O consumo de corantes artificiais e autismo

As cores dos alimentos são bastante atraentes e estimulam o consumo de diferentes  produtos alimentares. É evidente que os corantes estão associados a efeitos nocivos  em crianças.

 

Os corantes artificiais possuem substâncias químicas neurotóxicas que agravam os  problemas de saúde mental, principalmente em crianças afetadas por doenças do  neurodesenvolvimento.

 

Autismo e alimentação

 

As crianças autistas possuem maior afinidade por alimentados ultraprocessados,  devido as cores marcantes, formatos semelhantes, sabor mais acentuado e o efeito opióide dos industrializados. Os corantes alimentares estão ligados a problemas  comportamentais em autistas. Um estudo relatou que há uma correlação entre  corante amarelo e distúrbios do sono. Corantes alimentares Azul 1 e 2, Verde 3,  Vermelho 3, Amarelo 5 e 6, Vermelho cítrico 2 e Vermelho 40 podem desencadear  muitos comportamentos na maioria das crianças.

 

Corantes alimentares artificiais geralmente contêm petróleo e são fabricados em um  processo químico que inclui formaldeído, anilina, hidróxidos e ácidos sulfúricos. A  maioria das impurezas na cor dos alimentos está na forma de sais ou ácidos. Às  vezes, chumbo, arsênico e mercúrio podem estar presentes como impurezas.  Um estudo realizado na Universidade de Southampton, na Inglaterra, encontrou uma ligação entre corantes alimentares e comportamento hiperativo em crianças. A  pesquisa não prova que o corante alimentar realmente causa desordem do espectro  autista, mas parece haver um elo.

 

 

 

 

 

Alternativas de corantes naturais

 

Podemos substituir os corantes artificiais por corantes naturais, saudáveis e  nutritivos para colorir pratos dos pequenos, são exemplos: o urucum ele apresenta  uma cor avermelhada. O açafrão, como também é conhecido, é um corante de cor  amarelo-alaranjado. A clorofila, possui o pigmento verde está presente em todas as  plantas, em verduras, legumes e folhas verde escuras. As antocianinas, são  pigmentos polifenólicos presentes nas frutas e alguns legumes que variam da cor  azul-vermelho a roxo, como por exemplo da beterraba. O licopeno que é um corante  natural é responsável pela cor avermelhada das frutas e legumes.

 

Opte por corantes naturais, use a imaginação e leia sempre os rótulos! Quanto  menos corantes, melhor.

 

 

FONTE: https://blog.dietbox.me/o-consumo-de-corantes-artificiais-e-autismo/