O casamento entre estética e saúde bucal

Os tratamentos ortodônticos estão se modernizando cada vez mais. Com o passar do tempo surgem técnicas mais sofisticadas e que visam não apenas a saúde, mas também a estética da boca. As pessoas procuram procedimentos que corrijam as doenças ou imperfeições dos dentes, mas esperam que os mesmos não comprometam a aparência do sorriso. Ou mesmo vão atrás justamente de uma estética melhor, proporcionada por técnicas como a colocação de lentes de contato dentais, por exemplo. Conversamos com o periodontista Márcio do Rocio Fernandes, que detalhou alguns destes procedimentos, explicando como funcionam e quais as vantagens para o paciente.

saude bucal

Nada mais é do que um tratamento em que o aparelho ortodôntico não fica exposto/visível durante o tratamento. Ele pode ser realizado por aparelhos instalados na superfície interna dos dentes, ou superfície lingual, ou por uma técnica mais recente e avançada que é o uso de placas transparentes (parecidas com as de clareamento), que são instaladas no arco dental. Cada um dos alinhadores é confeccionado sob medida individualmente para o paciente.

Na medida que a pessoa vai  substituindo os alinhadores no decorrer das semanas, os dentes irão se movendo até o alinhamento desejado. Os alinhadores são produzidos através de um escaneamento de todo o arco dental, que pode ser proveniente de uma tomografia computadorizada, e é feito todo um planejamento de tratamento e execução. Por ser mais sofisticado, este tratamento tem um custo elevado. Ele leva o mesmo tempo de um tratamento ortodôntico tradicional.

A vantagem deste procedimento é que o paciente consegue remover as placas para escovar os dentes, facilitando a higienização. É uma tecnologia realizada nos Estados Unidos.

Coroas

A coroa protética dentária serve para reforçar um dente enfraquecido. Ela é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva.

Quando a pessoa tem uma cárie, por exemplo, que compromete muita a estrutura visível do dente, é possível recompor tudo o que foi perdido. As coroas podem ser confeccionadas em diversos materiais como porcelana, cerâmica, entre outros.

Com o material escolhido, é feita uma moldagem da cavidade que está faltando no dente, recobrindo todo o remanescente e devolvendo toda a superfície para o dente.

Facetas

As facetas são utilizadas quando é necessário recompor apenas uma face do dente. É um trabalho parecido com a coroa, mas que envolve uma parte menor. As próteses são de porcelanas finas, coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

Lentes de Contato

As lentes de contato possuem a mesma função das facetas e coroas, mas com um grande diferencial: elas são coladas na parte frontal do dente, não envolvendo as outras faces. São lâminas extremamente finas, côncavas de um lado e convexas do outro, que alteram a aparência dos dentes podendo modificar a cor, forma e tamanho deles.

Um fator em relação à lentes de contato que as pessoas devem ficar atentas é que, muitas vezes, elas são vendidas com a informação de que não gastam os dentes. O que não é verdade, pois, para receber as lentes, é necessário adaptar os dentes do paciente, o que na maioria dos casos resulta em uma raspagem para que eles fiquem mais finos e com a textura certa para receberem a lente.

A técnica já existe há alguns anos, mas foi popularizada recentemente por conta da grande adesão de artistas de cinema e televisão, que aparecem com sorrisos cada vez mais perfeitos e despertam a curiosidade dos telespectadores. Algumas das vantagens das lentes de contato são: durabilidade, estética e naturalidade do sorriso. No entanto, as lentes são individuais, e quanto mais lentes, maior o custo, portanto em alguns casos, quando a pessoa não coloca em todos os dentes, a diferença pode acabar sendo perceptível.

Clareamento

Existem duas técnicas de clareamento dental. Uma delas é feita com equipamento a laser no consultório sob o comando do cirurgião dentista, a qual possui resultado mais imediato, sendo necessário apenas de 1 a 2 sessões. A outra modalidade, chamada de clareamento caseiro, demora mais tempo, cerca de três semanas. O dentista faz um molde da boca da pessoa e produz uma placa, na qual o paciente vai aplicar um gel e utilizar durante cerca de 1 hora por dia. É importante que este tratamento seja feito com acompanhamento do dentista, pois, dependendo da consistência e quantidade de oxigênio no gel, o paciente pode apresentar sensibilidade nos dentes ou até mesmo lesão de gengiva.

saude estetica capa

No caso do laser, é importante que o paciente se certifique com o dentista que ele está utilizando o equipamento específico para clareamento, e não o laser utilizado para endurecer o material que restaura os dentes em outros procedimentos.

A sensibilidade nos dentes causada pelas técnicas de clareamento variam muito de paciente para paciente, mas é muito reduzida quando feita da maneira correta, com o equipamento correto e com as proporções de gel adequadas para cada pessoa.

Fonte: Diário dos Campos