Frutas sujas causam infecção intestinal e até úlcera, alerta nutricionista

A ESPECIALISTA TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO COM RELAÇÃO À MANEIRA QUE OS ALIMENTOS SÃO LAVADOS. 

Segundo a nutricionista Mayrla Marina, consumir alimentos mal lavados pode provocar úlcera, gastrite e até infecção intestinal, por conta de bactérias presentes, principalmente, em hortaliças. “Não recomendo comprar frutas e verduras em barracas no meio da rua, porque não sabemos a procedência desses alimentos. O ideal é optar por supermercados, pois a maioria é mais higienizada”, disse. 

A especialista também chama atenção com relação à maneira que esses alimentos são lavados. Mayrla Marina destaca que é importante deixar frutas e verduras, pelo menos, 15 minutos de molho em uma solução à base de água e água sanitária própria para lavagem de alimentos. Outra mistura sugerida pela nutricionista é de água e hipoclorito de sódio. 

“Dissolvendo uma colher do hipoclorito de sódio em um litro de água dá para lavar muitos alimentos, principalmente as folhas, como alfaces, e verduras, como o pepino. As frutas, como maça, uva, manga, que são alimentos que podem ser consumidos com casca precisam de mais atenção, já a laranja, que tem a casca retirada, basta apenas lavar com sabão e água”, explica. 

Mayrla Marina ressalta que as pessoas precisam ficar atentas sobre a procedência desses alimentos e nunca comprar caso desconfie da origem. Ela acrescenta que é inadmissível utilizar água de esgoto para hidratar frutas e verduras e que os riscos à saú- de são imensos. 

Fiscalização será intensificada 

Após tomar conhecimento sobre o vídeo que circula nas redes sociais onde um vendedor ambulante está supostamente utilizando água de esgoto para lavar frutas, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) informou que enviará equipes de fiscalização e da Vigilância Sanitária para percorrem a feira do Mercado Central e adotar medidas punitivas, conforme prevê a legislação municipal. 

Ainda de acordo com a PMT, o comércio ambulante é proibido pelo Código de Posturas e a fiscalização para coibir a prática é feita diariamente. Ao constatar a irregularidade, a Prefeitura apreende a mercadoria do ambulante e explica que o serviço deve ser feito de acordo com a legislação.