O desafio de enfrentar o medo de ir ao dentista

Em pleno século XXI é comum ouvir pessoas dizendo que tem medo de ir ao dentista. Trauma na infância, histórias de conhecidos que sofreram com tratamento odontológico, dor e falta de informação podem justificar a ausência de tanta gente nos consultórios. Apesar do auxílio da mídia em divulgar informações é possível observar o quanto as pessoas carecem de conhecimento em relação à saúde do corpo e bucal.

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia de 2014, mais de 20 milhões de brasileiros nunca tiveram acesso ao dentista. 68% da população não sabe que tem direito a tratamento odontológico público e 46% consideram difícil o acesso ao dentista.

A pesquisa só mostra o quanto a saúde bucal não é prioridade na vida dos brasileiros. Aquele famoso ditado popular “É melhor prevenir do que remediar” faz todo sentido. Prevenir é muito mais barato, devido ao lado econômico e menos invasivo no sentido de atendimento.

E na medida em que as pessoas recebem informações sobre odontologia, elas avaliam o tratamento de outra forma. Passam a ser mais tolerantes com os agendamentos, procuram um atendimento público, caso não tenham condições de pagar e se organizam financeiramente, caso precisem de um atendimento privado. Ter conhecimento auxilia demais! Tudo que nos é familiar é mais bem aceito e buscar informações sobre os tratamentos auxilia na quebra de barreiras.

A rotina no consultório mostra o quanto o medo impede que a população cuide da saúde bucal. E a partir do momento em que recebem informações, escolhem profissionais sérios e almejam ultrapassar a barreira que tem, o desejo de se cuidar é despertado.

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada nos tratamentos de saúde, porque agiliza os atendimentos, combate a dor e assim, desgasta menos os pacientes.

Ter o hábito de consultar o dentista, pelo menos uma vez ao ano, faz toda diferença na qualidade de vida. E ter hábitos simples em casa como escovar os dentes após as refeições e usar fio dental também ajudam muito na prevenção de doenças bucais. Cuidar da saúde é fundamental para ter uma longa e boa vida!

Fonte: Terra