Brasileiros não seguem recomendação da OMS e comem pouca fruta

Ricas em nutrientes importantes, a recomendação é ingerir cinco porções por dia.

Quem vai à feira ou ao mercado sabe: a variedade de frutas disponível é incrível – nativas ou não, com os mais variados sabores, cores, texturas e benefícios à saúde. Apesar disso, não é de hoje que as pesquisas revelam que o brasileiro consome pouco esse tipo de alimento – assim como hortaliças, igualmente desprezadas nas mesas do País afora. A Pesquisa Nacional de Saúde 2013, divulgada pelo IBGE, por exemplo, mostra que 62,7% não seguiam a recomendação de consumo diário estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

eating-405521_1920

“Elas são ricas em nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada. Por isso é fundamental ingerir cinco porções ao dia (400 gramas)”, afirma a médica nutróloga Marcela Voris, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), lembrando que, apesar de benéficas, a moderação também vale para elas.

A nutricionista Andreia Cristina Baracat Bueno, da Unimed Santos, lembra que, de maneira geral, as frutas têm a função de manter o corpo e a pele bem hidratados, o intestino funcionando adequadamente, o cabelo bem nutrido e brilhante, assim como unhas livres de fungos e com bom crescimento e força. “O consumo deve ser in natura. Quanto menos forem manipuladas, mais nutrientes são preservados”, justifica.

Já para quem costuma levar o alimento para a escola ou trabalho, a nutricionista Gabriella Martins Fontes diz que lancheiras e garrafas térmicas são boas alternativas para mantê-lo na melhor condição até o consumo. 

Fonte: A Tribuna