Consumidor ignora indicação de receita e escolhe remédio pelo preço, diz pesquisa

45% DOS CONSUMIDORES TROCAM OS MEDICAMENTOS NA HORA DA COMPRA. 

Pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), aponta: consumidores estão trocando a marca para gastar menos mesmo quando possuem a a receita do médico.

Segundo a pesquisa, dos 72% consumidores que vão às farmácias para levarem medicamentos, 45% trocam os medicamentos, sendo na maioria dos casos por escolha própria. 70% dos consumidores que trocam o produto indicado na receita.

Segundo Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias(Febrabar), os consumidores estão preocupados mais com o bolso do que com as complicações que podem ser ocasionadas pela troca de medicamentos. “A maior motivação para a troca de marcas é o preço”, diz o executivo.
A procura por medicamentos mais baratos se deve a expansão e a consolidação do mercado dos genéricos que entram no mercado custando pelos menos 35% menos, mas ele também aponta que em tempos de crescimento da recessão, o peso da conta da farmácia pressiona o consumidor.

 A maior preocupação é que para economizar o paciente não compre todos os medicamentos prescritos e também que leve para a casa quantidade menor, o que no caso dos antibióticos, por exemplo, é perigoso, já que pode fazer crescer a resistência do organismo.

Fonte: Em.com.br