Inaugurada oficialmente em dezembro de 2018 com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, a fábrica de aceleradores lineares da Varian Medical Systems em Jundiaí ganhou destaque nacional em reportagem do portal de notícias UOL.
De acordo com a publicação, a unidade vai ajudar a reduzir as filas de espera por radioterapia (tratamento para câncer) em todo o País. A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) estima que 5 mil pessoas morrem todo ano no Brasil em decorrência do déficit nesta área.
Durante visita à fábrica, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do investimento, que terá reflexo positivo na Saúde em todo o País. “É uma grande conquista para o Município dado o alto nível de tecnologia da planta, o que agrega muito valor. Temos trabalhado intensamente para tornar Jundiaí um polo tecnológico internacional e a inauguração da fábrica é um passo muito importante nesse sentido”, disse.
À época, o presidente da Varian nas Américas, John Kowal, afirmou que a empresa tem o maior projeto de expansão no ramo da radiologia no mundo. “Até o final de 2021 esperamos trazer mais de 100 equipamentos para o Brasil, por meio de um contrato com o governo federal. O projeto conta com uma importante transferência de tecnologia e conhecimento, uma vez que realizamos treinamentos e capacitações para os profissionais da área”, declarou em seu discurso de inauguração.
De acordo com a reportagem do UOL, 50 desses equipamentos devem ser entregues ainda este ano. Em todo o Brasil, pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Público de Saúde (SUS) enfrentam longas filas de espera e muitos precisam ir a outras cidades para receber o tratamento, pois não existem salas de radioterapia suficientes para suprir a demanda. Em Jundiaí, o tratamento é oferecido no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
A fábrica em Jundiaí é a única da Varian Medical Systems na América Latina. Em novembro de 2017, o grupo inaugurou um Centro de Treinamento na cidade.
Disponível em: https://www.jr.jor.br/2019/03/28/midia-divulga-que-jundiai-mudara-cenario-da-radioterapia-no-brasil/
VEJA TAMBÉM
Ler Tudo
Medicina nuclear: utilização e diferenças com a radiologia

Como a inovação no diagnóstico pode transformar o acesso aos cuidados de saúde

Como a IA pode aprimorar diagnósticos por imagem

PL 2012 nº 3661: Presidente Sinclair e os Avanços e Limitações na Regulamentação das Profissõ...

Dieta e câncer de próstata: o poder transformador da nutrição

Governo do Estado lança mutirão de mamografias no mês da Mulher

Entidades pedem ampliação da mamografia de rastreio

SUS abre mais de 600 vagas para profissionais de saúde que desejam atuar com a população indígen...

Médica baiana assina dois trabalhos científicos no Congresso Anual da Sociedade de Radiologia que...

Novas diretrizes redefinem o papel da tomografia e ressonância magnética na cardiologia

Publicação destaca avanços no diagnóstico de câncer retal com ressonância magnética
