Parcerias entre conselhos regionais do Rio e de Pernambuco têm objetivo de evitar que trabalhadores de ambas as profissões exerçam ilegalmente funções que não lhes competem
A Radiologia Médica é uma área que envolve o trabalho de diversos profissionais da saúde, cada qual com suas atribuições, nas diversas especialidades que envolvem um procedimento radiológico. Nesse ambiente, é saudável que as categorias envolvidas trabalhem de maneira harmônica, cada uma respeitando os seus respectivos limites legais de atuação, para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Com o objetivo de reforçar esse fundamento, os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4) e de Pernambuco (CRTR15) celebraram acordos com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren’s) de ambos os estados.
Para o Regional do Rio de Janeiro, o objetivo da parceria é evitar que profissionais da enfermagem assumam responsabilidades que competem aos profissionais da Radiologia e, do mesmo modo, que não sejam atribuídas a profissionais da Radiologia funções que competem à Enfermagem. “É sabido que muitos empregadores passam a atribuição do acesso venoso aos nossos profissionais. Isso nos traz riscos e acabamos assumindo responsabilidades que não nos compete, além de estarmos suscetíveis a acidentes”, exemplifica o Diretor-secretário do Regional, Cadu Miranda. Cabe ao profissional da Enfermagem a punção venosa e ao profissional da Radiologia, a administração do contraste.
O presidente do CRTR4, o TR. Marcello Carlos de Souza Costa, cita que, em razão do advento de exames remotos, como os de Ressonância Magnética, alguns enfermeiros passaram a realizar, sozinhos, todos os procedimentos que envolvem o exame. Assim, a preparação do equipamento, com troca da bobina, e o posicionamento do paciente, que são atribuições dos profissionais da Radiologia, são executadas por enfermeiros, em muitos casos. “Não tem como se falar em realização de exame a distância sem um profissional nosso presente. De quem será a responsabilidades em caso de acidente se a responsabilidade da realização do exame é estritamente nossa?”, finalizou presidente regional.
Pernambuco
A exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, o CRTR de Pernambuco estabeleceu parceria com o Coren-PE. O Conselho de Enfermagem recebeu a presidente do CRTR15, Cassina Crispim de Araújo, e o Diretor-secretário, Gerson Carlos da Silva, para reunião na sede do órgão, em Recife. Na reunião, as instituições acordaram por um plano de esclarecimento à sociedade civil e médica sobre as competências de cada categoria profissional nos procedimentos radiológicos. Os regionais estudam, ainda, a realização de fiscalizações conjuntas; em um primeiro momento, em serviços nos quais mais se observa irregularidades deste tipo.
Para o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, os limites estabelecidos pela lei devem ser seguidos, pois também é a zona de segurança do paciente. “Cada profissional estudou com finalidades diferentes, dentro da sua especialidade. Não nos faltam exemplos de acidentes envolvendo profissionais sem a devida qualificação realizando procedimentos sobre os quais não tinham o devido domínio. Além do perigo à saúde dos trabalhadores e pacientes, quem atua em um campo diferente da sua formação está cometendo uma irregularidade, pois isso é considerado exercício ilegal da profissão”, assevera Manoel Benedito.
VEJA TAMBÉM
Ler Tudo










Medicina nuclear: utilização e diferenças com a radiologia











Como a inovação no diagnóstico pode transformar o acesso aos cuidados de saúde











Como a IA pode aprimorar diagnósticos por imagem


PL 2012 nº 3661: Presidente Sinclair e os Avanços e Limitações na Regulamentação das Profissõ...











Dieta e câncer de próstata: o poder transformador da nutrição











Governo do Estado lança mutirão de mamografias no mês da Mulher











Entidades pedem ampliação da mamografia de rastreio


SUS abre mais de 600 vagas para profissionais de saúde que desejam atuar com a população indígen...











Médica baiana assina dois trabalhos científicos no Congresso Anual da Sociedade de Radiologia que...











Novas diretrizes redefinem o papel da tomografia e ressonância magnética na cardiologia











Publicação destaca avanços no diagnóstico de câncer retal com ressonância magnética










