Carne processada estimula crises de asma

Um novo estudo sugere que consumir mais de quatro porções por semana de carnes processadas, como bacon e presunto pode dobrar o risco do problema.

processada carneVocê tem asma e gosta de comer presunto, linguiça, salsicha e bacon? Está na hora de rever sua alimentação. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Thorax, consumir mais de quatro porções de carne processada por semana pode dobrar o risco de uma crise de asma.

Os autores acreditam que a ingestão de um conservante chamado nitrito, usado nesses produtos, possa ser responsável pela piora nas vias respiratórias. No final do ano passado, o consumo desses alimentos já foi associado a um aumento no risco de câncer.

Pesquisa

No estudo, especialistas do Hospital Paul Brousse, em Paris, na França, acompanharam durante quatro anos 971 pessoas com asma. Nesse período, os pesquisadores monitoraram a manifestação de sintomas da doença, como dificuldade de respiração, aperto no peito e falta de ar e a dieta dos participantes.

Os resultados mostraram que aqueles que comiam pelo menos quatro porções de carnes processadas por semana tinham uma probabilidade 76% maior de apresentar uma piora nos sintomas da asma, em comparação com aqueles que comiam menos. No estudo, uma porção de carne processada equivalia a uma salsicha, duas fatias de presunto ou de salame.

Os participantes que consumiam no máximo uma porção de presunto, salsicha ou linguiça por semana tiveram uma piora de 14% nos sintomas da doença. Entre os participantes que ingeriam de uma a quatro porções por semana, essa taxa subiu para 20%. Já aqueles que tinham o hábito de consumir mais de quatro porções semanais o aumento foi de 22%.

Fonte: Veja