Curso PALC 2016 já está disponível na plataforma EADPLUS

O curso detalhará o Regulamento de Transição 2013-2016 e irá fornecer dicas fundamentais para se adequar a essas mudanças

 

Janeiro, 2017 – Já está no ar o curso intensivo sobre o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos de 2016, o PALC.  As aulas serão ministradas pela Dra. Claudia Meira, diretora da Formato Clínico – empresa de consultoria em medicina diagnóstica – que irá abordar as principais alterações da nova Norma e do Regulamento de Transição 2013-2016.

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (PALC-SBPC/ML), o regulamento visa requalificar determinados itens, preservando a qualidade das práticas laboratoriais, os avanços científicos e tecnológicos, as competências técnicas, bem como o sistema de gestão laboratorial.

A obtenção da certificação da Norma pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), com os reconhecimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS), resultou em importantes melhorias no setor, registrando o ano de 2016 como um novo marco na história do PALC-SBPC/ML.

Como será daqui para frente

A partir de janeiro de 2018 as auditorias internas e externas do PALC deverão ser realizadas pela versão 2016 da Norma. Sendo assim, é importante que os laboratórios conheçam as mudanças para que possam implementá-las em tempo hábil.

“Por meio de videoaulas, queremos alcançar médicos de áreas ligadas ao meio laboratorial”, explica Dra. Claudia.

Quem pode fazer o curso do PALC?

O curso é direcionado ao auditor interno PALC que já possui formação com certificado válido, conforme Norma do PALC 2016 (item 2.7). Pode ser aceito de forma complementar, desde que já tenha o certificado na versão 2013 para apresentar quando for exigido pela auditoria PALC.

O curso também se destina a todos que querem entender as mudanças da nova versão da Norma PALC para implementá-las em seus laboratórios.

A intenção não é formar novos auditores internos, pois para esse fim o regulamento diz que é preciso ter a formação completa na respectiva área. Informações mais detalhadas podem ser acessadas no site da Formato Clínico [www.formatoclinico.com.br], aba “cursos”, clicar em Curso de Formação de Auditor Interno PALC.

 

Itens e processos mais afetados do novo PALC

Segundo Dra. Claudia, o regulamento mudou bastante e é importante que todos os profissionais que trabalham em laboratórios clínicos, se preparem para estas mudanças.

“Como no caso dos critérios da auditoria interna assistida, o número máximo permitido de NC’s (não conformidades) em uma auditoria e o que acontece quando este número é excedido, além dos critérios de terceirização, são itens importantes na rotina laboratorial e que sofreram adequações”, afirma.

Entre os principais itens modificados estão o planejamento estratégico, as definições dos sistemas de gestão da qualidade (principalmente no que se refere ao Código de Conduta e Ética), auditoria interna, gestão por indicadores (avalia a efetividade dos processos), evidências de treinamentos, garantia do Programa de Controle Interno da Qualidade (PCIQ) e o Programa de Avaliação Externa da Qualidade (PAEQ), a todos os exames realizados e os direitos dos pacientes e usuários.

Desafios do SGQ na acreditação dos laboratórios

Um dos maiores desafios é fazer com que os profissionais de laboratórios, em todos os níveis hierárquicos, conheçam as exigências da nova Norma. Isso facilita a implantação do programa para que cada participante o introduza em seus processos de rotina, com o conhecimento adquirido neste curso.

“A ideia é compartilhar conhecimento e propor treinamentos, instruindo cada participante a conduzir o próprio trabalho no dia a dia. Com isso, a Formato Clínico pretende transferir a experiência para cada aluno, direcionando o conhecimento ao entendimento da realidade de cada um”, explica.

Formato Clínico

A empresa é uma consultoria com experiência em gestão da qualidade, assim como em processos técnicos e conhecimentos agregados. Para Dra. Claudia, a consultoria é um processo educativo, que preserva a cultura e o valor da empresa sem deixar de atender as suas reais necessidades.

“Nosso trabalho é preparar e estimular cada integrante no processo laboratorial, o ajudando a adquirir conhecimentos necessários para garantir a evolução da gestão da empresa, e a partir daí ele consegue andar com as próprias pernas’, diz.