Má nutrição custa US$ 3.5 trilhões por ano, diz ONU

Problema mundial deve ser tratado como uma questão de saúde pública, diz organização. 

onu

De problemas que vão desde dietas pobres em nutrientes de populações menos favorecidas até obesidade e produtos industrializados em excesso, custam 3,5 trilhões de dólares por ano, diz ONU por meio da FAO (Food and Agriculture Organization)

A causa do prejuízo: uma de cada três pessoas no mundo não possui uma alimentação adequada, gerando ciclos de pobreza e problemas de saúde generalizadas causadas pela má nutrição.

“Nenhum país está imune à má nutrição”, disse José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO. Graziano ainda afirmou que o problema de saúde pública é uma responsabilidade do Estado. Também Francesco Branca, diretor da área de nutrição da Organização Mundial da Saúde, enfatizou que a alimentação inadequada causa problemas por todo o globo. “Seja o nanismo, o desperdício, a anemia ou obesidade.”

“Com a liderança dos países-membros, da sociedade civil e a aliança com o setor privado, nós podemos coletivamente, em um curto espaço de tempo, provocar mudanças que vão melhorar a nutrição de todos”, disse Margaret Chan, diretora da OMS (Organização Mundial de Saúde) na conferência da FAO. 

Fonte: Brasileiros.com.br