Enfermagem: Gestão de Conflitos

Enfermagem: Gestão de Conflitos: Existe conflito quando há um assunto entre duas ou mais pessoas, e elas tem opiniões divergentes sobre o tema e não conseguem lidar com as diferentes opiniões, e quando isso gera uma situação tal que poderá acarretar a necessária gestão do fato em litígio, pois a situação envolve expectativas, por vezes, valores e inspirações próprias.

 

Você sabe as causas e consequências de um conflito? Assim cada emoção e reação podem criar um conflito, mas muitas vezes esses conflitos podem ser positivos para a empresa, pois ajudam a ver as falhas e corrigi-las.

 

Existem 3 motivos pelos quais os conflitos acontecem:

  • Conflitos de necessidades
  • Os Conflitos de opiniões
  • Conflitos de interesses

 

Esses são os motivos pelo qual os conflitos ocorrem, mas independente da razão, um conflito pode desorganizar a equipe, dificultar o trabalho e o atendimento.

O enfermeiro precisa saber como lidar com os conflitos, porque eles sempre existirão.

Mas aqueles que sabem lidar com os conflitos se diferenciam e se destacam. porque afinal saber ter controle nessas situações muitas vezes é muito difícil.

 

Os diferentes tipos de conflitos

 

Então entenda os diferentes tipos de conflitos que podem ocorrer:

  • Conflito intrapessoal – É quando você está com um problema, é um conflito pessoal, muitas vezes pode ocorrer por alguma frustração, e esse tipo de conflito pode gerar um grande estresse.
  • Conflito interpessoal – É quando o conflito ocorre quando duas pessoas divergem sobre algo. Normalmente por diferentes pontos de vista sobre algum assunto.
  • Conflito grupal ou intergrupal – É quando dois ou mais grupos discordam e divergem sobre algum assunto. Aquilo que chamamos quando começa a se criar as “panelinhas”.

 

Porque um conflito pode surgir de uma besteira, as vezes uma diferença de
opiniões, mas o problema é que isso muitas vezes pode se agravar e atingir um nível de hostilidade no ambiente de trabalho.

 

Como um conflito evolui:

 

  • Diálogo – Quando tudo começa, muitas vezes o conflito até acaba ali, com dialogo e conversa.
  • Debate – Quando começa a se debater sobre algum assunto, é porque as diferenças começam a ser visíveis, e os argumentos começam a ser colocados de forma para que se chegue a uma conclusão do conflito.
  • Discussão – Quando chega nesse ponto as diferenças já são evidentes. Os argumentos já são muitos e normalmente irracionais.
  • Disputa – Quando começa uma disputa, as partes envolvidas no conflito já não ouvem e nem consideram os argumentos um do outro. Nesse momento se cria uma postura resistente, onde ninguém quer voltar atrás, pois isso seria admitir perder.
  • Desavença – Quando chega no ponto da desavença as partes já estão adotando uma postura inflexível, os argumentos são emocionais as preposições ofensivas. O tom de voz aumenta, todos se alteram, o nervosismo toma conta do ambiente e afeta a todos.
  • Ataque – Quando uma desavença chega ao ataque, aí o único objetivo é derrubar o outro, já não existe nenhum tipo de conversa. As partes perdem a razão e não importa mais nada, apenas derrubar o outro.

 

 

 

 

Como resolver um conflito?

 

Na parte 2 desse artigo, que publicarei na próxima semana, eu vou te ensinar como resolver um conflito e se mostrar um enfermeiro que tem controle e está preparado para se destacar na área da enfermagem!!!!

Gostou deste conteúdo? Quer aprender mais e se estar a frente dos demais?

Por isso eu vou te ajudar! Eu sei que você não aguenta mais não ter resultado e ficar batendo cabeça!

Então pare de ficar esperando, tomando decisões erradas ou não tomando as decisões que deveria… Eu quero te ajudar a vencer essa barreira na sua vida que está te impedindo de crescer profissionalmente.

Como um enfermeiro de sucesso você precisa aprender a resolver conflitos, para isso você precisa estar preparado, precisa ter uma inteligência emocional, para não somente resolver conflitos, mas não fazer parte deles!

Porque esse é o papel de um enfermeiro líder!

 

 

FONTE: https://enfermeirodesucesso.com.br/enfermagem-gestao-de-conflitos-parte-1/