Entenda sobre suplementos termogênicos

Perder peso e queimar gordura é uma vontade de grande parte das pessoas. No Brasil, o desejo parece ter se tornado ainda mais comum, já que mais da metade dos brasileiros está acima do peso, de acordo com os resultados de uma pesquisa do Ministério da Saúde. Os dados apontam que 51% da população do país tem sobrepeso e 17,5% é obesa, tendo como base o índice de massa corporal (IMC).

 

E com tanta gente no país acima do peso ideal, muitos tem recorrido a suplementos para conseguir perder gordura, como os termogênicos. Mas será que eles realmente funcionam?

 

Suplementos termogênicos

Para queimar a gordura e perder peso, é preciso, em geral, conciliar duas coisas: o controle alimentar, por meio da diminuição do consumo de alimentos calóricos, e o aumento do gasto calórico, conseguido através da prática de atividades físicas. Porém, para ajudar a ampliar o gasto de calorias, existem os suplementos termogênicos.

 

O que são os termogênicos

Os termogênicos são popularmente conhecidos como queimadores de gordura e a ação deles se dá ao transformar em energia as calorias presentes na gordura corporal e na alimentação. O resultado é o aumento da disposição e do metabolismo, que se mantém acelerado e, assim, a queima de calorias é facilitada ao longo do dia.

 

 

 

 

 

Como funcionam os termogênicos

De um modo técnico, os termogênicos são substâncias que atuam de maneira isolada ou em conjunto com outras no aumento da temperatura corporal, realizando, assim, a termogênese, controle da temperatura corporal em relação à temperatura do ambiente. Como o organismo vai transformar a gordura em energia, o corpo vai transpirar mais, ficar mais agitado e eliminar calorias, beneficiando a perda de peso.

 

Como usar os termogênicos

A indicação de uso dos termogênicos é para a queima de gordura e o alcance do peso ideal, sempre em conjunto com exercícios físicos, principalmente as atividades aeróbicas. Na fórmula dos produtos, costumam estar presentes cafeína, Yohimbe (planta africana) e Sinefrina HLC (um estimulante e inibidor de apetite).

Assim, os principais benefícios do uso dos termogênicos são a diminuição do apetite, o aumento do metabolismo, mais disposição para os treinos e a maior rapidez na definição dos músculos no corpo.

 

Efeito placebo?

Apesar dos resultados que muitos usuários dos termogênicos dizem alcançar, alguns especialistas afirmam que os termogênicos vendidos no mercado brasileiro, por limitações médicas e legais, não possuem quantidades suficientes de substâncias que de fato possam queimar gordura no corpo. Para eles, os termogênicos atuam como placebos e o efeito é muito mais psicológico do que físico. Além disso, médicos alertam para jamais ultrapassar as doses máximas recomendadas para cada produto, pois o consumo excessivo pode comprometer a saúde.

 

E você, já usou algum suplemento termogênico? Deixe um comentário contando a sua experiência!

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/entenda-sobre-suplementos-termogenicos/