Enfermagem no campo da Estética

Todo o profissional da saúde quer oferecer qualidade de vida e bem-estar ao próximo. Com a evolução constante do comportamento das pessoas e o avanço de tecnologias, esses dois conceitos se transformam. Consequentemente, o cuidado ao outro também é influenciado.

 

Um exemplo disso, é a área estética. Que hoje é respeitada, compreendendo que o bem-estar está intimamente ligado a saúde. Exigindo o conhecimento multiprofissional em saúde e não apenas específico de uma profissão.

 

 

A enfermagem é a profissão que se destaca no campo da estética por seu conhecimento amplo em saúde, segurança e técnica na realização de procedimentos invasivos e complexos. Proporcionando um atendimento humanizado e cuidado de excelência.

 

É preciso lembrar que o mercado brasileiro na área está em crescimento e já ocupa o 2.º lugar em número de cirurgias plásticas. Junto nessa escalada está o mercado de cosméticos.

 

Quem pode se especializar em Estética

 

Enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas que estejam atuando ou que tenham interesse em ingressar na área. Desde que realizem formação especializada lato sensu em estética avançada, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

 

Como a enfermagem atua no campo da Estética

 

O profissional de enfermagem tem competência para registrar em prontuário todas as ocorrências do tratamento realizado. Quanto aos procedimentos estéticos, pode realizar, por exemplo, dentro do processo de enfermagem intervenções não invasivas ou invasivas.

 

Dentre as intervenções invasivas, existem procedimentos estéticos que necessitam ser realizados por especialidade adequada. Assim, o enfermeiro que deseja atuar em consultório próprio deve possuir a formação em pós-graduação.

 

 

 

 

 

Quais procedimentos Estéticos o enfermeiro pode realizar

 

Segundo a resolução do Cofen, o enfermeiro com pós-graduação em Enfermagem na área estética está apto para realizar a consulta e anamnese e definir o melhor tratamento ao paciente. Pode, ainda, prescrever os cuidados adequados e orientações que a pessoa deve ter em casa após os procedimentos estéticos.

 

Procedimentos: cosméticos, caboxiterapia, cosmecêuticos, dermo pigmentação, drenagem linfática, eletroterapia, eletrotermofototerapia, terapia combinada de ultrassom e micro corrente, micro pigmentação, nutricosmético, nutracêuticos, peeling superficial e médio, ultrassom cavitacional, vacuoterapia, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, fios de sustentação, procedimentos em microvasos PEIM.

 

O que você vai estudar

– Fisiopatologia Estética Facial e Corporal
– Cosmetologia e Dermocosméticos
– Bioética no Contexto Multidisciplinar
– Liderança
– Biossegurança Hospitalar
– Planejamento em Saúde
– Negociação e Administração de Conflitos
– Fisiopatologia Estética Facial e Corporal
– Cosmetologia e Dermocosméticos  (enfase em farmacologia, nutricosméticos e nutracêuticos)
– Laser Diodo e Luz Intensa Pulsada  e Laser CO2 fracionado aplicado a estética
– Fototerapia Estética – Laser de Baixa Intensidade
– Recursos Eletroterápicos Estéticos
– Semiologia e Protocolos Profissionais Estéticos (microagulhamento)
– Intradermoterapia e Intramuscular Estética
– Anatomia de Superfícies para injetáveis estéticos
– Toxina Botulínica aplicada a estética
– Preenchimentos Estéticos Faciais
– Carboxiterapia para Procedimentos Estéticos
– Fios de Hidratação (PDO) e absorvíveis
– Procedimento Estético Injetável em Microvasos (PEIM) + Drenagem Lindática Manual

 

Enfermagem empreendedora na direção do cuidar

 

A especialização em Estética, proporciona para a enfermagem a oportunidade de abrir o próprio negócio, atuando como consultor com referência técnica e cuidado humanizado.

 

FONTE: https://enfermagemdeconteudo.com.br/enfermagem-no-campo-da-estetica/