcionar uma boa experiência para os pacientes. Para isso, deve solicitar o preenchimento de formulários e conversar com eles.

Assim, fica mais fácil saber qual é o perfil e qual é o comportamento desse público-alvo, as suas necessidades, os objetivos e os anseios e os dados pessoais, como idade, gênero, estado civil, presença de doenças preexistentes ou comorbidades etc.

4. Use prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico do paciente traz várias vantagens para os médicos, principalmente pela facilidade de acesso, pela segurança e pela agilização do atendimento. Essa ferramenta pode ser usada para registrar, integrar e centralizar as informações sobre o indivíduo, como as suas consultas, os exames e os tratamentos em curso ou realizados, além de reduzir o uso de papel.

O atendimento ao paciente é um dos requisitos de maior relevância para satisfazer e conquistar esse público, além de garantir uma boa experiência para os clientes. Sendo assim, há grandes chances de você fidelizá-los e de eles voltarem a buscar os seus serviços, quando necessário. Portanto, não perca mais tempo e coloque as nossas dicas em prática!

Que tal levar o conhecimento adiante? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como prestar um bom atendimento!

 

Fonte:https://medilab.net.br/2021/03/30/afinal-como-melhorar-o-atendimento-ao-paciente-confira-4-dicas-sobre-o-assunto/