A educação em radiologia recebe o Second Life no mundo virtual

Como o ambiente imersivo e simulado de um mundo virtual pode beneficiar a educação em radiologia? Ao oferecer uma maneira de os alunos se envolverem em aprendizado colaborativo e treinamento on-line com o mínimo de recursos, encontraram pesquisadores da Espanha em um estudo publicado on-line em 26 de março na área de Radiologia Acadêmica.

O grupo da Universidade de Málaga projetou uma sala de aula virtual que oferecia um curso introdutório sobre radiologia a estudantes de medicina em um ambiente simulado on-line. Além de participar de palestras e workshops em tempo real, estudantes de medicina de todos os anos participantes do programa puderam interagir uns com os outros e professores através de um bate-papo on-line.

As salas de aula do Second Life têm várias vantagens para uma educação de alta qualidade, incluindo interação, colaboração e visualização.

No geral, os estudantes que concluíram o curso classificaram o conteúdo e o ambiente de forma excelente, e alegaram que beneficiaram a sua formação médica, escreveu o autor sênior Dr. Francisco Sendra-Portero, PhD, e seus colegas.

“A aprendizagem on-line de radiologia dentro de um mundo virtual é viável e bem recebida pelos estudantes de medicina”, escreveram eles. “É uma ferramenta que permite projetar atividades educacionais envolvendo usuários de diferentes localizações geográficas, eliminando, consequentemente, a necessidade de viajar e fazer um uso mais efetivo dos recursos educacionais”.

 

Gamificação de radiologia

Um número crescente de plataformas de realidade virtual e baseadas na Web está surgindo como ferramentas educacionais e de treinamento no campo da radiologia, como a estação de trabalho virtual RadIQ do Massachusetts General Hospital (MGH) e o software Virtual Medical Coaching para tecnólogos radiológicos.

Buscando desenvolver esses novos métodos de ensino de radiologia, Sendra-Portero e seus colegas se voltaram para um espaço similar simulado em 3D e uma comunidade on-line conhecida como Second Life pela Linden Lab. Depois de abrir uma conta gratuita, os usuários podem baixar o software de visualização para explorar esse mundo virtual como um avatar e interagir com outras pessoas diretamente de seu computador.

“Os mundos virtuais têm um potencial notável para serem usados ??para ensino e aprendizado eficazes, oferecendo a possibilidade de criar eventos on-line imersivos, realistas e envolventes que podem fornecer educação médica de alta qualidade a usuários em locais remotos”, escreveram eles.

Os pesquisadores adquiriram e desenvolveram seu próprio campus de educação médica dentro do universo do Second Life, que incluía uma sala de exposições com painéis instrutivos, uma sala contendo o currículo de radiologia da universidade virtual e duas salas de aula para palestras e oficinas de radiologia.

Para testar a viabilidade de seu programa de educação em radiologia virtual, eles convidaram estudantes de medicina de uma instituição para participar de um curso de um mês composto por quatro palestras virtuais de duas horas e quatro tarefas de leitura e interpretação de raio x que duraram aproximadamente três horas.

Dos 46 estudantes matriculados, 20 eram alunos de primeiro, segundo ou terceiro ano, que os pesquisadores atribuíram a uma faixa básica de radiologia no mundo virtual. Os 26 restantes eram estudantes do quarto, quinto ou sexto ano que tinham que examinar tarefas de radiologia clínica baseadas em casos. (O modelo de educação médica na Espanha consiste em um curso combinado de graduação e medicina de seis anos.)

“O uso de recursos online para oferecer educação em radiologia a estudantes de medicina representa uma alternativa interessante e um método eficaz para melhorar o conhecimento e as habilidades radiológicas”, escreveram eles.

‘Expectativas promissoras’

Os 42 estudantes de medicina que preencheram um questionário de avaliação após concluírem o curso concordaram que aprender sobre radiologia no mundo virtual era “interessante”, “atraente” e “apropriado” e que a sala de aula virtual era um “ambiente de aprendizado efetivo”. Eles também deram a organização do curso, seu conteúdo educacional e seu benefício para a educação médica, uma pontuação média de mais de nove em uma escala de 10 pontos.

Os autores notaram várias vantagens importantes para o aprendizado no mundo virtual:

  • Contato sem interrupções via chat de voz e tipo: Os alunos puderam se comunicar uns com os outros e com os educadores regularmente e de locais remotos.
  • Maior colaboração: “Os alunos se sentiram confortáveis, futuros, envolvidos e presentes nas reuniões do Second Life, o que pode ter sido parcialmente devido ao efeito de ‘proteção’ que acompanha o anonimato do avatar, promovendo a divulgação e o compartilhamento”, escreveram os autores. .Esse modelo virtual pode servir como um “ambiente colaborativo onde os usuários remotos podem se reunir para discutir e tomar decisões para resolver problemas clínicos”.
  • Visualização de alta qualidade: O contraste e o detalhamento das imagens médicas foram excelentes no mundo virtual, ideal para o ensino de radiologia.

Estas características apontam para a possibilidade de usar salas de aula virtuais não apenas para aumentar a acessibilidade da educação radiológica para estudantes de medicina, mas também para melhorar o treinamento de radiologistas e melhorar sua colaboração com outras especialidades médicas.

“O Second Life tem uma grande vantagem para o e-learning, já que é gratuito para os usuários e atraente para muitos estudantes”, escreveram eles. “O potencial de usar o Second Life para o ensino de radiologia pode ser estendido aos residentes e cursos de educação médica continuada, incluindo expectativas promissoras em relação à aprendizagem colaborativa e à gamificação.”

Uma pequena porcentagem dos participantes relatou falhas de conexão e complicações técnicas com o mundo virtual, mas os autores acreditam que essas questões diminuirão à medida que as capacidades de processamento do computador e a conectividade à Internet continuarem avançando.

Para futuros cursos na sala de aula de radiologia virtual, o grupo planeja incluir casos envolvendo modalidades de imagens além de raios-x, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultra-som; exames de pacientes virtuais; e uma forte integração de radiologia e anatomia – tudo voltado para melhorar a interpretação radiológica.