Mitos e verdades sobre clareamento

Sabemos que ter os dentes brancos não é só uma questão de estética.

close up clean smile whiteMesmo porque muitas vezes as pessoas com dentes escurecidos ficam com vergonha de sorrir, se acham envelhecidas e evitam até falar e conviver com outras pessoas. Por isso, a procura por tratamentos de clareamento, seja em casa ou no consultório, vem crescendo tanto nos últimos anos. Pedimos ao cirurgião-dentista Daniel Sene, da Clean Odontologia, desvendar os principais mitos e verdades que envolve essa técnica.

Qualquer pessoa pode submeter-se ao tratamento.

VERDADE. O clareamento é indicado para quaisquer pessoas que queiram clarear os dentes, mas é contra indicado para as gestantes.

O clareamento estraga o esmalte dos dentes.

MENTIRA. Os produtos usados, independente da técnica, não causam nenhum dano a estrutura do dente, mesmo porque eles apenas removem o pigmento corante que está no dente.

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes.

EM PARTES. O bicarbonato pode até clarear, pois faz uma espécie de limpeza nos dentes. Mas não é indicado porque tem o efeito semelhante ao de uma lixa e, quando usado com frequência pode riscar o esmalte, retrair a gengiva e causar sensibilidade dentária.

O método mais eficaz é o clareamento a laser.

MENTIRA. O clareamento a laser, ao contrário do caseiro, tende a clarear os dentes mais rapidamente, mas possui menor poder de penetração, ou seja, logo os dentes voltam à cor original.

O melhor é aliar o clareamento caseiro com o a laser.

VERDADE. Um tratamento praticamente complementa o outro, mesmo porque o laser age nas manchas mais superficiais enquanto o caseiro age mais internamente. E ainda, o caseiro é uma maneira de prolongar o resultado obtido com o laser.

O clareamento deixa os dentes mais sensíveis.

MENTIRA. Claro que isto varia para cada pessoa, mas normalmente não acontece mesmo porque, atualmente, existem produtos e técnicas que amenizam muito este tipo de problema. Mas, se o paciente tem retração gengival, pode haver sim sensibilidade durante o processo.

O clareamento altera as restaurações já existentes.

MENTIRA.  Como a cor das restaurações não sofre a ação dos clareadores, podem ficar mais escuras do que os dentes clareados, causando desarmonia estética.  Nesse caso o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas.

O dente clareado pode escurecer novamente.

VERDADE. Em contato com alimentos pigmentantes eles podem sim escurecer, mas nunca como era antes. Justamente por isso, recomendamos, após um a dois anos, uma manutenção.

O resultado ficará artificial.

MENTIRA. O dente deixa de ficar natural quando é revestido por materiais que não copiam exatamente as diferentes cores de cada dente, o clareamento respeita o tom natural.

Após clareamento vinho, café e outros alimentos corantes não devem ser consumidos.

MENTIRA. Durante o clareamento, deve-se sim evitar a ingestão de alguns alimentos e bebidas corantes beterraba, açaí, chocolate, chá, café e vinho tinto. Isto porque, os dentes estarão com seus “poros” abertos e por isso, podem manchar durante sua ingestão. Depois do processo concluído, não há o menor problema em voltar a ingerir estes alimentos e bebidas, mas lembre-se que a escovação correta é essencial para manter o resultado.

O clareamento não é indicado para fumantes.

MENTIRA.  O que pode acontecer é dos dentes amarelarem mais rapidamente.

Fonte: Gazeta Esportiva