Jundiaí mudará cenário da radioterapia no Brasil

Inaugurada oficialmente em dezembro de 2018 com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, a fábrica de aceleradores lineares da Varian Medical Systems em Jundiaí ganhou destaque nacional em reportagem do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, a unidade vai ajudar a reduzir as filas de espera por radioterapia (tratamento para câncer) em todo o País. A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) estima que 5 mil pessoas morrem todo ano no Brasil em decorrência do déficit nesta área.

Durante visita à fábrica, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do investimento, que terá reflexo positivo na Saúde em todo o País. “É uma grande conquista para o Município dado o alto nível de tecnologia da planta, o que agrega muito valor. Temos trabalhado intensamente para tornar Jundiaí um polo tecnológico internacional e a inauguração da fábrica é um passo muito importante nesse sentido”, disse.

À época, o presidente da Varian nas Américas, John Kowal, afirmou que a empresa tem o maior projeto de expansão no ramo da radiologia no mundo. “Até o final de 2021 esperamos trazer mais de 100 equipamentos para o Brasil, por meio de um contrato com o governo federal. O projeto conta com uma importante transferência de tecnologia e conhecimento, uma vez que realizamos treinamentos e capacitações para os profissionais da área”, declarou em seu discurso de inauguração.

De acordo com a reportagem do UOL, 50 desses equipamentos devem ser entregues ainda este ano. Em todo o Brasil, pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Público de Saúde (SUS) enfrentam longas filas de espera e muitos precisam ir a outras cidades para receber o tratamento, pois não existem salas de radioterapia suficientes para suprir a demanda. Em Jundiaí, o tratamento é oferecido no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

A fábrica em Jundiaí é a única da Varian Medical Systems na América Latina. Em novembro de 2017, o grupo inaugurou um Centro de Treinamento na cidade.

Disponível em: https://www.jr.jor.br/2019/03/28/midia-divulga-que-jundiai-mudara-cenario-da-radioterapia-no-brasil/

VEJA TAMBÉM

Ler Tudo