Fitoterapia – O Poder Fitoterápico na Prevenção e Cura de Doenças

 

Conheça nosso curso de Fitoterapia e conheça suas principais características técnicas (química, farmacológica, legal, etc) e principais espécies vegetais: Curso Intensivo de Fitoterapia no EaDPLUS

 

A fitoterapia, embora seja uma palavra complicada a alguns, esconde-se, na verdade, a forma de tratamento mais simples e mais natural. A ideia é ancestral: tratar as doenças ou preveni-las graças a certos preparados vegetais ou aos princípios ativos que deles se pode extrair.

Essa medicina verde, ecológica como se diz hoje, é tão velha quanto o gênero humano. Pré-hominídeos, pitecantropos ou sinantropos  guiados pelo mesmo instinto que os gatos e os cachorros quando comem ervas para se purgar, sabiam distinguir as plantas comestíveis daquelas que podiam curar, cicatrizar ou aliviar.

Somente no início do século XX que o estudo da fitoterapia e o uso o fitoterápico perdeu o terreno para ceder a supremacia aos medicamentos sintéticos. Após ter começado por isolar o princípio ativo primordial de cada planta, o ser humano se voltou aos produtos químicos, fáceis de se obter, menos dispendiosos, apresentando mais ou menos as mesmas características.

O Poder da Cura Natural

Muitas pessoas acreditam que o uso de tratamentos naturais, como a fitoterapia, são mais arriscados do que o uso contínuo de medicamentos químicos desenvolvido pelas industrias farmacêuticas. Mas a verdade é que é que a medicina convencional é responsável por mais de 250 mil mortes por ano só nos Estados Unidos, e quase metade desses são de reações adversas a medicamentos prescritos (fonte).

A medicina moderna salvou milhões de vidas e continuará salvando. É fundamental e primordial sempre procurar médicos e seguir a risca o tratamento passado por eles. Mas, paralelamente, com o acompanhamento e aprovação dos mesmos, é interessante buscar maneiras de curar nossos corpos naturalmente e com menos efeitos colaterais, especialmente quando olhamos mais de perto o mundo das plantas e do poder Fitoterápico.

Fitoterapia: Terapias naturais a base de ervas

Se o tratamento curativo, preventivo e auxiliar das doenças por intermédio das plantas pode parecer um método de ação lento demais, não deixa de ser verdade que ele comporta também inúmeras vantagens.

As terapêuticas químicas e sintéticas, atualmente em uso, muitas vezes implicam um tipo de reação. De fato, uma medicação forte demais corre o risco de engendrar uma nova doença na pessoa já enferma, o que modifica todo o quadro clínico e põe o médico diante de sintomas inesperados,. quer se tratando de fenômenos de alergia, quer de intolerância.

Também não se deve esquecer o perigo do hábito dos remédios, fator que obriga o paciente a aumentar as doses a fim de obter os efeitos curativos procurados.

Resumindo, as reações biológicas normais são falseadas e diante de um novo ataque mórbido, o organismo, já intoxicado pelas anteriores ingestões excessivas de remédios químicos, reagirá mal ou negativamente.

Nenhum desses fenômenos deve ser temido com as prescrições da fitoterapia adaptadas ao doente e aos seus problemas de saúde. Porém, sempre deve-se ter o acompanhamento médico, mesmo para o uso de substancias naturais.

Fonte: Vitaminas Naturais