Cirurgiões-dentistas deverão compor equipes de UTIs

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Janaina Riva (PMDB) durante sessão ordinária vespertina de quarta-feira (8) obriga a presença de um cirurgião-dentista nas equipes multiprofissionais das unidades de terapia intensiva (UTIs) que atendem em hospitais de Mato Grosso.

O projeto de lei prevê que em todas as unidades de terapia intensiva, bem como em clínicas ou hospitais públicos e privados, em que existam pacientes internados, será obrigatória a presença de profissionais de odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente.

“Alguns pacientes ficam anos em UTIs, me lembro do meu avô ter ficado uns quatro anos. Acredito que essas pessoas devam receber, como o próprio nome sugere ao local, cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas, que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico”, defende a deputada.

Janaina Riva destaca ainda que, nesses cuidados, devem estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. “No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs. O atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares”, completou.
INDICAÇÃO – Na mesma sessão, a parlamentar apresentou indicação ao governo do estado sobre a necessidade de viabilizar o aumento dos profissionais técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários que dão suporte aos municípios do interior do estado e, ainda, elaborar parceria técnica com o Indea e a Empaer para análises e assistências ao pequeno produtor.

“Recebi em meu gabinete inúmeras reclamações de pequenos produtores sobre a falta de assistência da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários. Peço ao governo do estado que, analisando o pleito, dispense um maior número de técnicos para dar suporte à pasta. A agricultura familiar se destaca por desenvolver culturas variadas e que, apesar da pequena escala, gera milhares de empregos em Mato Grosso”, finalizou.

Fonte: A Tribuna