O CathLab Club – um fórum de inovação

A experiência do CathLab Club e a preparação do primeiro Guia prático sobre o uso de meios de contraste iodados em Hemodinâmica.

 

O meio de contraste é uma ferramenta fundamental na Radiologia Intervencionista e na Hemodinâmica e o seu uso eficaz impacta diretamente no sucesso e na segurança dos procedimentos.

Ciente dessa fundamental importância e querendo incentivar discussões de alto nível para trazer inovação nesses procedimentos, em 2018, em parceria com um grupo de líderes de opinião na área da Radiologia e da Cardiologia, a Bracco fomentou a constituição do CathLab Club.

Nesse Club se pretende pensar, discutir e incrementar a medicina, estimulando debates e identificando boas práticas para tornar ainda mais efetiva a rotina de muitos especialistas em diversas modalidades.

As discussões do Grupo, coordenadas e impulsionadas pelo Dr. Fernando Poralla, Diretor de Medical Affairs da Bracco, foram prestigiadas pela participação de renomados profissionais, que colocaram as próprias competências e o próprio tempo à disposição para aprimorar os temas propostos. Entre eles gostaríamos de lembrar e agradecer ao Dr. Décio Salvadori Junior, o Dr. Silvio Gioppato, a Dra. Adonis Manzella, o Dr. Rainer Guilherme Haetinger , a Dra. Vitória Gascòn, a Dra. Tânia Martinez, a Dra. Bruna Garbugio Dutra e o Dr. Fernando Matheus.

A Dra. Adonis Manzella declarou a esse propósito: “Para mim foi um prazer participar do CathLab Club juntamente com esses renomados cardiologistas e radiologistas. Além das novas amizades, pois alguns apesar de conhecer de nome, não conhecia pessoalmente, tivemos sessões de muito aprendizado com excelentes discussões sobre os tópicos que seriam abordados no guia e compartilhamos experiências. Agradeço à Bracco pela oportunidade de conviver durante esse período com profissionais excepcionais e fazer parte desse projeto bem como a todos os colegas do grupo pela carinhosa recepção”.

Nos encontros do Club, assim como nas reuniões e nas pesquisas preparatórias, tinha sido desde o início evidenciada a ausência de um consenso sobre o uso dos meios de contraste iodados, suas características e as melhores práticas em procedimentos de Hemodinâmica.  Para suprir essa lacuna, interações do Club e resultado de pesquisas foram coletados e organizados em um guia multidisciplinar, que representasse uma referência para todos os profissionais de saúde que atuam na área do Cath Lab/Hemodinâmica.  Esse trabalho, executado ao longo dos últimos 2 anos por essa equipe de profissionais referência em suas áreas de atuação, foi consolidado e deu vida a uma publicação que almeja compartilhar essas competências com a comunidade médica, em benefício da qualidade dos tratamentos e da segurança do paciente.

De acordo com a Dra. Bruna Dutra, autora e revisora do guia, “Os capítulos do livro versam sobre temas relevantes sobre os meios de contraste iodado, abrangendo desde assuntos mais básicos até situações clínicas que podem estar relacionadas ao seu uso e que devem ser facilmente reconhecidas e tratadas. Propriedades físico-químicas do contraste, reações adversas e seus tratamentos, assim como a lesão renal pós-contraste foram alguns dos temas abordados”.

 

O Guia, nas últimas fases de edição, será publicado nos próximos meses em versão física e digital para ser distribuído a todo o público interessado no Brasil, mas também em outros países da América Latina com as mesmas necessidades.

CLIQUE AQUI E ACESSE O GUIA

Por: Dr. Fernando Poralla – Diretor de Medical Affairs Bracco

Evelyn Queiróz –  Gerente de produto Bracco