4 dicas para reduzir o cancelamento de consultas da sua clínica

O cancelamento de consultas é um dos problemas que mais desafiam profissionais de saúde de todos os nichos. Porém, a adoção de estratégias adequadas pode diminuir essa preocupação e evitar prejuízos financeiros. Por isso, para quem tem consultório próprio ou é recém-formado, a tecnologia pode ser uma grande aliada na superação desse desafio.

 

Nessa perspectiva, a proposta deste artigo é apresentar sugestões práticas para reduzir esse prejuízo. Conheça as 4 medidas mais eficazes para evitar o cancelamento de consultas, fidelizar seus pacientes e ter mais sucesso em sua profissão. Entenda também como usar um software ao seu favor para alcançar seus objetivos. Acompanhe!

 

 

1. Melhore a qualidade do atendimento

 

Priorizar a boa qualidade no atendimento é um dos fatores mais relevantes para diminuir as chances de cancelamento de consultas em sua clínica ou consultório. Independentemente do segmento de atuação, o bom atendimento é o diferencial que determina o sucesso ou não do empreendimento.

 

Nesse contexto, convém apostar em ações que favoreçam a construção de vínculos de confiança e que melhorem o relacionamento com os pacientes. Tais critérios são essenciais à conquista e à fidelização, além de influenciar positivamente para o fortalecimento da sua marca perante a concorrência.

 

2. Investir em softwares especializado em nutrição

 

O investimento em tecnologias e em inovações é imprescindível ao sucesso de quem atua na área de saúde. O estilo de vida moderno deixa as pessoas cada vez mais apressadas e, consequentemente, elas aprenderam a valorizar tudo o que otimiza o tempo e flexibiliza soluções rápidas.

 

Por essa razão, apostar nos benefícios de um software especializado em nutrição pode ajudar a organizar a sua rotina, elaborar um plano de marketing estratégico e trazer resultados surpreendentes.

 

Além disso, o software torna a gestão dos horários muito mais prática, pois você terá todas as informações necessárias na palma da mão. Ou seja, ao investir em ferramentas com funcionalidades assim, ainda é possível disponibilizar a agenda e os prontuários no sistema.

 

 

 

 

 

3. Incentive o pagamento antecipado

 

Elaborar boas políticas para incentivar o pagamento antecipado das consultas é uma ação interessante, já que permite um controle mais efetivo do agendamento. Além do mais, tal prática ajuda a manter a estabilidade da demanda da clínica, pois dificilmente as pessoas se esquecem de compromissos que já foram pagos.

 

Outra excelente alternativa é utilizar metodologias que atraiam mais pacientes à adesão dessa estratégia. Considere a possibilidade de oferecer pacotes de consultas com descontos para os pacientes que quitarem consultas com antecedência. Desse modo, você estimula a assiduidade e reduz os índices de cancelamento.

 

4. Implemente uma política de cancelamento

 

Uma das precauções que mais ajudam a reduzir o absenteísmo é a implementação de uma política de cancelamento. No entanto, tais critérios devem estar claros no contrato a ser assinado pelo paciente desde o primeiro agendamento. Estabeleça as condições em que os cancelamentos são aceitáveis e crie políticas de cobranças adicionais para os casos extremos.

 

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/cancelamento-de-consulta/