Conheça as 8 mentirinhas mais ouvidas pelos dentistas

CONFIRA A LISTA FEITA POR PROFISSIONAIS E VEJA SE VOCÊ JÁ USOU ALGUMAS DESSAS TÁTICAS PARA ENGANAR O SEU DENTISTA. 

Escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental, visitar o dentista periodicamente e seguir tudo que ele te orienta é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Mas pode falar a verdade, nem sempre dá para cumproir todas essas regras, certo? Isso todo mundo sabe, mas o que não pode é tentar enganar o dentista na hora da consulta porque meu amigo, a condição da sua boca entrega todos os seus desvios de conduta, pode apostar.

Para te provar isso, juntamos alguns profissionais da área e perguntamos para eles: quais as mentirinhas que vocês mais ouvem no consultório? Confira a lista e veja se você está precisando rever seu repertório de mentirinhas.

1.Meu braquete caiu sozinho (ou comendo miolo de pão ou escovando os dentes…) 
Essa frase foi citada como a mais dita por pacientes que usam aparelho. Segundo os dois ortodontistas que consultamos, o Doutor Alexandre da Veiga Jardim, autor do blog Ortodontia Descomplicada e a Dra Mônica Schaffer. do Luposeli SPA Odontológico, os dentistas sabem que os braquetes não caem tão facilmente e que, provavelmente, você estava comendo algo muito duro, contrariando as orientações deles.

  1. Estou usando o aparelho móvel direitinho, só hoje que deixei na caixinha e esqueci de trazer
    Se essa frase for mentira, o profissional vai descobrir assim que analisar sua arcada dentária, pois se você está realmente usando o aparelho como deveria, o dentista saberá identificar os progressos no tratamento.
  2. Estou usando os elásticos  24 horas por dia. Não tiro pra nada, só tirei agora porque sabia que vinha pra consulta
    Os dentistas sabem que colocar os elásticos é uma das coisas que os pacientes ortodônticos mais odeiam fazer. Mas Alexandre diz que tem uma tática infalível para pegar uma mentira nesses casos. “Peço para ele colocar o elástica na minha frente, muitas vezes o paciente nem se lembra como faz”, diz o especialista.
  3. Achei que iam me ligar para marcar a consulta
    Toda fez que um tratamento é iniciado, o dentista explica ao paciente a necessidade de manter as visitas periodicamente, mas muitos somem e não voltam para terminar o trabalho.

Só que quando a boca volta a doer ou o problema começa a ficar grave eles retornam sempre com uma boa desculpa na ponta da língua, e alegar que esperaram o consultório entrar em contato é uma das mais usadas, segundo nossas fontes.

5.Nossa, eu escovo os dentes e passo fio dental 3 vezes por dia, não sei como o meu dente ainda fica sujo 
Segundo Rodolfo Segawa, dentista da Clínica Allegra Odontologia, muitas vezes os dentes estão tão cheios de placa bacteriana e restos de comida que é impossível acreditar nessa mentirinha. “Isso quando o paciente também não está com a gengiva toda inflamada (avermelhada inchada e sangrando), sinal claro de que a boca não vê um fio dental faz um tempo”, diz o especialista.

6.Quebrei o dente, mas acho que ele já estava solto faz tempo 
A mesma desculpa usada para peças de aparelhos quebradas serve para dentes trincados ou fraturados. Para Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética, não importa a desculpa usada, o paciente precisa alegar que não teve culpa de nada.

“Alguns chegam a dizer que o dente quebrado foi aquele que eu mexi recentemente, induzindo que talvez a culpa seja minha, e aí quando vou ver no cadastro, faz anos que o tratamento aconteceu”, diz o especialista.

7.Vou no dentista a cada seis meses 
Essa é outra frase que pode ser facilmente derrubada apenas com uma simples análise dos seus dentes. “Uma boca bem cuidada e com supervisão de um profissional por pelo menos duas vezes por ano não tem cárie, nem gengivite e nem nenhum outro problema bucal mais sério, pois do contrário o dentista já teria detectado e tratado nesse período”, diz Osmar Legucci, cirurgião-dentista e periodontista.

8.Acho que meu mau hálito vem do estômago, porque eu escovo os dentes muito bem todos os dias 
Para Maria Cecília Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o que os profissionais especializados em combater a halitose mais ouvem nas primeiras consultas para tratar esse tipo de problema é essa frase. Mal sabem os pacientes que mais de 90% dos casos de mau hálito têm origem na boca.

Fonte: Terra