Instituto investe em orientações e odontologia preventiva

Pacientes serão orientados para cuidados diários com a boca, visando uma melhor forma de evitar doenças.  

Em Alagoas, a IPASEAL Saúde (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas) está investindo em saúde preventiva em orientações e odontologia preventiva. Segundo o instituto, a maior parte dos adultos atendidos em seu setor de odontologia não possui o hábito de ir regulamente ao dentista para cuidar da saúde bucal.

Tendo em vista essa problemática, o setor odontológico passou a realizar consultas especializadas na prevenção, fazendo uso de orientações práticas sobre cuidados que devem ser tidos com a boca. A consulta é feita após o término do tratamento dentário.

“Depois que o paciente termina o tratamento dentário é logo agendada a consulta preventiva. Então, ele vem ao Centro Clínico do IPASEAL Saúde, onde é orientado sobre todos os cuidados e higiene que deve ter com a boca. Este paciente aprende a realizar uma escovação correta; como utilizar o fio dental; qual a escova mais adequada para os seus dentes e gengiva; entre outras dicas de saúde”, conta Alice Vilas, coordenadora do setor odontológico.

A meta do projeto é implantar uma mudança de hábito dentro do setor familiar. As alterações podem ser pequenas e simples, mas já produzem grande mudança na qualidade de vida de todos. “A parte preventiva diminui a parte curativa”, diz a dentista Guacyra Machado.

Fonte: Tribuna Hoje