Gel que trata a cárie sem motorzinho é apresentado em São Paulo

Produto proporciona tratamento indolor e sem a necessidade de anestesia, o que melhora consideravelmente a experiência do paciente.

Uma das grandes inovações da odontologia moderna está sendo apresentada no 35º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), realizado até 4 de fevereiro, no Expo Center Norte. O Brix3000, gel enzimático que trata a cárie sem a necessidade de motorzinho e anestesia, chegou recentemente ao Brasil e tem um estande dedicado a ele no Ciosp. A Orto Dente, empresa que distribui com exclusividade o produto no país, programou um ciclo de palestras para apresentar a novidade ao mercado.

Entre os temas abordados está a inovadora tecnologia de encapsulamento do Brix3000, que multiplica a atividade enzimática e o torna mais eficiente que iniciativas semelhantes. Casos clínicos, a otimização dos rendimentos e as possibilidades de utilização do Brix3000 na rede pública de saúde também são abordados nas palestras, realizadas ao longo dos quatro dias de evento, entre 10h30 e 17h30. Os responsáveis por conduzir os painéis são os dentistas Alexandre Magno, Leonardo Ubaldo e Alysson Resende.

A remoção enzimática da cárie e a citotoxicidade também são temas de palestras no estande da Orto Dente. Os painéis são ministrados, respectivamente, pelos pesquisadores Fernando Varea, diretor do Brix Medical Science, e Luciana Rivera, da Universidade Sagrado Coração, de Bauru, ligada à Universidade de São Paulo (USP).

O Brix3000 é um gel enzimático desenvolvido na Argentina, que tem como princípio ativo a papaína, substância extraída das folhas e frutos do mamão. O produto trata as cáries de forma rápida, indolor e sem a necessidade de anestesia ou broca. Basta que o dentista aplique o gel, espere dois minutos e inicie a remoção das cáries com a colher de dentina. O gel já possui liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O grande diferencial do Brix3000 é a tecnologia EBE (Encapsulating Buffer Emulsion), que comprime o princípio ativo em pequenas cápsulas e o imobiliza no gel, conferindo estabilidade e multiplicando a atividade enzimática do produto. A concentração de 3000 U/mg faz do Brix3000 um produto único e totalmente inovador no mundo.

O diretor da Orto Dente, Pablo Nunes, reforça a importância da experiência positiva no tratamento odontológico proporcionada. “Produtos inovadores tornam a odontologia algo muito mais próximo dos pacientes. Por isso, é preciso ficar atento ao que está sendo desenvolvido no mundo e reunir esforços para tornar o Brasil parte desse movimento. O bem-estar dos pacientes é um dos principais fatores que motivam a continuidade do tratamento.”

Benefícios para os pacientes – As inovações na odontologia têm transformado os incômodos do tratamento odontológico em algo do passado. O gel foi testado em mais de 2 mil pacientes com diferentes níveis de infecção por cáries e ficou comprovado que não há dor ou irritação, o que torna o produto apto a ser aplicado em crianças e adultos, sem restrições. Também não existem contraindicações para gestantes ou idosos.

“O Brix3000 também representa um avanço para a saúde dos dentes submetidos ao tratamento de cáries, pois não há mais o dano causado pela broca. O produto tem alto poder antisséptico e combate bactérias e fungos que possam estar alojados na boca do paciente. Assim, o tratamento é totalmente seguro e sem implicações para a saúde bucal”, avalia o dentista Alexandre Magno, consultor técnico da Orto Dente.

Praticidade para o dentista – Se os benefícios do Brix3000 vão ao encontro da melhora no bem-estar dos pacientes durante o tratamento, para o dentista a praticidade é o principal ganho. O gel vem embalado em bisnagas ecológicas de 3ml, que tratam em média 45 cáries, o que reduz os custos e o tempo de tratamento. O profissional também pode tratar mais de uma cárie simultaneamente, sem causar qualquer tipo de desconforto ao paciente.

“A agilidade na remoção das cáries proporcionada reduz a resistência natural ao tratamento odontológico e aumenta a adesão dos pacientes. São necessárias duas ou três aplicações, o que diminui consideravelmente o tempo, se comparado a procedimentos similares”, explica o consultor técnico Alexandre Magno. Outra vantagem é que o profissional não vai precisar renovar a infraestrutura do consultório para usar o produto, acrescenta Magno. O Brix3000, inclusive, não exige cuidados especiais no armazenamento e dispensa refrigeração.

Fonte: Terra