Condutas Nutricionais para Hipertensos e Diabéticos

A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Tais valores são individuais e, por isto, somente o médico pode dar o diagnóstico.

Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, o que é um grande perigo. O organismo acostuma-se com os níveis elevados de pressão, que, vão comprometendo em silêncio, órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos.

De acordo com os estudos, a hipertensão pode estar associada com a obesidade em aproximadamente 65% das mulheres e 78% dos homens.

Além de fatores como raça, idade, sexo e hereditariedade, o excesso de gordura localizada na região abdominal, estresse, alimentação inadequada (excesso de sal principalmente), sedentarismo, fumo, também são fatores que contribuem com a elevação da pressão arterial.

O diabetes é uma disfunção em que o sangue apresenta glicose em excesso seja por que falta do hotmônio insulina ou pela dificuldade da ação do mesmo.

O hipertenso e o diabético, assim como toda pessoa sadia, deve ter uma alimentação adequada e equilibrada, fornecendo todos os nutrientes para um bom funcionamento do organismo e com isso a redução da pressão arterial e da glicose sanguínea, respectivamente.

As consultas regulares ao nutricionista são muito importantes, porque este profissional é capaz de determinar as quantidades exatas dos alimentos de cada grupo que cada individuo deve comer. O diabético e o hipertenso que seguem a dieta prescrita tem menor chance de apresentarem as complicações tardias.

Fonte: Nutricio