Medicamento oncológico português apresenta resultados significativos

DESENVOLVIMENTO INICIOU-SE EM 2010 E TEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO PARA 2020. 

Após seis anos, o medicamento que está sendo desenvolvido pela empresa Luzitin, mostrou resultados significativos em um ensaio realizado com um grupo restrito de doentes. O resultado do ensaio demonstra que o medicamento é seguro e não desencadeia efeitos secundários sérios.

O presidente da Luzitin conta que, no ensaio clínico feito, houve mudanças significativas na vida de alguns doentes que estavam impossibilitados de comer e falar, devido às características do câncer. Após o tratamento, esses pacientes começaram a voltar a suas atividades cotidianas, podendo falar e comer.

“Verificámos que o tratamento com este medicamento de tumores malignos espinocelulares, revelou elevada segurança, uma vez que os efeitos colaterais e adversos foram raros, não foram severos e revelaram-se de fácil controle”, sublinhou o oncologista cirúrgico Lúcio Lara Santos, do IPO (Instituto Português de Oncologia).

Segundo especialistas envolvidos no desenvolvimento do medicamento, o tratamento desse tipo de câncer abre a porta para a possibilidade de tratamento de outros tumores sólidos. A previsão é de que em 2020 o medicamento chegue ao mercado e servirá como terapêutica para tumores das vias biliares.

Fonte: jn.pt