Educação a distância já faz parte do cotidiano dos profissionais de medicina

EAD é a disseminação do conhecimento, de uma educação inclusiva e voltada para todos

Webinars, videoaulas teóricas e práticas, cursos de especialização, simulações de procedimentos cirúrgicos, tudo voltado para a promoção, a troca de conhecimento, bem como o aprimoramento de diversas especialidades da área médica.

A educação a distância é a nova forma de ensinar tanto os especialistas, já veteranos, como também alunos e residentes que precisam se especializar. Até mesmo para quem pretende se aprofundar em determinadas áreas, como é o caso da Radiologia e Diagnóstico por Imagem, segmentos liderados pelo Dr. Antonio Sergio Marcelino, diretor da área médica do EADPLUS.

Para o Dr. Marcelino, a educação a distância está promovendo uma verdadeira revolução tecnológica dentro da área médica. “Ensinar de forma online é poder ensinar de forma ativa e também passiva. É possível discutir entre os profissionais desde questões pertinentes à área de radiologia, como inteligência artificial e equipamentos que fazem laudos por algoritmos de avaliação, até casos clínicos”, afirma.

Segundo Marcelino, ensinar e aprender de forma online é um modelo inovador e, ao mesmo tempo, extremamente eficaz pois o professor é também o monitor, não sendo a única fonte de conhecimento na sala de aula. “O formato digital permite que haja essa troca de informações entre todos os participantes”, completa.

As facilidades da educação a distância

Uma das principais facilidades é a habilidade da plataforma de transmitir informações de qualidade para profissionais qualificados, em qualquer lugar, onde estiverem. A segunda é em relação ao alcance de público, pois no método EAD o ensino é voltado para todos, sejam médicos, estudantes ou residentes. A terceira vantagem é que qualquer profissional, com interesse em se atualizar sobre alguma novidade da área ou mesmo que pretende se reciclar, pode aderir ao método.

O sistema EAD é totalmente inclusivo, pois a evolução tecnológica vai de encontro com as mais modernas ferramentas utilizadas para a transmissão de informações e trocas de conhecimentos entre os participantes. “Existe toda uma mobilidade digital envolvida no processo de conhecimento, que é transmitida de maneira muito responsável por cada participante”, diz.

EAD e o dia a dia das videoaulas

A ferramenta de comunicação do método EADPLUS é a internet, onde são direcionados todos os cursos, temas, atividades propostas, entre outros. Os cursos são gravados e transmitidos por videoaulas. A vantagem nesse caso é que, após as aulas, todos os vídeos são veiculados via streaming.

Não existe uma obrigatoriedade de frequência a cumprir, pois o curso é inteiramente gravado. O EADPLUS disponibiliza um Canal de Tutoria, onde aluno por deixar todas as suas dúvidas. A equipe costuma responder às questões depois de algumas horas, além disso, as dúvidas podem ser respondidas por e-mail.

EADPLUS, onde a fórmula do sucesso está no aprendizado efetivo

Estudos da Medical Learning Institute apontam que no aprendizado passivo, onde  o aluno fica escutando o professor por horas dentro de uma sala de aula, a memória guarda apenas 10% do que ouve. Já o aprendizado ativo, em que o aluno vê, ouve, lê ou troca conhecimentos, a memória consegue absorver cerca de 80% das informações.

Dessa forma, não há mais dúvidas de que o sucesso da educação a distância é por conta da facilidade de disseminação do conhecimento, de uma educação inclusiva e voltada para todos. E de forma digital, é possível acompanhar a evolução de cada aluno, bem como sua interatividade com o grupo.

“A facilidade de acesso às informações, a interação com professores e alunos, via tutoriais e chats, o acompanhamento do aluno em cada etapa do processo de aprendizagem, isso tudo aliado às aulas práticas da medicina tradicional é uma fonte muito rica de conhecimento para todos os participantes”, afirma o professor.

O leque de opções que a educação digital oferece é grande. Diversas modalidades de ensino podem ser oferecidas como aulas ao vivo, cursos de educação continuada, disciplinas orientadas exclusivamente em plataformas digitais, webinars, gravações de cirurgias, simulações de procedimentos cirúrgicos como biopsia com radiologia (demonstração), entre outros. Uma das principais vantagens de cursar online no EADPLUS é que o aluno matriculado pode iniciar o curso quando quiser, além de ter acesso vitalício às aulas.

Ultrassonografia e a Radiologia no mundo digital

Se no começo da educação eram utilizados cadernos, lousas e o professores presentes em sala de aula para ensinar seus estudantes que, em muitos casos, viviam em lugares distantes dali, hoje pode-se dizer que esse cenário mudou para melhor.

Muitos médicos e alunos estão conseguindo vencer as barreiras físicas para adquirir conhecimento por conta da facilidade de acesso às novas tecnologias. Pode-se afirmar que não há obstáculos geográficos para a educação à distância, muito menos gastos extras com deslocamento, hospedagem, alimentação e, claro, com o precioso tempo.

Nessa trajetória tecnológica do ensino, diversas áreas da medicina e da saúde já estão muito à frente dos tempos.  Para ter ideia, o EADPLUS que é fornecedor de conhecimento digital em educação a distância nas áreas médicas, já formou cerca de sete mil alunos desde o início de sua jornada, há quatro anos.

Na opinião do Dr. Marcelino, que coordena vários cursos e webinars nas áreas de diagnósticos por imagens no EADPLUS, o ensino digital veio para desburocratizar e descentralizar o conhecimento.

“A ultrassonografia hoje está chegando ao aluno como conhecimento agregado. Para   médicos de outras especialidades, por exemplo, está sendo possível disseminar questões relativas à ultrassonografia dentro das áreas em que eles atuam, a fim de esclarecer e solucionar diversos pontos relativos a casos de pacientes”, afirma.

“Entre as novidades do universo do diagnóstico por imagem, está a possibilidade de oferecer, via EAD, treinamentos e simulações de manuseio dos aparelhos de ultrassons aos profissionais da saúde, por exemplo”, diz.

O investimento em um aparelho que oferece imagens em tempo real e com alta qualidade requer que o profissional esteja apto a entender plenamente seu funcionamento. “Mas para que isso aconteça, é preciso ter um treinamento adequado, e o EADPLUS pode oferecer cursos da forma como o profissional achar mais viável para ele” diz.

EAD Plus no radar da educação digital inclusiva

O EADPLUS é uma escola online de alto nível, com professores renomados nas áreas da saúde. Para quem pretende se destacar no trabalho, se especializar ou mesmo adquirir conhecimento, sem esquecer de dar um up na carreira, os cursos online são ideais.

“O EADPLUS é a escolha certa para todo profissional que precisa obter, num curto espaço de tempo, a atualização necessária na carreira, mas que não tem como participar de cursos presenciais”, afirma o CEO da escola digital, Vinícius Pedroso.

Adquirir conhecimento e obter ampla interação com aulas ministradas por profissionais experientes e atuantes no mercado, isso é um dos principais diferenciais ofertados ao aluno que busca a educação a distância.