Como as técnicas de coaching nutricional beneficiam o consultório do nutricionista?

Clique aqui e conheça nosso curso intensivo de Técnicas em Coaching em Nutrição.

 

 

Garantir excelentes resultados no tratamento nutricional é meta contínua a ser trabalhada em consultório pelo nutricionista. Atualmente, com a facilidade do acesso às informações, a grande maioria das pessoas que procuram o consultório de nutrição, embora ainda de forma confusa, já apresentam uma boa noção do que é ter uma alimentação saudável.

Para o atendimento nutricional com objetivo de perda de peso, a dieta personalizada de fato é muito importante, mas recomendações típicas como aumento do consumo de frutas, fibras, ingestão de líquidos, redução do consumo de alimentos processados e orientações pré e pós atividade física, já não são mais os únicos desafios das consultas nutricionais.

O maior desafio desses profissionais nos tempos de hoje, tem sido encontrar a melhor forma de “ensinar o paciente a aprender” COMO ele conseguirá atingir esses objetivos. De que maneira ele conseguirá atingir o peso almejado. Como ele conseguirá executar corretamente o plano alimentar personalizado prescrito.

Saber ouvir, lidar corretamente com as questões emocionais dos pacientes, distinguir as aprendizagens e gerenciar as motivações são competências que nem sempre fazem parte do cotidiano desses profissionais de saúde e que são grandes aliadas dos excelentes resultados em consultório.

O profissional que atua com as técnicas de coach tem a vantagem de saber como impulsionar as pessoas para modificar seus comportamentos. O coaching nutricional atua em aspectos fundamentais para que o processo da mudança do comportamento alimentar seja eficaz e saudável. Confira alguns exemplos de como ele pode ser útil:

1. Autoeficácia: A técnica trabalha a recuperação da autoeficácia do paciente, ou seja, a crença do paciente na sua própria capacidade de mudar seus hábitos.

2. Motivação: O coaching aumenta a determinação do paciente em perder peso e não desistir da dieta.

3. Mudança comportamental: Com a ajuda do coach, são desenvolvidos comportamentos mais saudáveis e produtivos.

4. Responsabilidade: O processo amplia o compromisso do paciente com a dieta e a prática de exercícios, por exemplo.

5. Valores e propósitos: o método associa os objetivos aos valores e ajuda a compreender que emagrecimento trará bem-estar e qualidade de vida.

6. Controle da emoção: o coach utiliza técnicas de controle emocional para evitar compulsão por comida.

7. Autonomia e aprendizado: incentiva o paciente a manter os resultados alcançados e a continuar procurando melhorias.

Fonte: DietWin