Confira os principais passos para realizar um bom exame nutricional

É muito importante que o nutricionista esteja sempre em busca de oferecer a melhor experiência para os seus pacientes, por meio de um atendimento cuidadoso, bem conduzido e com um bom exame nutricional.

Saiba que este pode ser, exatamente, o diferencial que o seu consultório de Nutrição precisa para se destacar da concorrência e atrair e fidelizar cada vez mais pacientes.

Pensando nisso, vamos apresentar o passo a passo para um exame nutricional perfeito. Leia o texto e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Entenda com precisão o histórico do paciente

Antes de tudo é fundamental que o nutricionista conheça e entenda em detalhes o histórico clínico e alimentar do paciente. Para isso, uma boa alternativa é utilizar um questionário antes de a consulta acontecer.

Esse é um recurso que poupa o tempo de ambas as partes e permite com que o nutricionista se prepare com antecedência para esclarecer dúvidas, resolver problemas e atender as necessidades particulares de cada um.

 

 

 

Faça o checklist do que não pode faltar na consulta

Uma maneira de manter um padrão de atendimento idêntico para todos os pacientes é criar um checklist que contenha todos os principais aspectos que precisam ser tratados a cada exame nutricional.

Use esse checklist em cada um dos seus atendimentos e nunca mais corra o risco de se esquecer de falar algo importante com os seus pacientes!

Explique a importância de cada restrição feita no exame nutricional

Outro aspecto extremamente relevante na consulta de Nutrição diz respeito ao fato de que o profissional precisa ter certeza de que o paciente entende os motivos pelos quais determinadas restrições estão sendo impostas.

Essa é uma das melhores maneiras de conseguir a adesão dos pacientes ao plano alimentar proposto. Afinal, quando o cliente entende o motivo de uma limitação, fica mais fácil, para ele, considerá-la.

Considere quais são os gostos pessoais do paciente

Um dos maiores desejos dos nutricionistas é ver seus pacientes terem sucesso em atingir suas metas e objetivos traçados no consultório de Nutrição por meio da consulta e exame nutricional, não é mesmo?

Ocorre que, para que isso aconteça, é preciso que o nutricionista esteja atento aos gostos pessoais do paciente e sempre procure levá-los em consideração na hora de prescrever o plano alimentar.

Embora a sugestão possa parecer óbvia, muitas vezes o nutricionista está mais preocupado em inserir alimentos nutritivos e funcionais, ou que estão em alta no momento, do que simplificar a vida de seus pacientes e tornar sua trajetória rumo a um estilo de vida saudável algo mais simples e prazeroso.

Como vimos, é muito importante ter atenção e adotar algumas medidas antes de realizar o atendimento dos seus pacientes. Se você seguir as nossas dicas para realizar um bom exame nutricional, ficará muito mais fácil garantir a satisfação dos seus pacientes, o que vai aumentar as chances de fidelizá-los e de manter a sua agenda sempre cheia!

FONTE: https://blog.dietbox.me/exame-nutricional/