Fisioterapia Na Estética: Conheça As Principais Funções

A fisioterapia é uma atividade muito importante na área de medicina e de saúde e que vem crescendo muito, com mais pacientes procurando os seus procedimentos para a cura de alguma doença crônica. Não à toa, ela vem se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos e expandindo o seu campo de atuação para além do que lhe é comum. Este é o caso da fisioterapia estética ou, como é mais conhecida, fisioterapia dermato funcional. Podemos dizer que ainda é uma área nova para a fisioterapia, que aproveita seus exercícios aliado as alterações estéticas do corpo humano, criando novos procedimentos para os pacientes.

 

 

O que é fisioterapia dermato funcional?

Basicamente, a fisioterapia dermato funcional estuda os recursos fisioterapêuticos que consistem nos tratamentos estéticos. Portanto, a fisioterapia dermato funcional é uma área que estuda os efeitos que a terapia tem nas disfunções estéticas do corpo humano, aplicando exercícios que têm o objetivo de reabilitar o corpo do paciente. Por isso, a fisioterapia dermato funcional atua com as características dermatológicas de cada pessoa. O estudo dos tecidos dos seres humanos, assim como as melhores condições de funcionamento, são parte do desenvolvimento desta especialidade e das técnicas utilizadas.

Os tratamentos são feitos com aplicação externa, tanto no rosto como no corpo do paciente. Dessa forma, a fisioterapia dermato funcional ou estética, pode ser aproveitada em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas, por exemplo, além de tratamentos de celulites, estrias, flacidez, entre outros.

Também fazem parte dos procedimentos da fisioterapia estética tratamentos que utilizam massagens, drenagem linfática, bambuterapia, entre outros. Tratamentos faciais, como, por exemplo, limpeza de pele que visam a recuperação do tecido do rosto, também podem ser indicados para a fisioterapia dermato funcional. Além de proporcionarem um efeito terapêutico, os procedimentos e tratamentos possuem uma função de reabilitar a estética do corpo muito maior do que se o paciente se consultar apenas com um dermatologista.

Uma das maiores preocupações dos profissionais que atuam com a especialidade de fisioterapia dermato funcional (ou fisioterapia estética) é evitar que possíveis distúrbios dermatológicos e estéticos se tornem um dano irreparável para a saúde do paciente.

 

 

 

Como se especializar na fisioterapia estética?

Por ser uma especialidade nova do ramo da fisioterapia, é necessário que o profissional tenha alguns conhecimentos específicos para poder atuar com a fisioterapia dermato funcional. Os fisioterapeutas devem possuir formação universitária e preparação em áreas como anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia, massoterapia e eletrotermofototerapia, que são atividades que irão facilitar a definição do procedimento mais indicado para cada caso. Com isso, os resultados obtidos no tratamento serão completamente satisfatórios, atingindo o bem-estar que o paciente busca, aliado a qualidade de vida e a benefícios também à saúde. Os tratamentos da fisioterapia estética também auxiliam na melhora da autoestima de cada paciente e também no equilíbrio emocional.

Independente da área que você escolha seguir, é muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

 

 

FONTE: https://blog.imedicina.com.br/fisioterapia-na-estetica-artigo-st/