O que é a Terapia manual visceral?

O estresse, o frenético ritmo de vida, uma alimentação incorreta, má postura ou um trauma podem alterar as estruturas e tecidos do nosso corpo sem perceber. Estas alterações podem afetar as vísceras e provocar dores o desafio de estruturas corporais.

 

O que são as vísceras?

As vísceras (estômagofígadointestinos….) fazem parte da estrutura corporal e suas alterações também podem ser tratados através da terapia manual. Essas estruturas são unidas através das fáscias e ligamientos, existindo uma relação íntima entre as estruturas músculo-esqueléticas e viscerais.

Por exemplo, às vezes um paciente pode apresentar uma dor na região lombar, que pode vir por problemas no cólon ou dor na zona costal direita produzida por uma alteração no fígado. Isso acontece porque a relação nervosa entre as vísceras, com outras estruturas corporais.

 

Por que surge a terapia manual visceral?

terapia manual visceral é uma técnica de fisioterapia que aplica uma força suave, as vísceras, com o fim de estimular a mobilidade e tonicidade dos órgãos. Esta técnica bem aplicada, ajuda a corrigir os movimentos anormais das vísceras, aliviando o desconforto do paciente.

 

 

 

 

 

 

Principais indicações da terapia manual visceral

  • Problemas viscerais funcionais: trata-se de dores, como regras dolorosas e problemas digestivos, como constipação, diarréia, infecções de urina, cólicas, etc.
  • Problemas estruturais: nesta categoria se incluiriam as afecções ósseas, musculares, ou em alguns casos, alterações, etc.
  • Dores jornais: que normalmente ocorrem à mesma hora, quase sempre de noite.

A aplicação da terapia manual e visceral sempre deve ser aplicada por profissionais da fisioterapia, só assim, assegura-se o paciente de que a aplicação seja segura e exata. Para dominar este tipo de terapia, o especialista deve conhecer os conceitos do sistema visceral, necessários para a avaliação e tratamento mais global e holística.

 

 

FONTE: https://www.fisiofocus.com/pt/articulo/que-es-terapia-manual-visceral