Nutrição oncológica

O câncer é uma doença genética decorrente de erros ou danos ao material genético das células. Quando isso ocorre, essas células defeituosas passam a se multiplicar de forma desorganizada e descontrolada. Podendo, muitas vezes, chegar a corrente sanguínea, atravessar tecidos e instalar-se em diferentes órgãos.

 

 

Os desafios, medos e inseguranças diante de um diagnóstico de câncer são imensuráveis.  Mas você não está sozinho!

 

O tratamento oncológico, seja qual for a modalidade: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, requer um olhar multidisciplinar, humanizado e de muito acolhimento.

 

A importância da nutrição oncológica

 

Mas o que é Nutrição Oncológica? É uma assistência nutricional focada no paciente com câncer, considerando a localização e o estadiamento do tumor e as possíveis doenças associadas. O principal objetivo da Nutrição Oncológica, durante todo o período de tratamento, é contribuir com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, a partir da adequação da dieta e do controle de sintomas.

 

Após o tratamento, as orientações e as intervenções estão focadas na recuperação do estado nutricional e na promoção de saúde. A Nutrição Oncológica tem abordagem biopsicossocial e atua dentro de uma perspectiva multidisciplinar, em cooperação com o paciente, o cuidador e os demais profissionais de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

nutrição ganha um destaque especial nessa batalha pela vida. O estado nutricional do paciente é diferente de peso corporal e Índice de Massa Muscular (IMC). Ele é decisivo no controle, remissão, cura ou recidiva da doença. É a partir da alimentação que obtemos a água, eletrólitos e os nutrientes importantes para o restabelecimento da imunidade, preservação de reservas funcionais, para potencializar os resultados dos protocolos terapêuticos e por suavizar os efeitos de toxicidade do tratamento.

 

A doença, por si só, gera um desgaste muito grande para o organismo. As células neoplásicas produzem metabólitos que inibem o apetite e aumentam o consumo energético e nutricional. Bem como, as condutas terapêuticas também são agressivas. Por isso, a intervenção nutricional precoce é decisiva no combate ao câncer.

 

 

Fonte: https://blog.dietbox.me/nutricao-oncologica/